Dual boot no Fenix Extreme Linux

AutoCAD, sites de alguns bancos, programas específicos como da área de direito etc. Infelizmente ainda é difícil nos livramos 100% do concorrente do Linux. Porém é possível ter ambos os sistemas operacionais na mesma máquina ou até mesmo outras distribuições Linux. Este tutorial ensinará como instalar o FeniX Extreme e o outro sistema operacional no mesmo computador.

[ Hits: 52.483 ]

Por: Daigo Asuka em 12/11/2008


Sobre Dual Boot e como será o particionamento



Dual Boot permite instalar dois ou mais sistemas operacionais diferentes no mesmo computador. Em geral é instalado um boot manager, que pergunta qual sistema deve ser inicializado cada vez que o micro é ligado.

Pelo dual boot é possível instalar mais de um sistema operacional, como por exemplo o Windows e o FeniX Extreme Linux (e outros sistemas operacionais) em um mesmo HD (em partições diferentes, obviamente). Também é possível instalar uma distribuição Linux com vários kernels (com uma opção para cada kernel no boot manager) ou várias distribuições Linux, cada uma com um ou mais kernels.

O LILO também é bastante usado no Linux e é ele que vamos configurar no decorrer do processo.

Por exigência de fabricantes, o FeniX não disponibiliza 100% do HD para seu uso, ocupando apenas 22GB. Sendo que ele também deixa uma partição de 509.84MB de SWAP e uma partição de 5.86GB com uma cópia do sistema, que permite ao usuário que não tenha recebido uma mídia do Extreme, gere uma cópia do sistema e possa gravá-la em DVD. A quarta e última partição é a que será usada para instalar outro sistema operacional.

Quando o usuário já possui uma cópia do sistema, então a partição SDA3 não é mais necessária. Nesse caso pode ser excluída para poder ser aproveitada no redimensionamento do HD para configuração do dual boot.

Nesse tutorial também será criada uma partição especial, em NTFS, que pode ser acessada por ambos os sistemas, Extreme e Windows XP, que será usada para guardar os arquivos. Com isso, quando ocorrer um problema com o FeniX ou Windows, basta reinstalá-los, sem correr o risco de perder qualquer arquivo.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Sobre Dual Boot e como será o particionamento
   2. Trabalhando com o instalador avançado
   3. Particionando o disco
   4. O Dual Boot
Outros artigos deste autor

Configurando modems ADSL (Speedy - Velox - BrTurbo) no FeniX Extreme Linux

Leitura recomendada

Guia de como se dar bem no Slackware sem recorrer a interface gráfica

Incrementando o Ubuntu GNOME

Instalando o Nagios no Ubuntu Linux

Atualização do PJeOffice via Terminal no Ubuntu 19.04

Configurando Linux para Desenvolvimento de Sites

  
Comentários
[1] Comentário enviado por dbahiaz em 12/11/2008 - 17:02h

daigo, tudo bem? Em seu artigo o que mais me chamou a atenção foi você afarmar que "Por exigência de fabricantes, o FeniX não disponibiliza 100% do HD para seu uso, ocupando apenas 22Gb", você sabe o porque desse tipo exigência. Isso me faz pensar no tipo de relação entre o fabricante e o desenvolvedor do OS, será que um pc com M$ ou MAC instalado por default teria hd sobrando? Sinceramente fico um pouco desepcionado com isso.

[2] Comentário enviado por daigo em 12/11/2008 - 17:11h

A informação que tenho:
* A licença OEM do Win não deixa espaço disponível no HD.

Quanto ao Mac eu não sei.

[3] Comentário enviado por Wash Batista em 21/11/2008 - 19:43h

Olá Daigo, parabéns pelo forum.... estava procurando um tutorial para instalar o Fenix Extreme no pc já com Windows XP, e ficar com os dois... tem algum aqui no teu forum?
Eu já tentei o Ubuntu, mas não gostei.... por isso deletei e agora queria instalar o Extreme.
Será que dá pra fazer o mesmo esquema que fiz no Ubuntu?? Eu usei o programinha Wubi pra baixar e fazer as partiçoes automaticamente.
Dá p fazer assim com o Fênix Extreme??
Obrigado,
Wash

[4] Comentário enviado por daigo em 22/11/2008 - 11:22h

Este tutorial aqui serve para faze-lo.

[5] Comentário enviado por kaze13 em 20/11/2009 - 12:18h

por favor

quando vou instalar no modo avançado
o fenix trava
o cd é novissimo

[6] Comentário enviado por digogalera em 15/02/2010 - 12:34h

intelbras i533
RAM 3GB
HD 320 GB

FENIX EXTREME

Não consigo executar a 1ª etapa para o dualbot que é criar a partição NTFS, ele simplesmente não disponibiliza essa opção para selecionar, alguma idéia do que possa ser?


[7] Comentário enviado por pereiradominato em 01/03/2010 - 16:27h

Esse passo a passo está no manual do fenix que vem junto com a máquina, porém o que eu quero agora é instalar tb o xp, é só criar um partição agora para o xp?

[8] Comentário enviado por pereiradominato em 01/03/2010 - 16:31h

A minha dúvida é a seguinte: o fenix já veio na maquina, e agora eu quero instalar o xp, o que devo fazer, já que devo instalar 1º o windows.

[9] Comentário enviado por edsinho20sp em 02/03/2010 - 20:27h

Oi primeiramente sou ovo aqui no forum e o meu problema e o seguinte comprei um computador novo qbex meu hd e sata e veio com o fenix mas ai instlei o indows 7 porem tenho o cd do fenix e estava querendo reinstalar porem não consigo quando vou para instalar avançado não consigo fazer a partição linux-swap eu faço quando aplico ela fica desconhecida e quando faço a instalação completa ele apaga meu hd todo e cria uma partição que é desconhecida me ajudem por favor

[10] Comentário enviado por juniorlegal em 31/10/2010 - 16:24h

Olá amigos!
Tenho um pc com o programa linux instalado. Gostaria de instalar outro sistema operacional mas o cd que recebi não está funcionando porque inseri e reiniciei varias vezes e não deu certo.
Por que será? Preciso de ajuda. Aguardo resposta.
Obrigado.


Contribuir com comentário