Configurando o Squid no Slackware

Este artigo ensina a instalar e configurar o Squid no Slackware e também como utilizar o Diskd, que pode aumentar o desempenho do Squid em até 70%.

[ Hits: 134.644 ]

Por: Jonas Resenes em 14/12/2004


Configurando o Squid



A próxima coisa a se fazer é editar o arquivo de configuração, o /usr/local/squid/etc/squid.conf. Vamos alterar as seguintes opções:
  • http_port - Essa linha irá determinar a porta onde o serviço será utilizado, o default é 3128, mas se você quiser, pode mudar
  • icp_port - Essa linha irá determinar a porta de um serviço que pode ser utilizado para fazer uma hierarquia de proxy, a porta default dele é a 3130
  • cache_mem - Essa linha serve para você determinar quanto em MB você quer que o Squid armazene em cache dos sites que foram acessados
  • cache_dir - Nesta configuração, depende do que você fez lá em cima.

Se você está utilizando apenas o proxy, coloque o seguinte:

cache_dir   ufs   /usr/local/squid/cache/  100 16 256

Se você está utilizando o proxy com o Diskd, coloque o seguinte comando:

cache_dir   diskd    /usr/local/squid/cache/   256 16 256 Q1=64 Q2=72

  • maximum_object_size - Coloque nesta linha a seguinte sintaxe:

maximum_object_size 2048 KB

  • emulate_httpd_log on - Com essa linha você habilita o log do proxy, os logs serão gravados no arquivo usr/local/squid/logs/access.log.
  • cache_mgr - Nesta linha, você coloca o e-mail do Administrador, para que no caso de qualquer problema com o servidor ele possa ser avisado através de um e-mail.
  • visible_hostname - Nesta linha você irá colocar o primeiro nome do seu servidor + o seu domínio.

Exemplo:

surf.bsd-unix.com.br

Essa informação aparecerá nas telas de erro (quando o endereço não for achado, quando o site estiver bloqueado, quando der timeout, etc).
  • cache_effective_user nobody e cache_effective_group nogroup - Nestas duas linhas, você deve colocar o nome e o grupo do usuário que vão ser responsáveis pelo funcionamento do serviço, inclusive gravar logs, acessar a cache, etc.

Crie a seguinte sintaxe:

acl   localnet   src   172.20.40.0/255.255.252.0

Nesse caso, você está especificando sua classe de IP e está armazenando dentro da acl LOCALNET (esse nome eu defini. Você pode colocar qualquer outro que você queira).

Crie mais essa sintaxe:

http_access   allow   localnet

Neste caso você está dando acesso a todos que estão dentro da acl localnet.

Com isso, terminamos a configuração do Squid.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Obtendo e instalando o Squid
   2. Configurando o Squid
   3. Inicialização do Squid
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Squid autenticado - Instalar e configurar

Montando o Squid

Fazendo hierarquia proxy/Squid

MySAR - Um ótimo analisador de logs do Squid

Instalação do Squid com autenticação NTLM e Kerberos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por agk em 15/12/2004 - 10:54h

Parabéns pelo artigo, mas tenho uma crítica (construtiva), você diz no artigo que o Diskd aumenta em 70% o desempenho do squid, mas o que ele faz? Você fez testes? Ele aumenta o que, a velocidade de acesso ao cache? Como que é feito isso?
Se puder explicar melhor isso, ou exemplificar de alguma forma para que fique mais claro, vai agregar complemento importante ao artigo.
[ ]'s.

[2] Comentário enviado por cleberpaixao em 15/12/2004 - 12:11h

Verdade, eu tb gostaria de saber como o Diskd aumenta em 70% o desempenho do squid.

[3] Comentário enviado por alebelucio em 04/01/2005 - 01:40h

Aliás o que é o Diskd?

[4] Comentário enviado por DondaJr em 06/10/2005 - 13:38h

Ow .. muito bem explicado.. muito obrigado.. eu ja conheço essas configurações, só q no Fedora core 3 e apanhei muito com slack, mas to gostando muito...


Abraços!!!

[5] Comentário enviado por technomancer em 13/10/2005 - 16:43h

Eu não sei como encontrar essas configurações no source do Kernel. Não poderia passar o nome delas dentro do menuconfig?

E como o diskd aumenta o desempenho do squid?

[6] Comentário enviado por kakaroto13 em 17/11/2005 - 18:17h

Muito obrigado Outsider_ !!!!
Resolveu um problemão...


[7] Comentário enviado por julinhoramones em 04/01/2006 - 11:57h

Caro amigo do VOL, seu artigo ficou bem bacana, mas vou fazer algumas críticas construtivas ao mesmo:
A linha que você cita no artigo em relacao a permissao de acesso ao diretorio de logs, não é recomendável por estar dando direitos a qualquer usuário (último octeto) que consiga acesso ao sistema, ter acesso ao diretório de log's.

chmod 777 /usr/local/squid/logs
Em relacao a linha abaixo, onde você fala sobre o parâmetro -D que ele habilita o teste de DNS.

/usr/local/squid/bin/squid -D

este parâmetro refere-se ao desativamento de testes iniciais de resolucao de nomes, isto é utilizado geralmente para evitar que em uma inicializacao do Squid, caso o servidor DNS esteja indisponivel/com tempo de resposta comprometido (por alguma razão, por exemplo, o seu link de acesso esteja com a velocidade ruim no momento) justamente naquele momento. Deste modo, o processo do Squid ira perder um certo tempo, insistindo no teste de resolucao; também utiliza-se este parâmetro não somente pensando em casos que o servidor DNS possa estar indisponivel/demore a responder, mas tambem para agilizar a inicializacao do processo evitando testes de DNS.

Espero que a crítica seja aceita como um complemento ao artigo, e claro, espero que continue contribuindo com o VOL, pois na minha opinião, um artigo tem peso tanto quanto contribuicoes em foruns.


Abracos !!!!

[8] Comentário enviado por aljaab em 25/01/2006 - 17:02h

como adiciono essas opcões no kernel, onde as encontro no menuconfig ...

[9] Comentário enviado por odirlei em 09/05/2006 - 10:05h

Primeiro gostaria de parabenizar o Jonas Resenes pelo artigo, e segundo dizer ao amigo julinhoramones que concordo em relação ao chmod 777, e gostaria de pedir o auzílio do mesmo sobre como devo estar configurando os arquivos de cache, ví algo sobre ter que configurar usuário e grupo squid, mas não entendi muito bem... é isso mesmo?
Agradeço desde já :-)

[10] Comentário enviado por tatototino em 10/11/2006 - 09:31h

nunca vocês vão achar as opções do kernel que ele citou porque essas opções são do kernel do FreeBSD, então só tenho uma coisa a dizer copiar é feio!!

[11] Comentário enviado por junges em 12/03/2007 - 16:21h

segui os passos de instalação e segue um erro abaixo depois de executar o comando ./configure --prefix=usr/local/squid, alguem pode me ajudar:


checking whether the C compiler (gcc -g) works... no
configure: error: installation or configuration problem: C compiler cannot create executables.

utilizo o linux 10.2.0 Slackware

[12] Comentário enviado por gryphonjp em 26/03/2008 - 18:27h

Parabéns pelo artigo. Me ajudou muito e tenho certeza que ajudou a outros iniciantes. Para os demais abstenham-se de críticas DESTRUTIVAS e coloquem apenas críticas construtivas, pois esse cara está ajudando a comunidade muito mais do que você.

Quanto ao JUNGES que teve erro ao executar o ./configure:
Parece que seu compilador gcc está com problemas. Neste caso, tente instalar o SQUID direto do arquivo binário. E tenta também instalar o GCC direto do binário. Por "direto do binário" entenda aquele arquivo de instalação onde você nao precisa compilar. Aquele que não é o fonte.

[13] Comentário enviado por Opinion em 21/12/2008 - 05:23h

apoiado caro colega gryphonjp, nâo entendo porra nenhuma de shew nem de permissoês , estou apouco tempo no linux e sei que,se o cara postou o artigo clonado como disse o tatototino ta querendo me ajudar de alguma forma, aos demais os da parte da criticaconstrutiva estamos precisando de vc,s agora por que nâo criam a forma correta e postam aqui em baixo, pra nos ajudarem heim ? essacomunidade aqui é show de bola manos, vivaolinux viva aliberdade heheheheh .

[14] Comentário enviado por lkcezario em 23/11/2009 - 13:26h

Boa tarde Jonas, tenho uma dúvida quanto ao meu squid, talvez voce consiga me dar uma luz:
Estou com ele pronto e em funcionamento, porém tenho um log que me mostra o que os meus usuários estão acessando, porém nesse log só estão chegando as url´s dos sites, ele não está trazendo os IP´s de quem está acessando os respectivos sites.
Você tem alguma idéia de como eu possa resolver isso?
Desde já agradeço sua colaboração.

[15] Comentário enviado por jtdest em 19/02/2013 - 19:31h

galera me ajuda ei , fiz esse tutorial deu tudo certo , so que quando aplico uma regara no squid tenho que reinicia o servidor para e poder ler a nova regras, como faço sem reinicia , cento os e so dar um reload no squid , no slackware to apanhando
a gradeço ajuda ,


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts