Configurando o FreeBSD e PyKota para receber o JPyKotaGUI

Neste artigo, ensino como configurar o FreeBSD e PyKota para que o JPyKotaGUI rode na plataforma com as funcionalidades necessárias para a administração do PyKota. Este tutorial tem relação com outro artigo minha autoria, que versa sobre Configuração do Servidor de Impressão com Cotas utilizando o PyKota (link na 1ª página). Desde já, boa sorte na implementação!

[ Hits: 1.553 ]

Por: Ricardo Xerfan em 21/02/2019


Observação Inicial



Para a realização deste tutorial, é levado em consideração que você já tenha instalado e configurado o CUPS, PostgreSQL e o PyKota (este procedimento pode ser encontrado no outro tutorial feito por mim: configurando um servidor de impressão com cotas no FreeBSD; utilizando as ferramentas CUPS, PostgreSQL e o PyKota").

Link para acesso ao tutorial citado acima:

O que é JPyKotaGUI

É uma interface gráfica para gerenciamento do PyKota. O projeto JPyKotaGUI foi desenvolvido por Rogério Tomassoni A. Jr.

Origem do nome JPykotaGUI:
  • J → Derivado de Java.
  • PyKota → Nome do backend original (Py deriva de Python, linguagem utilizada pelo desenvolvedor, Kota origina do ato de mensurar o que está sendo utilizado).
  • GUI → Do inglês Graphical User Interface (interface gráfica do utilizador).

Para mais informações sobre o projeto original, acesse o link abaixo:
Link para o manual original:
Obs.: o projeto original tem algumas limitações com relação à utilização no FreeBSD. Para que o ele conseguisse rodar na plataforma, foi necessário realizar algumas modificações no mesmo, modificações essas que podem ser visualizadas no final deste documento.

Considerações sobre o JPyKotaGUI-src-0.0.3 (FreeBSD):
  • Projeto original desenvolvido por Rogério Tomassoni.
  • Modificado por Ricardo Xerfan (12.02.2019).

Como existem algumas limitações para que o projeto original rode sobre a plataforma FreeBSD, tive que realizar algumas modificações no mesmo, a fim de que conseguisse funcionar sobre essa plataforma.

Depois de realizadas as modificações e com o intuito de manter a linha do projeto original desenvolvido por Rogério Tomassoni, apenas informei o versionamento 0.0.3.

Tentei contato com o desenvolvedor para informar sobre as mudanças (pequenas, porém significativas) no projeto original para que rodasse sobre a plataforma FreeBSD e para que fosse feito o Upload do projeto com as modificações diretamente na página do projeto original. Contudo, não consegui contato com o desenvolvedor, por isso tive que postar o src, war, libs e docs em outro dir. Mas, tive o cuidado de relacionar ao projeto original.

Link para o projeto modificado por mim:
Link para baixar o war:
Obs.: é necessário que você faça o download do arquivo war informado acima (JPyKotaGUI-0.0.3-war_file-FreeBSD.tar.gz) em um diretório de sua preferência e descompacte-o para ser utilizado mais à frente neste tutorial.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Observação Inicial
   2. Configuração do DB do PyKota
   3. Configurando arquivo "apache-tomcat-6.0"
   4. Considerações sobre os LOGs do JPyKotaGUI e sobre o modo de inicialização do Tomcat
   5. Considerações sobre as configurações relativas ao projeto do JPyKotaGUI
Outros artigos deste autor

Servidor de impressão com cotas no FreeBSD (CUPS + PostgreSQL + PyKota)

Leitura recomendada

Introdução ao FreeBSD

Servidor de impressão com cotas no FreeBSD (CUPS + PostgreSQL + PyKota)

Introdução ao PC-BSD

Acentuação gráfica no console FreeBSD/FreeNAS e montagem de pastas de compartilhamento Windows com acentuação

FreeBSD 10 com GNOME 2 - Instalação no VirtualBox

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário