Muitas operadores bloqueiam o sim card do modem colocando uma senha, não se preocupe, eles vão te informar qual é a senha, no caso da vivo é 8486, e como você faz isso?
Há dois métodos:
Manual: vá na linha de comando e digite:
# echo "ATZ+CPIN=\"8486\"" > /dev/ttyUSB2
Via comando: há um utilitário que descobre o modem e pede a senha, o nome dele é "comgt", baixe e instale-o:
# cd ~/code
# wget http://sourceforge.net/projects/comgt/files/comgt/0.32/comgt.0.32.tgz
# tar xvf comgt.0.32.tgz
# cd comgt.0.32/
# make all
# make install
No meu caso houve erro de compilação, mas o programa binário foi compilado e executado normalmente, nesse caso, execute os seguintes passos:
# cp comgt /usr/bin
Pronto, podemos usá-lo, basta executá-lo:
# comgt
Ele vai perguntar a senha, você digita e dá <enter>. Esse passo será necessário sempre que for se conectar ou a luz do modem estiver vermelinha. Cuidado para não digitar a senha errada e bloquear o chip do modem.
Finalmente se tudo tiver certo, cruze os dedos.
Você pode se conectar usando o seguinte comando (como root), vá em um console ou abra um terminal e digite:
# pppd call low3g
Para desconectar aperte as teclas CTRL+C e aguarde, ele leva alguns segundos para desconectar.
Considerações finais
Na cidade onde resido não há conexões a cabo, sendo que apenas 3G e rádio são os métodos mais viáveis, tenho um notebook e vivo saindo de lugar em lugar, mesmo os planos dos provedores sendo horríveis e abusivos, pois as operadoras fazem de tudo para que você tenha limites, limite de horas, limite de megas, quotas, redução de velocidade, cobrança de excedentes, enfim, tudo que o cliente não quer, mas fazer o quê? Quem não pode se sacode.
Escrevi este tutorial com o intuito de outras pessoas poderem conectar-se, pois levei muito tempo para conseguir me conectar, a distribuição que escolhi não havia suporte para o discador da operadora. Foi muito trabalhoso identificar todos esses passos, se alguém quiser contribuir para enriquecer, modificar o tutorial, sinta-se a vontade.
Fontes: