Configuração de uma impressora Z35 Lexmark usando o CUPS no Slackware 9.1

Este artigo pretende demonstrar uma configuração manual da impressora Lexmark Z35 usando a distribuição Slackware , mas que pode ser facilmente adaptada para outras distribuições. Utilizei o CUPS e o driver proprietário disponibilizado pela Lexmark.

[ Hits: 51.236 ]

Por: João Henrique de Freitas em 15/06/2004


Esclarecimento



Muita gente adquire as impressoras da Lexmark por seu baixo preço e seu "suporte" ao GNU/Linux. Mas esbarram no alto preço dos cartuchos e em seu pseudo-suporte. Digo isso pois acho um pouco fraco o suporte aos drivers da impressora, necessitando de alguns malabarismos por parte do usuário.

Fiquei alguns dias tentando instalar e lendo vários fóruns sobre a Lexmark Z25/35, mas finalmente consegui fazer funcionar e disponibilizo aqui como eu fiz isso.

É praticamente uma receita de bolo, mas irei tentar explicar e não simplesmente receitar...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Esclarecimento
   2. Instalando o driver da impressora
   3. Instalando o CUPS e finalizando
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

OpenLDAP com suporte ao MySQL

Gerenciamento de Rede e suas ferramentas

Configurando o X.org

Configuração do Compiz Fusion pós instalação

Sincronizando o Linux com a Hora Legal Brasileira usando o NTP.br

  
Comentários
[1] Comentário enviado por mattos_fatec em 16/06/2004 - 14:18h

Nossa, era desse artigo que eu estava precisando!!! to apanhando pra karamba de um impressora dessa,
vou testar, mas acredito q agora vai!!!

valeu!!!

[2] Comentário enviado por bosetti em 30/06/2006 - 16:23h

Muito bom cara... engraçado como o driver dela ainda é o mesmo =/
Mas no slack 10.2 funciona muito bem também seguindo esses passos, mas só esqueceu de deixar avisado que o hotplug tem que estar ativado para ele detectar a porta da impressora (pois aqui em casa eu deixo desabilitado, pois não uso =p mas agora preciso, hehe)

[]'s
Rafael Bosetti

[3] Comentário enviado por diegotosco em 22/12/2006 - 01:33h

Muito bom artigo, eu não imaginava que tinha tão pouco material na internet sobre esse assunto, fui deixando de configurar achando que era fácil, até que precisei da impressora e não a tinha configurada.

Vou postar aqui alguns probleminhas que aconteceram na minha instalação e como eu resolvi. Só quero dizer que a minha impressora é uma Lexmark z603, que usa um drive da z600 e que estou usando o Slackware 10.1.


Na execução do script (./z600cups-1.0-1.gz.sh), um erro ocorreu, e a execução do script foi cancelada. A mensagem foi:

./xlexinstall: error while loading shared libraries: libtcl8.3.so: cannot open shared object file: No such file or directory.

Este erro aconteceu porque o script iria inicializar o processo gráfico de instalação, baseado em TCL/TK (como foi dito no artigo), e eu não possuía a lib TCL instalada. Como o artigo mostra uma forma de instalação alternativa ao TCL/TK, esse erro não causa nenhum problema na instalação, já que usaríamos o CTRL+C para abortá-la.


Depois de adicionar a impressora ao CUPS, ao tentar imprimir a página de teste, nada acontecia, nenhum sinal de vida. Na página de Jobs, as páginas de teste estavam listadas como completas, mas se fosse requisitada a re-impressão, uma mensagem de erro aparecia:

Erro: client-error-not-possible

Depois de alguma pesquisa (ufa!), eu descobri que a porta onde estava instalada a impressora (USB no meu caso) deveria ser habilitada em /etc/rc.d/rc.modules. Então foi só descomentar a linha "/sbin/modprobe printer" (linha 176 no meu rc.modules) e reiniciar o slack (tentei o ./rc.modules restart mas não funfô) para a impressora funcionar.

Muito obrigado pelo ótimo artigo, e se alguém tiver resolvido probleminhas como esses, postem aí que ajuda muito!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts