Cadastro e login em PHP

Um artigo simples de cadastro e login de usuários com a página inicial para onde o login nos levará.

[ Hits: 72.179 ]

Por: Saulo José Neco Capistrano em 04/06/2008


Cadastro e login de usuários



Olá pessoal, esta é minha estréia com artigos e neste meu primeiro texto mostrarei como se fazer uma página de cadastro de usuários e login. Espero que todos entendam o código, está simples e fácil de entender, divirtam-se.

Obs. 1: Existem pessoas que usam phptriad, outras que usam xampp e outras pessoas usam outros que não vem ao caso falar agora, este artigo serve com certeza para os dois primeiros que citei e também se trata de um artigo introdutório para pessoas iniciantes em php, claro que os mestres saberão utilizá-lo de outra forma em outros ambientes.

Para quem utiliza o phptriad, primeiramente antes de se fazer qualquer coisa deve-se iniciar o servidor apache e o mysql, já para quem utiliza o xampp não precisa iniciar nada. Vamos lá então.

Criação da tabela no banco de dados

Primeiramente abra seu browser e digite o endereço:

http://localhost/phpmyadmin

Feito isso a página admin do mysql irá se abrir, e é lá onde iremos criar nosso banco de dados. Iremos chamar nosso banco de dados de USUARIOS (não use caixa alta na criação do banco, esse é apenas um recurso que estou utilizando para dar ênfase ao que iremos fazer).

No campo criar banco de dados digite o nome "usuarios" e assim crie o banco, não será preciso alterar o campo collation. Depois de termos criado nosso banco iremos criar uma tabela dentro do banco, que também chamaremos de "usuarios".

Vá em criar tabela no novo banco de dados e digite o nome "usuarios", depois em número de arquivos digite 6, após feito isso clique no botão executar. Pronto, criamos o banco "usuarios" e dentro dele criamos a tabela "usuarios", agora vamos popular nossa tabela. Os campos serão:

CREATE TABLE `usuarios` (
   `id` INT NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY ,
   `nome` VARCHAR( 150 ) NOT NULL ,
   `login` VARCHAR( 50 ) NOT NULL ,
   `senha` VARCHAR( 15 ) NOT NULL ,
   `senha2` VARCHAR( 15 ) NOT NULL ,
   `mail` VARCHAR( 100 ) NOT NULL ,
   UNIQUE (`login` ,`mail`)
) ENGINE = MYISAM ;

Pronto, aqui terminamos nossa primeira parte, todos os dados do nosso cadastro e login serão consultados ou enviados através desta tabela.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Cadastro e login de usuários
   2. Criação da conexão com o banco de dados (conectar.php)
   3. Criação da página de cadastro (cadastrar.php)
   4. Criação da página de login (login.php)
   5. index.php ou index.html
Outros artigos deste autor

Sistema de notícias em PHP

Leitura recomendada

Utilizando PHP para validar dados passados pelo usuário

Inteligência Artificial com PHP e MySQL (parte I)

Formantando nomes com caracteres especiais em PHP

Abordagem exemplificada de orientação à objeto com PHP 5

Usando classes em conexão e consultas à banco de dados em PHP

  
Comentários
[1] Comentário enviado por rodrigoslom em 04/06/2008 - 18:04h

Olá... encontrei um erro em cadastra.php, com relação a comparação das senhas 1 e 2 digitadas..., coloquei um "else"... fiz a seguinte alteração:
...
if ($senha2 != $senha){
echo "<script>alert('Os campos senha e confirmação de senha devem ser idênticos');</script>";
}
else{
mysql_query("INSERT INTO usuarios (login, nome, senha, senha2, mail) VALUES ('$login', '$nome', '$senha', '$senha2', '$mail')");
echo "Parabéns seu cadastro foi realizado com sucesso";
}
...

[2] Comentário enviado por littlecoder em 05/06/2008 - 10:45h

Bem, vc sabe que não é uma boa pegar valores direto da array post nao sabe? Imagine que alguem queira fazer SQL injection? vc não verifica nada?

if($_POST) {
include("conectar.php");// Olha aqui onde anda nossa conexão

$nome = $_POST["nome"]; // Criamos aqui as variáveis que irão receber os dados e que então serão enviados para o banco de dados, as variáveis devem ser do tipo post
$login = $_POST["login"]; // Idem anterior
$senha = $_POST["senha"]; // Idem anterior
$senha2 = $_POST["senha2"]; // Idem anterior
$mail = $_POST["mail"]; // Idem anterior

[3] Comentário enviado por littlecoder em 05/06/2008 - 10:59h

olha so esse exemplo no google q eh aplicavel a seu cadastro:

@@version (MS)
Version of database and more details for SQL Server. It's a constant. You can just select it like any other column, you don't need to supply table name. Also you can use insert, update statements or in functions.

INSERT INTO members(id, user, pass) VALUES(1, ''+SUBSTRING(@@version,1,10) ,10)

como vc não verifica a validade do input, o cara pode no mínimo ver qual a versão do seu mysql, ai eh so procurar um exploit se exister pra essa versão ... mais cuidado meninos ;-)

[4] Comentário enviado por Ed_slacker em 05/06/2008 - 14:12h

"Olá pessoal, esta é minha estréia com artigos e neste meu primeiro texto mostrarei como se fazer uma página de cadastro de usuários e login. Espero que todos entendam o código, está simples e fácil de entender, divirtam-se.

Obs. 1: Existem pessoas que usam phptriad, outras que usam xampp e outras pessoas usam outros que não vem ao caso falar agora, este artigo serve com certeza para os dois primeiros que citei e também se trata de um artigo ***introdutório para pessoas iniciantes em php***, claro que os mestres saberão utilizá-lo de outra forma em outros ambientes. "

Para quem queria efetuar um artigo introdutório para que pessoas possam ter um ponto de partida e pensar em melhorias, penso que o autor cumpriu com seu objetivo!
Detalhes como proteção contra SQL Injection ou proteção de campos de formulários para negar caracteres especiais (usando JavaScript, por exemplo) são bem vindas, mas não cabem neste artigo. Lembrando que é um artigo introdutório e estes comentários caberiam melhor em um artigo que objetiva fazer sistemas de login e senha em PHP de forma profissional e não amadora.

Meus parabéns pelo artigo.

[5] Comentário enviado por skulldark em 06/06/2008 - 08:38h

Parabéns pela iniciativa Saulo.

littlecoder, você poderia demonstrar como fazer a validação (solução para tal vuln), pois os usuários leigos de PHP/MySQL que lêem este artigo não sabem.

Abraços.
[]s

[6] Comentário enviado por comfaa em 28/10/2008 - 12:57h

muito legal

[7] Comentário enviado por everton3x em 20/04/2009 - 17:11h

Bom o artigo, pois cumpriu com o seu objetivo, conforme comentário do edi_oliver, o qual concordo plenamente.

São não entendi porque colocar a senha e a senha2 no banco de dados? Creio ser totalmente desnecessária a senha2 no banco.

Por fim, fica a sugestão para os "mestres", de escreverem um artigo para ensinar os iniciantes ou os intermediários (como eu) de como se protejer do SQL INJECTION e outras formas de ameaças...

[8] Comentário enviado por saulocapistrano em 20/04/2009 - 18:42h

a questão das duas senhas é para fazer tipo uma "validação" no caso comparando se realmente o cara está criando uma senha e se ele tem certeza que é mesmo a senha que quer, pois as vezes um usuário quando está criando uma senha no ato de digitar o teclado ele erra os caracteres... flw

[9] Comentário enviado por rafaelpensador em 09/12/2009 - 08:23h

Queria saber como fazer com que esse login autentique a cada pagina visitada, porque se nao uma invasão é 100% liberada,

[10] Comentário enviado por palaciolucas em 28/03/2011 - 20:20h

cara muito bem explicado esse seu tutorial eu estava meio enrolado mas agora ta legal vejo que nao é muito complicado.

[11] Comentário enviado por saulocapistrano em 13/04/2011 - 17:34h

Obrigado pelos comentários, afastado a muito tempo, estou voltando agora e tentarei contribuir para a melhora dos meus artigos, e ajudar a quem puder, verei esses erros comentados para ver do que se trata.
Abraço a todos.

[12] Comentário enviado por botinha em 25/05/2011 - 19:47h

gostaria de parabenizar ao amigo pelo excelente artigo. mas tenho uma dúvida de como posso usar o md5 para permitir que a senha fique criptografada. será que o amigo pode me dar um ajuda.

obrigado


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts