Autenticar estação de trabalho GNU/Linux no Windows Server - Instalação e configuração do Centrify

Quando trabalhamos na área de suporte, deparamos com diversas formas de redes de computadores, principalmente com redes mistas. Estes ambientes permitem aprender e criam desafios, como autenticar estações GNU/Linux em servidores Microsoft. Procedimento realizado em Ubuntu, Debian e Linux Mint.

[ Hits: 24.530 ]

Por: Wesley de Toledo Costa em 26/08/2013


Entendendo a necessidade da autenticação de sistemas



Resumo

A necessidade de gerenciar uma rede com diferentes tipos de sistemas operacionais ocasiona problemas, como decisão de quais usuários devem ser criados, quem usará os equipamentos, permissões e se devo, ou não, liberar uma senha padrão, por essas questões, o Samba ou o Active Directory facilitam essas atividades.

No entanto, quando possuímos uma rede gerenciada pelo Windows Server, nos deparamos com a questão de como criar a integração de diversos sistemas nesta plataforma.

A Centrify possui uma aplicação que permite essa integração e, com isso, este artigo possui o intuito de auxiliar sua instalação para proporcionar facilidade e agilidade na manutenção de equipamentos e a segurança, uma vez que se criarão usuários apenas no servidor de AD.

Objetivo

A intenção deste documento é auxiliar na integração de equipamentos (microcomputadores) em rede com servidor Microsoft para que não seja necessária a criação de todos os usuários locais nas máquinas que for utilizar, ou seja, basta a inserção do equipamento na rede e o usuário criado no Windows Server, para que possa logar em quaisquer equipamentos de sua rede.

Motivação e justificativa

Tornar mais ágil a inserção de novos equipamentos para uso, assim economizando tempo com a criação de diversos usuários no sistema GNU/Linux, além, é claro, de permitir maior controle, pois cada usuário possuirá seu login e senha pessoais.

Como justificativa, permitir que os usuários pudessem utilizar os equipamentos Windows e GNU/Linux com seus próprios logins e senhas, aumentando a segurança e controle dos mesmos.

Metodologia

Inicialmente, devemos saber o que é Centrify.

Centrify Corporation é a empresa que possui uma solução de controle de acesso e privilégios baseados em AD (Active Directory), sendo assim, sua aplicação permite que usuários de GNU/Linux, Unix e Mac OS, integrem-se ao Active Directory do Windows Sever.

Agora que já começamos a entender sobre o Centrify e com o microcomputador atualizado, poderemos começar a instalação do aplicativo Centrify.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Entendendo a necessidade da autenticação de sistemas
   2. Download da solução e preparando para a instalação
   3. Instalação e configuração
Outros artigos deste autor

Squid configurado como proxy no Ubuntu Server

Samba - Instalação e configuração descomplicada

Instalação, configuração do Samba e utilização de quota

Leitura recomendada

Configurando Wireless-USB Bright-0091

Nagios - Configuração do NagiosQL

Minha experiência com o Fedora 15

Instalando Asterisk 1.4 no Debian 4.0

Slackware 14.2 - Configuração pós-instalação

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabiobuechler em 24/03/2014 - 14:23h

Cara perfect....funcionou perfeito,no meu caso tenho um servidor windows 2003 Active Directory, com um notebook com o ubuntu.
Agora estou mergulhando em transformar um pc aqui em servidor ubuntu com o active do Linux, vc recomenda algum post?
Grato mesmo

[2] Comentário enviado por toledocosta em 24/03/2014 - 18:11h

Caro fabiobuechler agradeço pelo comentário.
Este artigo parece muito bom http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Samba-como-controlador-de-dominio-no-Ubuntu/ ,lembro de ter lido um em Russo até mais simples quando eu testar e se funcionar irei manda-lo como contribuição também...


[1] Comentário enviado por fabiobuechler em 24/03/2014 - 14:23h:

Cara perfect....funcionou perfeito,no meu caso tenho um servidor windows 2003 Active Directory, com um notebook com o ubuntu.
Agora estou mergulhando em transformar um pc aqui em servidor ubuntu com o active do Linux, vc recomenda algum post?
Grato mesmo


[3] Comentário enviado por sauloemanuel em 27/05/2014 - 14:42h

Olá, muito obrigado pelo tutorial foi muito proveitoso!

[4] Comentário enviado por sauloemanuel em 30/05/2014 - 11:39h

Encontrei uma dificuldade, os usuarios administradores nao logam como root na estação, deve ter que inserir o grupo do AD como usuarios com prioridade root no arquivo Sudoers. Alguem sabe o comando para adicionar ??


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts