Aces Downz - Gerenciador de downloads e controle de tráfego

Venho através deste artigo introduzir a comunidade um projeto que licenciei sob GPL. Trata-se de um gerenciador para controlar os downloads do site. O principal objetivo é evitar que os downloads extrapolem o tráfego do provedor, mas pode ser usado também para evitar hot-link ou simplesmente controlar quem baixa o que em seu site ou fórum.

[ Hits: 9.390 ]

Por: Felipe em 24/04/2009 | Blog: http://www.basedigital.info


Introdução



É com muito orgulho que venho anunciar a vocês o primeiro release do projeto "Aces Downz".

Mas agora me perguntam.. que @*&$* é essa?

Bom, vou tentar explicar bem detalhadamente alguns princípios de hospedagem para que mesmo os que não possuem muita experiência em hospedagem possam entender.

Quando se contrata uma hospedagem de sites, seria mais ou menos como contratar um "espaço" no hd e banda de conexão do servidor.

Como no ramo de hospedagens o provedor tem o objetivo de ganhar dinheiro, eles te cobram de duas maneiras, que é o espaço em disco e o tráfego.

O espaço em disco é o espaço para armazenar arquivos e o tráfego é todo o fluxo de dados do site.

Para exemplificar o trafego, que é o X da questão desta aplicação, se você tem um arquivo de 500Mb em seu FTP e 10 pessoas fizerem download, o teu tráfego nesse arquivo é 5Gb (500Mb * 10).

Normalmente os provedores vendem "pacotes" como por exemplo: 300Mb de disco e 5Gb de tráfego.

Obviamente se teu site ocupa ou trafega mais do que esse "pacote", o provedor te cobra valores adicionais.

E lhes garanto, trabalho no ramo e muita gente mesmo extrapola o tráfego do provedor.

Quando iniciei este sistema, queria só uma maneira de controlar o tráfego, pois o provedor em que estava hospedado o site (aonde eu trabalhava) não oferecia muito tráfego.

Na época nunca pensei em lançá-lo a público... era algo realmente para uso pessoal.

Com o passar do tempo fui implementando coisas nele, logando downloads pra saber quem baixou, fazendo vários testes, corrigindo bugs etc.

Depois de uns 3 anos de implementações, testes, adaptações, o sistema atingiu uma grande maturidade para o que se propunha, obviamente não era perfeito, mas já cumpria muito bem o papel.

Certa vez estava mostrando o projeto para um amigo meu que me deu a ideia de publicá-lo.

Foi um trabalho árduo, pois tinham muitas "emendas" no código e não iria lançar algo sem ser orientado a objetos, que considero muito mais profissional e organizado.

Enfim, depois de algumas semanas ao qual dediquei umas duas horas do dia, finalmente terminei a versão 1.0, codinome "frank".

Abaixo segue o link com a página do projeto, convido os leitores do VOL a conhecê-lo:
Espero, com toda sinceridade, que este sistema possa ser tão útil para vocês quanto é para mim!

Abraços a todos.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Implementando um tradutor de línguas no seu web site

PHP-GD retorna status do MSN Messenger , Skype e GTalk

Instalando o phpBB num servidor Web

Servidor LAMP + PHPMyAdmin + Webalizer

Conheça o PHP-Fusion

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gregh em 24/04/2009 - 19:22h

E realmente gratificante saber que podemos encontrar pessoas no VoL dispostos a compartilhar informações, afinal, o que e bom para você hoje, pode ser extremamente útil para mim amanhã.
Este Artigo e a prova disso.
O cara vai lá, desenvolve, concerta os erros, implementa, ajusta e deixa um sistema redondinho - durante 3 anos - para no final das contas, nos trazer de mãos beijadas esta solução!
Obrigado Journeyman, por compartilhar uma informação a este nível.
Não testei, e nem tenho vontade de testar, mais e bom saber, que se um dia precisar, encontrarei respostas para minhas dúvidas aqui.


~~Mais uma vez, obrigado por compartilhar.

[2] Comentário enviado por Journeyman em 24/04/2009 - 21:35h

Obrigado pelo comentário, gregh.

Realmente este sistema atinge um pequeno nicho de usuários, mas é com ovocê mesmo disse, o que nao parece útil hoje, pode ser algo crucial amanhã.

Muitas vezes olhei algo e nao dei muita bola, tempo depois precisei e não fazia ideia de onde tinha achado (e muitas vezes nao encontrei).

Podem ter certeza que continuarei desenvolvendo, quero integrar o sistema com o wordpress, phpbb, joomla, de modo aumentar as possibilidades de uso da aplicação.

Para um desenvolvedor livre, nada é mais gratificante do que alguem usando o sistema que você mesmo desenvolveu, mesmo que muitas vezes você nao ganhe nada... mas só o fato de ter alguem usando é uma ótima sensação... a sensação de ser útil!

Abraços a todos.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts