APLINUX Server

O APLINUX Server é uma distribuição Linux projetada e desenvolvida exclusivamente para servidores. Baseada no Debian GNU/Linux "Sarge", a distribuição é nacional e seus principais objetivos são: segurança, estabilidade e alta performance/disponibilidade dos serviços.

[ Hits: 60.869 ]

Por: alexandre em 21/04/2005


Apresentação



O APLINUX Server é uma distribuição inovadora. Ela foi projetada e desenvolvida exclusivamente para servidores de publicação de DNS, publicação WEB e, principalmente, servidores de e-mail. Através de um instalador muito simples e em português, o administrador da rede poderá ser capaz de colocar um servidor em ambiente de produção em poucos minutos.

A distro segue conceitos importantes de segurança e padronização de configurações, o que facilita muito as manutenções futuras e configurações adicionais que poderão ser realizadas pelo administrador.

Outro fator importante é que o APLINUX Server é baseado no Debian GNU/Linux "Sarge" e, conseqüentemente, herda os mais de 8.000 pacotes existentes para o sistema nos mais diversos repositórios espalhados pela Internet. Além disso, herda também todas as atualizações de segurança feitos nos mais diversos pacotes do Debian. Isso significa que, para manter seu servidor sempre atualizado, você precisará simplesmente digitar dois comandos na console: "apt-get update" e "apt-get dist-upgrade". Simples né? It's Debian! :-)

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apresentação
   2. Instalação
   3. Tecnicamente falando
   4. Aplicativos
   5. Licença e Home Page
   6. Screenshots
   7. Participação e conclusão
Outros artigos deste autor

Introdução ao APLINUX.com.br Mail Server 2005

Leitura recomendada

Deixando o Ubuntu (ou outra distro) parecido com o Mac OS X

Mamãe, quero Arch! (parte 1)

Palavras, expressões e celebridades do mundo do software livre

TDE no openSUSE

openSUSE 11.3 (parte 2)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por naoexistemais em 21/04/2005 - 19:41h

Muito interessante em breve estarei testando esta distribuição, e com certeza irei contribuir.

Até,

[2] Comentário enviado por fabio em 21/04/2005 - 23:36h

Olá Alexandre,

A distribuição realmente é muito atraente, principalmente agora que tem o APAdmin. Fiquei muito curioso em testá-la e partindo desse princípio, creio que ela tem uma característica muito seletiva.

Vamos lá, já que trata-se de uma distribuição para servidores, entende-se que ela será instalada em clientes. Porém como vou instalar a distro num cliente sem antes ao menos testá-la em casa? Mas agora vem o ponto chave, como vou testá-la em casa se ela não em dá opção de escolha de partições em disco?

Acredito que tanto eu quanto milhares de outros usuários de Linux que tem vontade de conhecer o APLINUX não o fazem por não ter disponível uma máquina inteira só pra ele. A maioria possui dual-boot ou até mesmo uma partição exclusiva para teste de novas distribuições sem a necessidade de instalar a nova por cima da tida como "oficial". Fora isso ainda há a partição /home, com todos os nossos arquivos, que seria excluída sem necessidade.

Bom, essa é minha sugestão para a lista de features da distro. Não posso tecer mais comentários porque não tenho como comprar um HD só pra testá-la.

[]'s,
Fábio

[3] Comentário enviado por jeffestanislau em 22/04/2005 - 04:02h

Fala Alexandre,

Pô, realmente a distribuição é interessante, já tinha visto algumas notas sobre ela "não me lembro onde agora", mas não dei muita atenção até este momento...

O que pega é como o Fábio falou, como testá-la se não posso dispor de uma máquina excluvisamente para ela?

Não posso dispor de uma das máquina daqui no qual tenho outros sistemas instalados e usuários armazenando dados, só pra fazer este teste.

Espero num futuro não muito distante, ter uma máquina de sobra para finalmente brincar com esta distro, mas até lá, vou ficar devendo...

Boa sorte com seu projeto!!!

[]´s
Jefferson

[4] Comentário enviado por tucs em 22/04/2005 - 09:15h

Atualmente estou utilizando o ApLinux 1.2, e realmente é fantastico, não perco mais tempo em instalar o slack e montar um servidor de email.

(Pois quando se trabalha por conta, temos que atender rapido nossos clientes e com segurança.)

Referente à ter uma maquina só para testar, acho que todos que trabalham com Administração de Redes Linux tem que ter uma maquina só para testes, onde possa testar novas tecnologias, estar sempre formatando.

Estou vendo que muitas pessoas estão usando não somente para hospedar um site, e sim varios, acho que poderia talvez atraves do APAdmin ter essas opções e não ter que usar o Webmin, como vi algumas sugestões.

Tenho muitas alterações que fiz para funcionar com varios dominios, e hj utilizo o ApLinux 1.2 para email (qmail realmente muito rapido) e um Slackware para sites e FTP.

Realmente parabens.

Abraços.

Eduardo Assis

[5] Comentário enviado por Xxoin em 22/04/2005 - 23:56h

Muito boa a notícia.

Em breve pretendo fazer alguns testes. Não podemos deixar de prestigiar uma iniciativa desta natureza. Afinal, estamos falando de Serviços essenciais para qualquer Empresa!!

[6] Comentário enviado por pexao em 23/04/2005 - 10:45h

Achei bem interessante tambem a materia sobre essa distro. O que voce respondeu sobre ter um computador somente para testes tambem acho muito atraente, porem nao eh sempre viavel para todos isso. Falta essa parte de instalação mesmo. Talves uma escolha na hora da instalação assim como no debian, aonde se escolhe o avançado ou o iniciante. Aonde voce pode escolher como quer instalar.
Parabens pelo projeto, realmente parece tentador.

Abraços,

Fernando Pereira

[7] Comentário enviado por pexao em 23/04/2005 - 10:54h

Mais um comentario;

Talves fosse interessante tambem, vir um pequeno firewall já programado dentro do servidor, como por exemplo o iptables com um script simples de configuração, ou até mesmo aquele script de configuração web que está em desenvolvimento. Para deixar o acesso somente aos aplicativos abertos, o que deixaria a distro muito mais segura.

[ ]'

Fernando Pereira

[8] Comentário enviado por SantAnna em 23/04/2005 - 11:09h

É importante lembrar que um administrador não deve ter suas mãos amarradas para trabalhar, ou seja, deve ter o máximo de opções disponíveis para que possa configurar um ótimo sistema ou resolver problemas quando eles aparecerem.

Você tirou muito da flexibilidade do sistema. Vamos a um exemplo:

Digamos que você tenha instalado uma primeira vez o sistema; ele criou as partições automaticamente e instalou tudo como você disse; o sistema funciona perfeitamente até que ocorre um problema no sistema e você necessita reinstalar a distro, mas não é necessário a perda total dos dados já que seu problema é na partição /boot (por exemplo).

Você jogaria todos os dados fora?

Vamos supor que você já tivesse uma pancada de dados no MySQL... Como faria?

A idéia da distro é excelente, mas pense nisto!

Pense em acrescentar também um firewall, um squid, um IDS; mas como opção de instalação. Pois assim, usaria esta distro compacta para instalar somente um firewall, ou um destes citados.

Valeu pelo projeto!!! Boa sorte!!!

[9] Comentário enviado por tucs em 25/04/2005 - 07:16h

Nada de Squid e IDS nesse servidor, aff ... essa maquina atua como servidor de Email, DNS e Web.
Firewall, Squid e IDS, pelo amor, instale em outra maquina.
Faça uma Bridge com Snort e Guardian, ai sem teras segurança.
Bah
Acredito Alexandre, que vc deveria tornar essa distro em um ótimo servidor de Email, bem mas o projeto é seu.

Abraços.
Eduardo Assis.

[10] Comentário enviado por warlinux em 26/04/2005 - 11:40h

Pelo pouco que entendo de Linux e Debian, a distro sendo baseada no Debian poderia facilmente ser instalado um Squid, IDS, Iptables nesse mesmo servidor usando o APT e fazer as configurações necessárias, como em qualquer outra distro, correto?

Mais se tiver a escolha de colocar esses serviços em outras máquinas seria o ideal, pois além de melhor a segurança iria melhorar a disponibilidade dos serviços.

OK.

[11] Comentário enviado por agk em 28/04/2005 - 14:15h

Parabéns, apesar de a distro se mostrar bastante limitada ela faz muito bem o que se propõe a fazer:
O APLINUX Server nasceu de uma idéia muito simples. Disponibilizar um servidor de e-mail robusto, simples de ser instalado e com garantia de qualidade.
Utilizem-na para fazer isso, se quiserem maior flexibilidade usem Debian, Slackware, Gentoo, FreeBsd.

[12] Comentário enviado por nick em 21/06/2006 - 17:50h

Instalei aki e esta reiniciando apos a entrada do Grub... :(
Usava Debian Sarge e funcionava legal.
POr que?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts