Ponto de montagem padrão para partição

1. Ponto de montagem padrão para partição

Vinicius Gubiani Ferreira
vini.g.fer

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/05/2011 - 22:18h

Buenas pessoal,

mais uma dúvida que pode parecer simples, mas ainda não encontrei a resposta.

Tenho duas partições NTFS contendo o linux e mais os dados (área comum entre o Windows e linux em um note dual-boot). Quando abro o nautilus o mesmo apresenta as duas partições a esquerda e quando clico sobre elas as mesmas são montadas automaticamente em "/media/codigo_numerico_estranho". Como faço para mudar o local onde as partições são montadas automaticamente? Ao invés de montar em "/media/***" gostaria de montar em "/mnt/dados" e "mnt/windows" por ex.

Desde já agradeço!
Abraços




2. Re: Ponto de montagem padrão para partição

André L. (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/05/2011 - 22:36h

Eu acho que vc pode mudar o "lable" (nome) das partições para resolver seu problema. Um clique direito sobre elas deve mostrar a opção.


3. Re: Ponto de montagem padrão para partição

meinhardt, jorge g
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 18/05/2011 - 23:54h

Acho que para alterar o nome ou rótulo de cada uma das partições, dependendo da distro usada só via conseguir alterando o rótulo com um particionador como o gparted por exemplo.


4. link simbólico

Rossano Huf
millemiglia

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/05/2011 - 10:40h

A montagem padrão das partições no Ubuntu é no diretório /media. Caso queira acessá-las através do /mnt você pode criar um link simbólico no diretório /mnt que aponta para as partições montadas no /media.

No terminal digite: ln -s /media/partição /mnt/partição


5. Re: Ponto de montagem padrão para partição

Vinicius Gubiani Ferreira
vini.g.fer

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/05/2011 - 19:47h

Diretamente no nautilus não consegui alterar o "label" para a partição. Se tentar fazer isso pelo gParted devo fazer backup dos meus arquivos antes? Existe risco de danificar alguma partição? Pergunto porque já faz algum BOM tempo que não faço backup dos meus arquivos.


6. Re: Ponto de montagem padrão para partição

Rossano Huf
millemiglia

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/05/2011 - 20:34h

Sugiro que deixe as partições montadas no local padrão e apenas faça um link simbólico em /mnt. Entre no diretório /mnt e crie os diretórios dados e windows e depois crie um link simbólico para os diretórios que estão no diretório /media. Deste modo, ao clicar em /mnt/windows ou /mnt/dados você acessará as partições correspondentes.


7. Re: Ponto de montagem padrão para partição

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 22/05/2011 - 23:06h

vini. para alterar a rotulagem, as flags,ou o ponto de montagem direto no gparted,deve fazer backup, sim,pq é arriscado.

dependendo da sua distro,ou do fstab etc.. pode perder acesso ou boot, ou não ocorre mais a montagem automática, não é muito prático.
não danifica a partição mas muda o acesso.

a solução do millemiglia, de link simbólico, é mais segura.