meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 12/11/2011 - 12:07h
walescko escreveu:
o ubuntu é baseado no debian sid, como já citado.
se quer ter dor de cabeça o debian sid é uma boa pedida, já usei por uns tempos no meu notebook o sid puro. Mas preferi a estabilidade do sistema voltei para o Squeeze, que é a versão atual do debian. Mas como quero pacotes mais atuais, decidi mesmo pelo Debian Testing, o Wheezy, que é bem estável.
Para usar o Debian Sid com menos dores de cabeça (entretanto nunca totalmente livre destas), a alternativa é não usá-lo de forma "crua" diretamente a partir dos repositórios Debian mas sim a partir de alguma das distros baseadas no mesmo e com preparação / estabilização para isto devidamente provada. Pelo menos que eu saiba, pela longa experiencia já adquirida por algumas distros, estas poderiam ser consideradas superiores a outras, pelo menos no quesito estabilidade. O aptosid e anteriormente o sidux, sempre se destacaram neste sentido. Acredito que o grande erro do Ubuntu, que também vem provocando problemas de forma aleatória a cada nova atualização (não LTS), foi o fato de aplicar o conceito de basear o sistema num snapshot do Sid e aplicar tal estratégia a uma distro que deve ser usada por todos os níveis de usuários inclusive os totalmente inexperientes. Uma distro tipicamente baseada no Sid e com esquemas de estabilização de kernel implementados, necessariamente vai ter que passar por frequentes atualizações, talvez na base do semanalmente ou no minimo uma vez por mês. Isto para usuários inexperientes, pouco experientes e até mesmo os experientes será um martírio além de que a cada atualização, tudo pode correr bem mas seguindo a Lei de Murphy, podem ocorrer problemas. A solução se você não for apavorado, será simplesmente ignorar a atualização mais recente e continuar usando a anterior ou usar alguma outra alternativa de versão do kernel onde não estavam ocorrendo problemas. No aptosid, embora não tão comum, isto também pode ocorrer. Em mais de 3 anos de uso ocorreu comigo neste NoBo Acer, apenas uma vez. O aptosid e anteriormente o sidux, são daquele tipo de distro que seriam mais aconselháveis para usuários que já tenham adquirido alguma experiencia, mesmo que em termos de instalação e uso sejam extremamente simples, eficientes e amigáveis. A coisa pega quando ocorre algum problema e você precisa ter alguma base para tentar resolver, sem re-instalar tudo de novo.
Por estas razões quem deseja algo mais de estabilidade, porém sem abrir mão do nível de atualização, a alternativa mais conveniente será optar por distros baseadas no Testing.