edps
(usa Slackware)
Enviado em 11/08/2018 - 22:32h
Boa parte dos frequentadores daqui devem saber que fui um Debian-user por longos anos. Com a adoção do SystemD adotei o Slackware como sistema padrão e o Gentoo como sistema alternativo, mas sabe como é né a gente quer ver se a grama do quintal vizinho é mais verde rsrs
Aí sempre deixo uma partição extra para instalar outros sistemas, nela já pus:
Void Linux (rápido, até estável, mas poucos pacotes)
Debian (instalado e removido rapidamente)
Devuan (um Debian melhorado, mas pouco atrativo)
SolusOs (até que legal, mas também com poucos pacotes)
Crux ( rápido, mas dentre todos o mais carente de pacotes)
NuTyx (também muito rápido, estável até, mas também com poucos pacotes)
OpenBSD e FreeBSD (legais até, mas não é a mesma coisa)
Manjaro (coisa estranha o jeito de nomear as initrds, aqui só funcionou com seu próprio Grub, ao trocar de PC deu ruim)!
Pelo visto, dada a minha falta de desejo em usar qualquer Debian-based, ou uma das citadas acima (o Void Linux pode ser uma excessão, porque o runit é excelente, e embora o sistema seja atualizado constantemente nunca o quebrei).
Voltando... pelo visto só me resta o nicho que nunca tive interesse, as RPM-based (o Mandrake foi o meu primeiro sistema, logo esse não conta por estar extinto), já o PC Linux achei interessante na época que o testei. Das demais, Fedora gostava mais na época em que chamava-se Fedora Core (assim como o velho Red Hat que testei via revista PC Master), hoje em dia não curto muito. openSUSE fica difícil julgar pois usei por um tempo com um sistema construido via Suse Studio.
Daí, solicito aos senhores sugestões de sistemas RPM's a serem utilizados e o porque de fazê-los (podem incluir as que citei).