Formatar Ubuntu

1. Formatar Ubuntu

Lucemir Botelho Malcher Junior
lbmalcher

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/01/2008 - 10:35h

Amigos, sou novato neste assunto de Linux. Uma amiga adquiriu uma máquina que já veio instalado o Ubuntu. Ela gostaria de formatar para instalar windows. Alguém tem um tutorial ?




2. formatar

Jeferson Roseira
jeferson_roseira

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2008 - 10:57h

o Processo de formatação é o mesmo que é utilizado em maquinas com windows .. mude a sequencia na bios para bootar atravéz do cd-rom tenha um disco do windows ( bootavel via cd), é so seguir os passos de uma instalação normal


qualquer dúvida posta ai


mas aconselho ficar com o Ubuntu...



3. Duvida

Lucemir Botelho Malcher Junior
lbmalcher

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/01/2008 - 14:00h

Amigo, fiz isto mas demora um pouco e abre um contador de 5 segundos e depois o sistemas Ubuntu carrega normalmente. Quando aperto a tecla indicada pelo sistemas durante a contagem, abre um menu com 4 opções do Ubuntu e não consegui chegar a lugar nenhum. COmo faço para aparecer uma tela tipo do DOS onde eu possa dar comandos e executar o setup do CD windows ?


4. ??

Kepler Oliveira de Mesquita
komesq

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/01/2008 - 14:23h

O contador que aparece já é o da instalação do windows (XP no seu caso?). como ele mesmo coloca na tela "PRESSIONE QUALQUER TECLA(...)" , portanto basta pressionar. ai sim o processo de instalação se inicia. se esperar os 5 segundos ele ignora o boot do CD e parte para o boot do HD.


5. isso depende da placa-mãe

Leandro Correa dos Santos
nukelinux

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2008 - 14:24h

o windows não inicia diretamente pelo cd, vc deve pressionar alguma tecla para ele iniciar...

outro detalhe é: sua placa-mãe está dando boot pelo cd antes do hd? experimente aprertar a tecla f8 durante o boot da máquina (em alguns casos é f2 ou f1...) isso irá mostrar uma lista de dispositivos para boot. Escolha o drive d cd e aperte enter.
depois disso, aperte enter novamente para inciar o cd do windows e siga as instruções na parte inferior da tela.

Minha recomendação é q vc divida o seu hd em duas partes e instale o windows primeiro na primeira parte. Depois instale o ubuntu no restante. Quando vc ligar o pc ele irá 'perguntar' qual sistema operacional vc quer usar. Isso se chama Dual Boot.


6. É assim oh:

Leandro
KrazyMan

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/12/2008 - 23:13h

Ei pessoal, então para eu formatar o linux do meu pc eu preciso do cd do windows e formatar normalmente? (como se fosse uma máq pra winXP)

Mas a minha máq já tem dual boot, tem e o que pode ocorrer de errado? Pois ouvi falar que se 'formatar errado com o cd do windows' a máq nem liga =X


Vlw ae
kkkrazy!


7. Re: Formatar Ubuntu

anna kamilla
annakamilla

(usa Debian)

Enviado em 25/12/2008 - 23:58h

é o seguinte, de um boot com o disco do ubuntu, primeiro voce tem que trocar o boot para cd rom. Depois que iniciar a tela do ubuntu clique em testar sem instalar o ubuntu mas primeiro voce precisa configurar o idioma.
assim que iniciar o desktop vá em sistemas e depois editor de partiçoes, daí voce formata ele para o nfts que é o formato do windows.
reinicie a máquina e coloque o disco do xp e siga as instruções da tela.


8. Re: Formatar Ubuntu

anna kamilla
annakamilla

(usa Debian)

Enviado em 26/12/2008 - 00:20h

o que acontece é o seguinte quando voce desinstala o linux com o cd do windows ou tenta reinstalar o windows por cima do particionador dá problema pois corrompe uma parte do hd que se chama mbr, dai o windows instala mas voce não consegue configurar uma boa parte dos recursos que ele tem.
eu usava o dual boot, quando deu a zebra de tentar reinstalar o ubuntu por cima deu pau no grub o particionador, ai tive que recorrer ao meu pai para tentar reinstalar o windows de novo, olha que eu não usava o windows e o ubuntu no mesmo hd, mas o particionador estava no hd do windows que era o principal, o secundário era o linux. reinstalei o windows no hd principal, ficou uma porcaria ( faltava um monte de dll) protocolo tcp ip corrompido, drivers então nem se falam.
uns dias depois chegou o meu cd do ubuntu 8.04, particionei o diso mas não consegui fazer a instalação, aproveitei que estava particionado e instalei pelo wubi, mas tive vários problemas um deles era de montagem e perda de configurações ( parou de reconhecer até o processador).
desfiz a partição no gparted e fiquei só com o ubuntu pois resolvi que não dava mais para ficar com o janelas.

conselho: não formate-o convença a sua amiga que esse sistema é muito bom e muito FÁCIL de mexer é só ter disposição.



9. Re: Formatar Ubuntu

André L. (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/12/2008 - 00:38h

Vou ousar discordar.

Uma instalação do XP numa máquina com Linux já instalado vai reescrever a MBR, deixando nela apenas o bootloader do Windows.

Por conta disso não deve ocorrer qualquer problema com a MBR e o XP vai carregar sem problemas.


10. Re: Formatar Ubuntu

Luis Carlos
lutluk

(usa Slackware)

Enviado em 27/12/2008 - 10:54h

Companheiro entra la no youtube e procura por video aulas, la vc vai encontrar varias video aulas ensinando com formatar, como instalar windows ou qualquer distro Linux. procura la, blzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz


11. Re: Formatar Ubuntu

Pedro
pjlbatista

(usa Ubuntu)

Enviado em 30/12/2011 - 12:56h

Meu problema é que se tento formatar pelo Boot Cd do Windows carrega, mas não inicia a tela de opções aparece a setinha do mouse e nada mas...
Se tento direto pelo Ubuntu, ele dá mensagem que nâo existe espaço na partição de Boot, então tento criar uma nova partição ou aumentar o espaço e ele me pede uma senha de administrador que nâo conheço..
(O pc é novo)


12. Re: Formatar Ubuntu

Jose Renan Assis
JoseRenan

(usa KUbuntu)

Enviado em 30/12/2011 - 18:35h

Você grava um CD do Windows através de um programa específico de gravação em CD/DVD escolhendo uma opção "Gravar Imagem em disco", depois disso vc fica clicando em "Del" quando o computador estiver ligando, abrirá uma tela, vá na guia "Boot" e coloque a primeira opção como "Cd/DVD-ROM", salve com o "F10" e saia. Mais simples talvez seja apertar o F12 quando tiver ligando e selecionar o CD-ROM, salvo que esta escolha não será permanente e no próximo Boot a opção padrão da BIOS escolherá o primeiro drive a bootar.

Vai aparecer uma tela dizendo (no W XP) para pressionar uma tecla para iniciar, depois é só mandar ver.



01 02