Dúvida - Distribuições comerciais [RESOLVIDO]

1. Dúvida - Distribuições comerciais [RESOLVIDO]

lekegf
lekegf

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2009 - 03:33h

Olá!

Tenho uma dúvida em relação a algumas distribuições - as comerciais. Vamos a elas...

Eu estava no site da Mandriva e reparei que a versão PowerPack só da para fazer o download se você pagar por ela. Eu sempre achei que distribuições comerciais eram gratuitas e a gente só pagava pelo suporte. Em outras palavras, eu achava que a gente podia baixar a versão comercial do Mandriva de graça e (caso precisasse) pagasse pelo suporte (fica a lacuna: as versões Free e One do Mandriva não tem suporte? Não sei direito como isso funciona). A RedHat promove suporte para o Fedora. E a Novell, prove suporte para o openSUSE?
A "versão Enterprise" (servidor) do Ubuntu eu sei que é de graça. A gente tem que pagar para baixar as versões comercias da RedHat e Novell como acontece com o Mandriva PowerPac? As versões comerciais do openSUSE (Novell Enterprise Linux dentre outras) e RedHat, pelo que eu saiba também é graça, tal como o Ubuntu, e a gente só paga pelo suporte. Ou não? Então porque a do Mandriva é diferente? Por que vem com alguns softwares proprietários, e a gente tem que pagar por isso? Mas as versões comerciais do SuSE e RedHat também não vem? Fiquei um pouco confuso... Alias, e o Ubuntu para servidores vem com esses softwares restritos? Acho que não mas... enfim.

Na hora de escolher uma distribuição a gente procura escolher pela usuabilidade, mas todas são muito boas, então eu queria saber um pouco mais da filosofia de cada uma. Se alguém puder tirar essa e minhas outras dúvidas que apresentei ao decorrer do texto eu agradeço.

*Fugindo do assunto, uma dúvidazinha básica: SuSE, Mandriva e Fedora, dentre muitas outras distros, trabalham com o gerenciador de pacotes RPM. Acontece de um programa RPM rodar no SuSE e não rodar no Mandriva ou Fedora e vice-versa? E nas distros que trabalham com pacotes DEB por a acaso acontece isso? Porque? É que eu só tenho experiência diária com o Ubuntu, e não sei muito quanto o assunto envolve outras distos. Valeu a todos pela ajuda.

Grato pela atenção;
Alex Góes Fuhrmann.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2009 - 20:29h

Tipicamente tudo que fornece source é código aberto e, teoricamente, utilizável em qualquer distro mediante compilação.
As partes reservadas pelas distros comerciais não tem código aberto.
Essas partes são arquivos desenvolvidos pelas empresas proprietárias; e elas guardam para vender aos seus clientes.
A coisa toda é meio confusa. No fundo é um jogo de toma lá & dá cá. Os códigos proprietários, em tese não são submetidos à GPL (Gnu Public License), mas às leis de copy right (direito autoral reservado). A cessão de direitos é feita sob licença paga, como é o caso do Windows.

Em tese as empresas precisariam separar o que é GPL e o que é copyright, mas isso é um tanto quanto confuso e misterioso.

Os arquivos RPM, DEB etc são binários já compilados, aí sim, são específicos para uma determinada distro, os fontes devem servir em qualquer distro, pelo menos teoricamente. Há sources muito velhos que dependem de bibliotecas que já não existem mais, esses não são mais usáveis sem reprogramação.

3. Re: Dúvida - Distribuições comerciais [RESOLVIDO]

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2009 - 05:14h

Q. Eu sempre achei que distribuições comerciais eram gratuitas e a gente só pagava pelo suporte. A gente tem que pagar para baixar as versões comercias da RedHat e Novell como acontece com o Mandriva PowerPac?

R. Não, as versões comercias são pagas, o suporte vem incluso, se não quiser usar, pode usar as versão open source, no caso das versões comercias, além de programas restritos há ainda a garantia do produto.

No caso a novel, permite que vc peça a versão paga do suse e teste ela por um tempo ... depois se quiser continuar vc pode pagar pela licença.

Q. A RedHat promove suporte para o Fedora. E a Novell, prove suporte para o openSUSE?

R. Não

Q. Então porque a do Mandriva é diferente? Por que vem com alguns softwares proprietários, e a gente tem que pagar por isso?

R. O PowerPac do Mandriva é um pouco diferente de outras distribuições, pois além do suporte, que no caso do mandriva pode ser comprado a parte, há codecs e tocador de dvd que vem incluso e que paga royalt as empresas dessas tecnologias.

Q.Na hora de escolher uma distribuição a gente procura escolher pela usuabilidade, mas todas são muito boas, então eu queria saber um pouco mais da filosofia de cada uma. Se alguém puder tirar essa e minhas outras dúvidas que apresentei ao decorrer do texto eu agradeço.

R.
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/As-principais-distribuicoes-GNU-Linux
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Distribuicoes-Linux

Q.Fugindo do assunto, uma dúvidazinha básica: SuSE, Mandriva e Fedora, dentre muitas outras distros, trabalham com o gerenciador de pacotes RPM. Acontece de um programa RPM rodar no SuSE e não rodar no Mandriva ou Fedora e vice-versa?

R. O Pacote deb ou rpm nada mais é do que um pacote de arquivos compactados com um script de instalação que fala que local estes arquivos deve ser instalados e quais outros pacotes deve ser instalado para que este funcione... O que ocorre que mesmo que uma distro use o sistema rpm ou deb, ela pode usar uma estrutura e nomeclatura de pacotes diferente da outra, sendo assim, o pacote não conseguirá instalar, pois não achará as dependências ou o local correto do programa.




4. Re: Dúvida - Distribuições comerciais [RESOLVIDO]

lekegf
lekegf

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2009 - 06:15h

Nossa, madruga e a resposta veio (e rapido).
Valeu pelas respostas, ja vou ler os artigos que você mencionou. Antes mais uma dúvida sobre os pacotes: você sabe dizer se as distribuições mais famosas que trabalham com RPM (mais especificamente Mandriva, openSUSE e Fedora) usam a mesma estrutura e nomenclatura de pacotes, aumentando a interpretabilidade (palavra difícil ¬¬")? A ralação entre Debian-Ubuntu pelo que eu já li é tranquilo... Caso a resposta seja não, os programas em RPM disponibillizado pelos fabricantes costumam ser específicos, ou seja, instalam sem problemas em qual distro? (se a resposa prosseguir, algo me diz que é o openSUSE). E esse problema dos pacotes costuma ocorrer muito comumente quando o assunto é RPM? Se uma fabricante dispõe de um software para o Fedora, por exemplo, e ele não funciona no Mandriva, a "comunidade" ou a empresa resolve esse problema para os usuários finais?

Quanto a primeira pergunta, e se eu quiser continuar usando o SLED (exemplo) e após os testes não comprar uma licença, vou ficar impedido de entrar no sistema ou, além de não receber o suporte claro, vou perder algumas funções do sistema e vou ficar recebendo uma mensagensinha tipo a do Windows com uma estrela dizendo que meu SO não é original... Tipo: pluf (surge o balãozinho); "Seu SuSE Enterprise Linux não é licenciado. Sem a liceça você não vai poder bla bla bla, click aqui para saber como solucionar esse problema". Se não souber responder isso tudo bem, é só curiosidade.

Mais uma vez valeu pela atenção, Alex.


5. Re: Dúvida - Distribuições comerciais [RESOLVIDO]

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 09/08/2009 - 11:42h

Se uma fabricante dispõe de um software para o Fedora, por exemplo, e ele não funciona no Mandriva, a "comunidade" ou a empresa resolve esse problema para os usuários finais? Se tiver incluso no suporte, e vc pagou para isso sim. Mais existe o sources(fonte) que funciona em "todas as distros".

Quanto a primeira pergunta, e se eu quiser continuar usando o SLED (exemplo) e após os testes não comprar uma licença, vou ficar impedido de entrar no sistema ou, além de não receber o suporte claro...

R=Sim mesmo depois de vencida a lincença vc continua com seu sistema normalmente, não vai aparecer balãozinho, nem que vc foi enganado por piratas etc...Porém, não terá suporte, apenas isso, mais tudo continuara funcionando normalmente. No caso o Opensuse, o suporte é somente da comunidade, mais isso não impede vc de usar uma distro, o suporte da comunidade linux é muito bom. Agora o SLED é sencacional, porém, não tem a quantitade de pacotes oficias, e algumas coisas terá qeu recorrer a uma gambiarra usando pacotes do o Opensuse, Por isso se for usar como Desktop aconselho o Opensuse mesmo. O SLED é voltado exclusivamente para desktop de produção (empresarial), as versões novas demoram um pouco mais, pois, é conservador e bastante proficional, deixando a parte de diversão para o Opensuse.




6. Re: Dúvida - Distribuições comerciais [RESOLVIDO]

Marcus Vinicius
marcus vinny

(usa Fedora)

Enviado em 09/08/2009 - 11:51h

A RedHat não da suporte ao Fedora, apenas ao seus produtos. O Fedora não é produto da RedHat, e sim a comunidade que usa Fedora, onde mantermos o projeto, prestamos suporte a tudo, desenvolvemos programas e tudo mais.

E com muito suor que o Fedora é mantido por todos, do mundo todo e inclusive no Brasil, onde somos o 6º lugar em usuários Fedora no mundo.

Para escolher uma distro, procure por usuabilidade e segurança. Alguma distro que sastifaz vc como usuário.


7. Dúvida - Distribuições comerciais

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2009 - 13:15h

Não há mais RPM livre. O linux livre se resume aos debians e ao slackware que anda se perdendo nas brumas do tempo.
Se quer multimedia avançada fique em ubuntu ou debian. O ubuntu tem tudo no repositório por default exceto o medibunto que precisa ativar manualmente

o debian precisa instalar o repositório pure-dyne que é supra sumo do avançado (não tem pra ninguém) mas não é tão molinho.
Em troca o debian é mais estável, mais a prova de bala, o Ubuntu é ótimo só nos LTS que saem a cada 2 anos.
Os 3 RPMś (Suse, Mandriva e Fedora) só tem gratis o sistema base, as partes mais avançadas são reservadas para quem paga.
São bons e bem testados, não há dúvida disso.


8. Re: Dúvida - Distribuições comerciais [RESOLVIDO]

lekegf
lekegf

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/08/2009 - 19:18h

Tudo bem, obrigados a todos pelas respostas, mas não vou dar o tópico como resolvido porque não é um problema, só uma dúvida, e eu gostaria de saber o que os outros usuários tem a dizer.

Nicolo, o que você quer dizer com "as partes mais avançadas são reservadas para quem paga"?

E como saber se um programa RPM que vou baixar é "source"? Tipo, se não diz para qual distribuição específica ele foi feita, então é source? Os programas que as empresas lançam (tipo LimeWire) já é Source?
Quem que faz os programas que não são Source? Novell e RedHat quando fazem um programa, preocupados em rodar em seu sistema, e não querem ter o trabalho de fazer um programa que já funcione nas outras distros (ou não querem mesmo que funcione), dai que surgem os programas não-source?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts