Ajada analise e desenvolvimento de Projeto

1. Ajada analise e desenvolvimento de Projeto

Adamastor Ferreira
Gator27

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/06/2012 - 15:26h

Este trabalho é meu projeto de analise sistema e estou tendo dificuldade nos requisitos funcionais e não funcionais do projeto


A empresa MetalFlanvi do ramo de metal mecânica, produz máquinas de grande porte, mas com o seu desenvolvimento a empresa necessita automatizar os dois setores de Produção/Estoque, onde atualmente usa-se formulários de papel para controlar as ordens de compras, serviço, montagem das máquinas e etc. No pátio da empresa encontra-se os maquinários de produção das peças que compõe as máquinas, nesses maquinários são especificados a cada produção dessas peças um layout diferente. No momento não há uma boa administração desses maquinários, tanto que duas ou mais máquinas produzem o mesmo produto ao mesmo tempo, máquinas trabalham mais horas que outras, o layout das máquinas são alterado a qualquer momento, um funcionário opera mais de uma máquina ao mesmo tempo. O setor de estoque de peças ainda não controla a quantidade mínima de peças, matérias primas e o prazo de entrega das matérias primas dos fornecedores. A falta de um software que controle essa ligação desses setores ao ser solicitado a fabricação de uma máquina torna a conferência do estoque suscetível a erro, quantidade baixa de peças no estoque, já no setor produção esse problema que foi gerado no setor de estoque o atinge diretamente gerando atraso na construção de máquina, ociosidade do funcionário e maquinas e sobrecarga de outros.

Visão Geral do Produto
O sistema destinado para MetalFlanvi trará para empresa maior facilidade da comunicação entre os setores, garantia que todos os setores estarão envolvido no projeto, segurança na troca de informações, rapidez nas decisões em relação ao projeto, economia a partir da mudança de alguns procedimentos antes usados. O sistema terá como principal funcionalidade:
 O cadastro de maquinas e seus componentes
o Alterar o cadastro de maquinas, adicionando ou inutilizando item,
o A inutilização das maquinas e componentes;
o Anexar manual específico de cada maquina;
o Anexar desenho técnico de cada maquina;
o Anexar imagens da maquina.
 Cadastrar peças
o Anexar imagem da peça;

 Cadastrar os maquinários do setor de produção e suas principais funções
o Controlar quanto tempo uma maquina pode operar com o mesmo layout;
o Controlar em quanto tempo uma maquina deve parar para manutenção;
o Cadastrar layout de uma maquina;
o Cadastrar funcionário que opera a maquina;
 Gerar ordem de fabricação
o Peças;
o Máquina;
 Gerar ordem de compra
o Matéria prima.
 Gerar requisição
o Estoque de peças;
o Estoque de máteria prima.
 Gerar ordem de Montagem
o Importar o desenho técnico da maquina.
 Controlar Estoque
o Cadastrar matéria prima;
o Controlar estoque mínimo de matéria prima;
o Controlar prazo de entrega do produto do fornecedor;
o Cadastrar peças fabricadas;
o Cadastrar peças compradas;





Funções e perspectivas do Produto

O sistema facilitará a interação dos setores de Produção/Estoque, no sistema todas às maquinas e suas peças (peças que a compõe) que a empresa produzir será previamente cadastrado e também será possível inserir novos produtos. As maquinas ao ser requisitadas será gerado uma ordem de fabricação onde mostrará todos os seus itens que será necessário para sua criação e o desenho técnico da maquina (que futuramente será direcionado para o setor de montagem), que devera ter sido elaborado pelo setor de engenharia, onde contem tamanho das peças, da maquina e como monta-la, essa ordem será encaminhada para o setor de produção onde será conferido no setor de estoque se existi todas as peças que compõe a maquina, todas as maquinas terá junto a seu cadastro o manual para impressão.
O setor de produção irá gerar uma requisição para as peças da maquina para o setor de estoque, que fará a conferencia dos itens existentes no estoque, a falta de algum item o sistema deve verificar se há matéria prima em estoque para produzir a peça, se não houver o sistema disponibilizara a opção de gerar uma ordem de compra da matéria prima, ao ser cadastrado a matéria prima que foi comprada o sistema automaticamente irá gerar a ordem de fabricação das peças (já está na fila) que necessita para criação da máquina, dando a opção ao usuário de continuar ou não com o pedido de fabricação da peça.
Os maquinários que produz as peças que farão parte da maquina, serão previamente cadastrados no sistema onde será descrito a principal função de cada maquina, poderá ser determinado as horas que deverá trabalhar por dia, os intervalos para mudança de layout ou manutenção, o sistema devera assim que for requisitado uma maquina verificar a disponibilidade da maquina com o tipo de layout compatível com a peça que deseja fabricar e , se as horas que é definido para a maquina trabalhar é suficiente para fabricar o pedido(um pedido pode ter mais de uma peça do mesmo tipo).todas essas informações vão se apresentadas ao usuário.
O objetivo do sistema é controlar e facilitar a interação dos dois setores (Estoque/Produção) e automatizar e garantir que todas as informações estejam sendo repassada aos outros setores, proporcionando a empresa uma rapidez no seu atendimento ao cliente, uma estimativa de tempo de entrega do seu produto.

F1 – Controle do Produto Final
Descrição: O sistema deverá cadastrar as máquinas com os seus componentes e tambem permitir a alteração dos dados, adicionando ou inutilizando este item cadastrado, fará anexo do manual, desenho técnico e imagem especifica de cada máquina.

Requisitos Não Funcionais
NF 1.1 – Cadastro do produto final
Restrição: A função só poderá ser executada pelo setor responsável pelo controle das máquinas no sistema.

NF 1.2 – Alteração do Cadastro do produto final
Restrição: As alterações como adicionar máquinas e inutilizar itens, só poderá ser feita pelo administrador(gerente) da empresa.


F2 – Gerar ordem de fabricação da peça do produto final
Descrição: Quando for solicitado um produto e detectado a falta de algum item no estoque de peças, o sistema deve gerar uma ordem de fabricação dessa peça listando toda matéria prima necessaria para fabricação da mesma e junto a esse relatorio a imagem referente a peça para que não haja duvida de qual peça terá que ser fabricada, essas informações serão repassadas para o setor de produção indicando qual máquinario no determinado momento está trabalhando com layout da peça requerida.

Requisitos Não Funcionais
NF 2.1 – Identificar maquinarios disponiveis
Restrição: O sistema deve informar o maquinario com o mesmo layout da peça que esteja disponivel no momento ou com uma fila menor dependendo da urgência do pedido.
NF 2.2 –
Restrição:
NF2.3 –
Retrição:

F3– Controle do estoque de peças
Descrição: O sistema irá cadastrar as peças que são fábricadas na empresa, e as peças que são compradas de fornecedores.

Requisitos Não Funcionais
NF 3.1 – Estoque Minimo de peças compradas de fornecedores
Restrição: O sistema deve informar ao usuário quando o estoque atingir a sua quantidade minima, e automaticamente gerar a ordem de compra(no caso de peças compradas de fornecedores) .
NF 3.2 – Estoque minimo de peças fábricadas pela própria empresa
Restrição: O sistema deve informa também o estoque minimo das peças fábricadas na própria empresa.
NF3.3 – Prazo minimo de entrega de peças e de fabricação
Retrição: O sistema deve alertar quanto ao prazo de fabricação das peças e a quantidade de dias para entrega da peças compradas de fornecedores(obs: os dias minimos de cada fornecedor será diferentes levando em consideração os fornecedores fora da cidade ou até mesmo do estado).


F4 – Controle de estoque de matéria prima das peças
Descrição: O sistema deverá cadastrar as matérias primas das peças e do produto final

Requisitos Não Funcionais
NF4.1 – Estoque Minimo
Restrição: O sistema deve informar ao usuario quando o estoque atingir a sua quantidade minima, e automaticamente gerar a ordem de compra .
NF 4.2 – Prazo minimo de entrega da matéria prima
Restrição: O sistema deve alertar quanto ao prazo de entrega da materia prima compradas de fornecedores(obs: os dias minimos de cada fornecedor será diferentes levando em consideração os fornecedores fora da cidade ou até mesmo do estado).

F5 – Controle dos máquinarios que produz as peças do produto final
Descrição: O sistema deverá cadastrar as maquinas como torno, fresadora e etc. , que são maquinas que produzem o produto final da empresa; Cadastrar o funcionario que a opera ;os tipos de layout que cada máquina pode trabalhar; também deverá constar a carga horária de trabalho de cada máquina, dentro desse horário quantas paradas para manutenção e quanto tempo de duração dessa pausa.

Requisitos Não Funcionais
NF5.1 – Interrupção ou mudança de layout da máquina produtora
Restrição: O maquina com determinado layout só pode ser interrompida quando atingir uma determinada quantidade de peças feitas ou quando o seu horário de funcionamento expirar.
NF 5.2 –Funcionário
Restrição: O funcionário cadastrado não pode operar mais de uma maquina no mesmo momento.
F6 – Gerar ordem de fabrição do produto final
Descrição: Após a maquina ser cadastrada identificada no sistema, quando for requisitada um produto o sistema deve gerar um ordem listando todos os itens do produto com imagem do mesmo. Nesse parte do sistema também deve conter a opção de visualizar o desenho tecnico e o manula da maquina o que será indispensavel para o setor de produção nele constará todos os dados do produto com: tamanho das peças que há compõe, espessuras a ligação entre elas.

Requisitos Não Funcionais
NF6.1 – Verificar peças da produto
Restrição: Ao ser solicitado o sistema deve verificar se há peças exclusiva da produto suficiente, se não o sistema deve destacar a peça em falta total ou parcial.
NF 6.2 – Anexar desenho Técnico do produto final
Restrição: O desenho técnico deve ser possivel visualizar em PDF podendo ser impresso ou salvo.
NF 6.3 –Anexar manual do produto final
Restrição: O manual do produto final deve ser possível visualizar em PDF podendo ser impresso ou salvo.


F7 – Gerar ordem de montagem do produto final
Descrição: O setor de produção, após todas as peças feitas, chapas na medida certa e etc.. e conferência de todas itens do produto final, o setor deve informar ao sistema quando todos itens referente ao produto estiverem prontos e a partir dai o sistema deve gerar a ordem de montagem anexado junto a essa ordem o seu desenho técnico que nela constará as ligações de cada parte da máquina.

Requisitos Não Funcionais
NF7.1 –
Restrição:

NF 7.2 –
Restrição:


F8 – Requisição de peças
Descrição: Quando for gerada uma requisição de peças o estoque deve ser verificado a quantidade necessaria para a fabricação do produto final. Se a quantidade atender a necessidade do produto deve ser subtraido a quantidade de peças do mesmo genero do total das peças do estoque

Requisitos Não Funcionais
NF8.1 – Subtração do estoque de peças
Restrição: Assim que for informado a partir da requisição a quantidade de peças que a máquina precisa o sistema deve verificar se a quantidade é maior ou igual a quantidade solicitada. Se menor o sistema deve emitir um alerta informando que a quantidade é maior do que a que existe no estoque.

NF8.2 –
Restrição:


F9 – Requisição de Matéria Prima
Descrição: Quando for gerada uma requisição de matéria prima o estoque deve ser verificado a quantidade necessaria para toda fabricação da quantidade solicitada . Se a quantidade atender a necessidade do produto deve ser subtraido a quantidade de peças do mesmo genero do total da materia prima especifica.

Requisitos Não Funcionais
NF9.1 – Subtração do estoque de peças
Restrição: Assim que for informado a partir da requisição a quantidade de materia prima que a peça precisa para ser construida o sistema deve verificar se a quantidade é maior ou igual a quantidade solicitada. Se menor o sistema deve emitir um alerta informando que a quantidade é maior do que a que existe no estoque.

NF9.2 –
Restrição:

F10– Situação da fabricação do produto final
Descrição: No sistema deve ter a opção de ser inserido a situação que o produto final se encontra como por exemplo: montagem, aguardando peça.

Requisitos Não Funcionais
NF10.1 –
Restrição:

NF10.2 –
Restrição:


F11–Gerar ordem de compra de matéria prima
Descrição: A partir da verificação do estoque seja em uma requisição ou em relatório semanais o sistema deverá ter a opção de gerar a ordem de compra de matéria prima, nessa ordem deve conter informações do funcionario que requisita, quantidade do produto e dados do produto.
Requisitos Não Funcionais
NF11.1 –
Restrição:

NF11.2 –
Restrição:



F1 – Controle do Produto Final;
F2 – Gerar ordem de fabricação da peça do produto final;
F3– Controle do estoque de peças;
F4 – Controle de estoque de matéria prima das peças;
F5 – Controle dos máquinarios que produz as peças do produto final;
F6 – Gerar ordem de fabrição do produto final ;
F7 – Gerar ordem de montagem do produto final;
F8 – Requisição de peças;
F9 – Requisição de Matéria Prima;
F10– Situação da fabricação do produto final;
F11–Gerar ordem de compra de matéria prima.










  


2. what?

igor muzetti
parrera

(usa Debian)

Enviado em 28/06/2012 - 15:30h

não entendi o que você deseja.
qual a dúvida?
sua duvida eh saber o que eh requisito funcional e não funcional?





3. Re: Ajada analise e desenvolvimento de Projeto

Adamastor Ferreira
Gator27

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/06/2012 - 15:40h

A minha dificuldade e de achar mais requisitos funcionais e não funcionais. O professor me pediu para acrescentar mais requisito funcionais e não funcionais e dar uma enxuga no projeto.


O requisitos funcionais são aqueles que descrevem o comportamento do sistema, suas ações para cada entrada, ou seja, é aquilo que descreve o que tem que ser feito pelo sistema. São o cérebro do projeto, já que descrevem as funcionalidades que o sistema deve dispor.



Os requisitos não funcionais são aqueles que expressam como deve ser feito (não confundir requisitos não funcionais com design). Em geral se relacionam com padrões de qualidade como confiabilidade, performance, robustez, etc. São muito importantes, pois definem se o sistema será eficiente para a tarefa que se propõe a fazer ou não. Um sistema ineficiente certamente não será usado. Neles também são apresentados restrições e especificações de uso para os requisitos funcionais.



4. sim, mas...

igor muzetti
parrera

(usa Debian)

Enviado em 28/06/2012 - 19:31h

A definição de requisitos funcionais e não-funcionais eu sei!! mas parece que você mesmo já listou alguns não-funcionais que pra mim não são.

Não-funcionais para mim seria mais voce listar tempo de resposta do sistema aos comandos, será web? pra linux, windows, mac? e por ai vai...


Da prequiça de ler o tamanho dessa especificação de trabalho SEU para lhe ajudar com SEU TRABALHO. Além de não ser objetivo deste fórum (pelo menos acredito que não). Por isso UMA DICA é ser mais claro e objetivo em suas DÚVIDAS, assim você consegue resposta mais rápidas que lhe ajudarão.






5. Re: Ajada analise e desenvolvimento de Projeto

Adamastor Ferreira
Gator27

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/06/2012 - 20:53h

Acrescentei mais funções no meu projeto, e agora o próximo passo e fazer o diagrama de caso de uso.

F14– Controle de maquinario de produção
Descrição: Deve ser cadastrado o nome do funcionário que opera a determinada maquina com especificações da sua formação, com horario de inicio e término do trabalho
Requisitos Não Funcionais
NF14.1 – As alterações de dados do funcionário ou remanejamento de maquinario só pode ser feita pelo Administrador da empresa
Restrição:

NF14.2 –
Restrição:

F15 – Controle dos máquinarios que produz as peças do produto final
Descrição: Deverá constar a carga horária de trabalho de cada máquina, dentro desse horário quantas paradas para manutenção e quanto tempo de duração dessa pausa. Apartir desses dados o sistema deve somar todas horas trabalhadas do maquinario e subtrair pela quantidade de horas de manutenção e pausa do funcionario; Cada maquina terá o layout especifico podendo trabalhar com mais de um layout.

Requisitos Não Funcionais
NF 15.1 – Interrupção ou mudança de layout da máquina produtora
Restrição: O maquina com determinado layout só pode ser interrompida quando atingir uma determinada quantidade de peças feitas ou quando o seu horário de funcionamento expirar.
NF15.2 –Funcionário
Restrição:

F16– Controle de estoque de peças
escrição: O sistema irá controlar o estoque minimo e maximo de peças cadastrar as peças que são fábricadas na empresa, e as peças que são compradas de fornecedores.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts