Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Comunidades

Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]

[1] Enviado em 21/11/2008 - 20:47h Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


Sumário:
<0> ... Agradecimento
<1> ... Introdução
<2> ... Ingredientes
<3> ... Preliminares
<4> ... Bios detectando hd
<5> ... Particionando hd
<6> ... Instalação de s.o.'s
<6.1> ... win2k
<6.2> ... Linux
<A1> ... Apêndice 1
<7> ... webcan integrada
<8> ... Referências

<0> Agradecimento:
Gostaria de agradecer ao viva o linux por ceder o espaço para divulgação e a todos que fazem desse portal a melhor fonte de troca de idéias sobre esse sistema genuinamente livre.

 

  


[2] Enviado em 21/11/2008 - 20:47h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


<1> Intro:
Resolvi escrever porque acredito que essas dicas podem ajudar muita gente, inclusive eu mesmo, em referências futuras. Mas ajuda principalmente quem pretende migrar do windows p/ Linux ou quem comprou um pc e veio com um sistema operacional (s.o.) que não gostou. Como fazer para instalar outro que vc queria? Não, vc não está refém da Micro$oft e muito menos do Linux que por ventura veio instalado. Vou narrar aqui, as minhas duas semanas de aventuras e aprendizado sobre como mudar isso. Apesar de me basear na instalação em um note positivo, as dicas aqui não se prendem a notebooks e devem valer para qualquer computador. Vejamos então como fazer para mudar o jogo a nosso favor.

 

[3] Enviado em 21/11/2008 - 20:50h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


<2>Ingredientes:
-- 1 livecd do gparted. vc pode baixar da referência [1] e queimar um cd (não vou me preocupar em ensinar como queimar um livecd aqui por fugir do foco do assunto. Na net já existem bons tutoriais ensinando como fazer isso).
-- 1 cd de instalação do Debian Lenny com XFCE [2].
-- Endereços para repositórios Debian anotados [3].
-- 1 cd de instalação do win2000 (dá pra conseguir via bittorrent).

 

[4] Enviado em 21/11/2008 - 20:51h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


<3> Preliminares:
Por que Debian e win 2000 ? O win2k na minha opinião foi o melhor ruindows produzido até agora. Leve e funcional. 'Um xp sem firulas', como eu li outro dia num fórum. Debian porque já usava o kurumin antes, depois usei o ubuntu, a tendência natural é a gente sair dos derivados e cair logo na fonte. É uma das distros mais antigas, e não que um slax da vida não seja um pitelzinho, mas procurei ser mais tradicional dessa vez. vc ainda pode retrucar e dizer: - mas instalar a versão testing! loucura! Calma, nem tanto. A opção pela versão testing é por ser é mais atual. Tentei instalar a versão stable (etch) aqui, mas não detectou o hd do note de jeito nenhum. Com o Lenny não tive problemas. Vai por mim: Um Debian é sempre um sistema robusto, não vai te deixar na mão.
Se vc tem um note sem drive de cdrom, como o eeepc por exemplo, de uma olhada na referência [4]. Sem mais conversa, mãos a obra..

 

[5] Enviado em 21/11/2008 - 20:52h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


<4> Se seu a hd é sata, a primeira medida a tomar é desabilitar isso na bios:
Ao dar boot, pressione 'del' (em alguns notes 'F2') e entre no programa da bios. Vá em 'advanced' e desabilite o 'sata mode'. Deve ficar assim:
sata mode selection: 'disable'
Salve e saia ('F10' e confirme: 'yes').
obs: se vc nem sabe o que é um hd sata, ignore esse passo a princípio, mas se tiver problemas para detectar o hd volte aqui. coloquei este passo porque o note que estou usando tem hd sata.

 

[6] Enviado em 21/11/2008 - 20:52h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


<5> Vamos agora particionar o hd.
Com Gparted livecd em mãos, de boot com o cd na bandeja, e ao entrar na interface gráfica, ele já irá abrir o particionador. Mas, antes de mexer no particionador, abra um terminal e dê o comando:
#fdisk -l
Isso lhe permitirá ver se o seu hd foi detectado. Por exemplo se o seu hd é de 120 Gb, deve ser mostrado alguma coisa do tipo:

Disk /dev/hda: 120.0 GB, 120041885696 bytes
... heads, ... sectors/track, ... cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0xe25e7d2b

Dispositivo Boot Start End Blocks Id System
/dev/hda1 * 1 1275 ............ 7 HPFS ou NTFS

ok, confirmando que o hd foi detectado, feche o terminal e vá para o particionador. vc pode particionar o hd a seu gosto, mas aqui farei a seguinte configuração: 1 partição para win, 1 partição de troca, 1 partição swap, 1partição Linux.
Para fazer isso, com o particionador crie uma partição primaria com 10Gb (estou supondo um hd de 120Gb) no começo do hd para o windows. Em seguida crie uma partição extendida com 50Gb que será a partição de troca onde vc pode colocar suas coisas. Depois disso crie uma unidade lógica dentro da partição extendida, ocupando todo seu tamanho. Crie então uma partição de 1Gb para swap, e em seguida uma partição para o Linux de 10Gb. Não é necessário nesse ponto, mas se vc quiser vc já pode formatar a primeira partição em ntfs, a segunda como fat32, a terceira como swap, e a quarta como ext3. pronto, aplique as mudanças, espere o gparted fazer o trabalho e saia. Não esqueça de ajustar a primeira partição como bootazel.
obs: Se vc quiser realmente "zerar" o hd antes de particiona-lo, vc pode usar o comando [5]:
#shred -n 1 -v /dev/hda
ou (#shred -n 1 -v /dev/sda , dependendo de como o seu hd foi identificado)
Contudo, observe que isto também não é necessário, pois quando vc for instalar os s.o.'s o instalador já formata a partição antes da instalação, e é recomendado que vc faça isto, i.e., deixe próprio instalador formatar a partição antes da instalação.
Até agora ocupamos apenas 71Gb do hd, e o restante? No meu caso eu deixei sem nada. Coisa mais insana! Nem tanto, pra mim estes 70Gb são mais que suficientes, sem falar que o pc fica mais rápido se tem que buscar os arquivos em espaços menores no hd.

 

[7] Enviado em 21/11/2008 - 20:54h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


<6> vamos partir então para a instalação dos s.o.'s em si:
<6.1> A instalação win2k é a usual como qualquer instalação de ruindows. Coloque o cd de instalação na bandeja e siga em frente. Quando for instalar, formate em ntfs e instale na primeira partição para que ele possa enxergar a partição de troca. Depois que o windows estiver instalado vc pode formatar a partição de troca como fat32. É conveniente fazer isso, pois se vc depois formatar a partição Linux como ext3, isso lhe dará a possibilidade de que com o Linux vc seja capaz de ler, salvar e executar arquivos na partição de troca com facilidade. No ruindows é também muito conveniênte que vc tenha o cd da placa mãe da sua máquina, ou tenha os drivers da placa mãe (que vc deve baixar no site do fabricante) gravados em um cd, para poder instala-los logo após a conclusão da instalação do s.o.
<6.2> Na instalação do Linux, fiz a opção com o xfce como interface gráfica do Debian Lenny. Questão de gosto. De boot com o cd (não esqueça de ajustar a bios para que no boot sua máquina vá primeiro no cdrom ao invés do hd), e caso tenha problemas com o video, de boot novamente com o cd, pressione 'TAB' e entre com o parametro de boot: 'vga=771' , para que não tenha problemas em detectar o monitor LCD.
Não vou esclarecer todos os detalhes da instalação aqui. Certamente existe um farto material na rede explicando como instalar um Debian. Sendo breve, o que vc deve fazer durante a instalação (manual) é: (a) escolher a partição desejada onde o Linux deve ser instalado (no nosso caso a última), (b) definir o ponto de montagem e (c) habilitar a formatação da partição pelo próprio instalador (aconselho formatar como ext3).
As vezes o instalador não detecta a rede via dhcp. De um 'continuar' e peça para ele tentar automaticamente denovo, pode ser que aí então ele detecte.
No meio da instalação, escolha como repositório somente o cd. Só após a instalação iremos ajustar os repositórios no arquivo /etc/apt/sources.list
Ao final da instalação escolha somente as opções [vide (A1) abaixo]:
* Desktop enviroment
* Laptop (somente no caso de notebooks)
deixe que ele faça o grub, e pronto, o principal já está feito.
Agora é ajustar os repositórios no arquivo sources.lis (/etc/apt/sources.list). Tendo isso anotado vc deve editar o arquivo incluindo os repositórios.
#nano /etc/apt/sources.list
(nano é o editor de textos). Seu sources.list deve ficar mais ou menos assim:

deb http://ftp.br.debian.org/debian lenny main contrib non-free
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian lenny main contrib non-free
deb http://security.debian.org lenny/updates main
deb-src http://security.debian.org lenny/updates main

Edite esse arquivo com os repositórios a seu gosto, tendo em vista a referência [3]. Observe que se vc comentar a linha que faz referência ao cdrom ele não vai ficar pedindo para vc colocar o cd toda hora que vc quiser instalar alguma coisa, irá baixar direto dos repositórios. Uma outra pequena e boa dica nessa parte é abrir o arquivo /etc/inputrc com seu editor de textos favorito e descomentar a linha
#set bell-style none
isso acaba com aquele beep chato ao rebootar a máquina.
Entra agora no aptitude [não vou ensinar como usar o aptitude. é um programinha bem intuitivo e nada que 5 min. usando vc já não descubra como ele trabalha (nada mais é que o synaptic em modo texto). vc também pode fazer tudo por linha de comando, tipo: # apt-get install 'nome_do_pacote']
#aptitude
atualize o aptitude ( pressione 'u') e faça uma atualização do sistema: de um ctrl-t para entrar no menu acima e logo na primeira fila do menu vc verá a opção para atualizar o sistema (é um U maiúsculo ou algo assim). Recomendo que vc realmente faça isso: atualize o sistema, pois não se esqueça que é a versão testing, não está livre de erros e é corrigada com frequência, por isso cabe uma atualização neste ponto.
Por último vc pode dar um #fdisk -l para ver onde o sistema montou a sua partição de troca, e editar o arquivo fstab (/etc/fstab) para que o sistema já monte a partição no boot. Aí vc não precisaraá monta-la na mão toda vez que for usa-la. Supondo que sua partição de troca está em /dev/hda6, adicione a seguinte linha ao arquivo fstab (supondo que ela está formatada em fat32) [6]:
/dev/hda5 /mnt/hda5 vfat auto,user,rw,exec,sync,umask=000 0 0

 

[8] Enviado em 21/11/2008 - 20:55h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


|-(A1)--> Nesta etapa vc ainda pode optar por não selecionar nada. Absolutamente nada, nem sistema básico. Caso queira fazer isso, ao fim da instalação, depois de instalado do grub, usualmente vc deve querer instalar o X, o gerenciador de janelas, e o resto dos aplicativos. Isso pode ser feito da seguinte forma:
Entre no aptitude:
#aptitude
intale o seguinte:
xserver-xorg-core, xfonts-base, xfonts-100dpi
(existem boas referências na rede sobre como instalar o X, eu tinha algumas em baixo da manga, mas fui procurar agora e vi que acabei perdendo os links : \ ).
Após isso instale seu gerenciador de janelas favoritos. Por exemplo, para instalar o fluxbox via aptitude instale simplesmente o pacote:
fluxbox
Após instalado o X e o gerenciador de janelas, é hora de vc rebootar sua máquina e ver se está tudo certo. Como consequência do passo acima, se vc entrou no fluxbox e está tudo certo, vc já está pronto para completar o resto da instalação do seu Linux com os aplicativos de sua preferência.
Caso não consiga entrar no seu gerenciador de janelas, usualmente vc terá então que editar o arquivo xorg.conf (/etc/X11/xorg.conf).
Para ajustar o xorg.conf, se certifique da frequência em que seu monitor de video trabalha (monitores LCD, vide passo <5.2> acima), abra o xorg.conf com seu editor de textos, por exemplo:
#nano /etc/X11/xorg.conf
e procure pelas linhas
Horiz Sync ----> 28-90
Vert Refresh ---> 50-92
ajuste essas linhas de acordo com o especificado no seu monitor de vídeo.
Procure saber também qual é a sua placa de vídeo. Por exemplo, para uma placa nvidea, ajuste a linha do xorg.conf
Driver "veza" ---- para ----> Driver "nv"
Reboot sua máquina e veja se o problema foi solucionado. Estes são casos típicos de problemas com o xorg.conf. Uma outra dica interessante para solução de problemas com o xorg.conf é vc dar boot com um livecd que reconhece tudo na máquina (por exemplo o kurumin, ou o mesmo o gparted livecd), montar a partição onde está instalado o seu Linux (isso ainda rodando com o livecd) e mover (trocar) o xorg.conf do livecd para o diretório /etc/X11 onde está o xorg.conf problemático do seu sistema, ou seja, substituir o arquivo problemático do seu sistema pelo do livecd que funciona [7].
E para vc, que está montando o sistema dessa forma, de maneira pontual, pelo aptitude e com o flux, gostaria de deixar a dica de alguns aplicativos (são de gosto pessoal ok ?!):
Logo após sua interface gráfica estar em pé, aconselho vc a instalar um firewall. Minha dica é o Firestarter : muito bom!
Instale o também o 'gdm light' como gerenciador de login. O light no gdm é coisa minha. Quando for instalar o gdm, instale só "libdmx1" e o "gdm". Dá ~ 11,6 Mb, pesado, mas funciona, e é bem melhor que os 21Mb do gdm completo.
Após instalado o gdm, como gerenciador de arquivos eu sugiro o pcmanfm.
Shell: xterm
Editores de texto: Leafpad, nano, Abiword.
Ferramentas de sistema: build-essential, alien, bzip2, zip
Visualizador ps/pdf: gv
Browser: iceweasel (qualquer um que não seja a versão 3). Aqui ainda vale a dica de vc instalar o mozilla-mplayer, e jre (sun-java"x"-jre. onde "x" = núm. da versão, gosto da versão 5). Aqui cabe a dica para configurar o jre plugin para o iceweasel:
[ Procure onde o arquivo 'libjavaplugin_oji.so' foi intalado. Por exemplo, usando o synaptic:
-> synaptic -> procurar: jre -> botão direito em jre -> propriedades -> arquivos instaldos
Crie um link simbolico para este arquivo na pasta /usr/lib/iceweasel/plugins. Exemplo:
$sudo ln -s /usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun-1.5.0.15/jre/plugin/i386/ns7- cc29/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/iceweasel/plugins

ln----------------------------------------------------------------> cria link (hardlink)
ln -s-------------------------------------------------------------> cria link simbolico
/usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun-1.5.0.15/jre/plugin/i386/ns7-gcc29/libjavaplugin_oji.so-- --> arquivo a ser linkado
/usr/lib/iceweasel/plugins-----------------------------------> local onde ficará o link

Digite: 'about:plugin' no campo de endereços do seu browser para verificar se o jre foi instaldo. Deve aparecer algo semelhante a isto:
Java(TM) Plug-in 1.5.0_15-b04

File name: libjavaplugin_oji.so
Java(TM) Plug-in 1.5.0_15

Obs: caso não de certo tente fazer o mesmo com o arquivo libjavaplugin_oji.so que fica no diretório /usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun-1.5.0.15/jre/plugin/i386/ns7 ]
Personalização de desktop: idesk, gkrellm
Multimídia: Brasero, sound-juicer, beep-media-player, gimp
Latex: tetex-bin, tetex-extra, texlive-lang-latin, texlive-lang-portuguese

 

[9] Enviado em 21/11/2008 - 20:56h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


<7>Para finalizar, como se eu já não tivesse escrito o suficiente, ainda resta configurar a webcam integrada do note.
Basicamente vc precisa instalar os pacotes: linux-uvc-source, libpt-plugins-v4l2 e depois dar os comandos:
#m-a prepare
#m-a a-i linux-uvc
Instale o cheese depois disso para ver com ficou. Vou deixar aqui a referência (dê uma olhada! ). Comigo funcionou perfeitamente:
http://squad17.org/node/15

 

[10] Enviado em 21/11/2008 - 20:57h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


 

[11] Enviado em 24/11/2008 - 14:26h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Marcel C. Tavelin
(xinelo)

(usa Debian)


 

[12] Enviado em 24/11/2008 - 15:33h Re: Inst. de Linux Debian e win 2000 em desktop e/ou notebook [RESOLVIDO]
Linux user: Francisco Emmanuel Silvério
femars

(usa Fedora)


Cara, acho que vc colo isso num lugar errado, deveria estar na seção de dicas e não nas perguntas, seilah! :/

 

  
<< Primeira | Anterior Próxima | Última >>
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.