Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

1. Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

Jeferson
Deis

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/12/2012 - 14:23h

Ola pessoal.

Gostaria de sbaer como colocar uma figura, imagem, desenho representação ou sei la como se chama isso, em um exercicio de programação em C.

Sou iniciante em programação C estou fazendo um exercicio de calculos trigonométricos.

Queria que ao rodar o programa e ele mostrasse no terminal o formato de um triângulo para que o usuario visualizasse o triângulo antes de fornecer os dados. Para que o usuario entendesse o programa e eu aprofundo meu aprendizado.






  


2. Re: Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 07/12/2012 - 15:59h

se que exibir algum gráfico/imagem é lógico que precisa de uma API gráfica, a de uso mais fácil que conheço é a SDL .


3. Re: Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

Jeferson
Deis

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/12/2012 - 16:14h

gokernel escreveu:

se que exibir algum gráfico/imagem é lógico que precisa de uma API gráfica, a de uso mais fácil que conheço é a SDL .


Vixi rsrs. Eu começei a programar faz pouco tempo; nem tenho ideia do que você me indicou.

Nesse caso eu preciso que você desenhe pra mim rsrs.

Não querendo ser folgado nem abusar de você.

É que estou de ferias, e eu e uns colegas estamos treinando a programação em C para não esquecer.

Mas nesse caso em particular nós não aprendemos; porque não faz parte da matéria esse assunto de ter um desenho pontilhado .

O que nos estamos fazendo é um programa em C de cálculo trigonométrico e queriamos que esse triângulo saisse no terminal. Um triangulo pontilhado só para que o usuario compreenda o exercicio.


4. Re: Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 07/12/2012 - 17:10h

"É que estou de ferias, e eu e uns colegas estamos treinando a programação em C para não esquecer."

ahahahah ... vou só rir para não dar uma resposta "curta e grossa". ;)

vc sabe o que é google ??? ... boa diversão ;)




5. Re: Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

Jeferson
Deis

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/12/2012 - 17:16h

gokernel escreveu:

"É que estou de ferias, e eu e uns colegas estamos treinando a programação em C para não esquecer."

ahahahah ... vou só rir para não dar uma resposta "curta e grossa". ;)

vc sabe o que é google ??? ... boa diversão ;)



Para eu não lhe dar; uma resposta " mais curta e mais grossa ". ;)

Obrigado por sua atenção.


6. Gráfico

Emerson Lara
snowbg

(usa CentOS)

Enviado em 17/12/2012 - 11:32h

Se você quer apenas exibir um triângulo qualquer na tela, você pode fazer toscamente usando barrinhas e underlines...
Mas se quer algo mais elaborado com plano cartesiano, escala, círculo trigonométrico, etc, sugiro que utilize outra linguagem como Java, Delphi, C#, VB, etc...
Ser-lhe-á muito mais útil e simples.


7. Re: Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

Jeferson
Deis

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/12/2012 - 12:36h

snowbg escreveu:

Se você quer apenas exibir um triângulo qualquer na tela, você pode fazer toscamente usando barrinhas e underlines...
Mas se quer algo mais elaborado com plano cartesiano, escala, círculo trigonométrico, etc, sugiro que utilize outra linguagem como Java, Delphi, C#, VB, etc...
Ser-lhe-á muito mais útil e simples.


Obrigado snowbg pela sua ajuda.

Eu já havia resolvido usando: " * ".

Me diga uma coisa; estou começando do zero a aprender a programar em C.

Como que faz para pegar o codigo fonte e tranformar em janelas, modo gráfico?


8. Re: Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/12/2012 - 05:25h

Eu discordo desse negócio de deixar de usar C ou C++ para gráficos ou para GUI, especialmente se a alternativa for algo como Java, Delphi, C# ou VB.Net.

Nenhuma dessas linguagens dispõe realmente de recursos para gráficos ou GUI em nível de linguagem de programação, mas tão-somente vêm acompanhadas de bibliotecas de funções que implementam funcionalidades gráficas e, às vezes, também de um ambiente de desenvolvimento que facilita o projeto visual da interface com o usuário (não é o caso de Java, na distribuição padrão da JDK, sendo necessário recorrer ao NetBeans ou Eclipse parar dispor de um ambiente assim).

Diante disso, é fato que tanto bibliotecas de GUI quanto ambientes de desenvolvimento que facilitam a construção de interfaces visuais existem para C++ e para C. Aliás, existem várias opções de ferramentas para se escolher, cada uma com seus prós e contras.

São tantos os recursos disponíveis em C e C++ para se trabalhar com GUI que alguns proponentes de outras linguagens chegam a alegar que a suposta unidade da biblioteca que acompanha a linguagem de sua escolha é uma vantagem sobre a multiplicidade de opções que há para C e C++. Tal linha de argumentação, no entanto, não é muito adequada, pelos seguintes motivos:

1) A existência de diversas bibliotecas não obriga ninguém a usá-las ao mesmo tempo e de modo inconsistente num mesmo projeto ou produto.

2) A depender do projeto, ter mais de uma opção pode ser útil ou até crucial, principalmente se tais opções possuírem graus diferentes de camadas de abstração ou de acesso a recursos do hardware de vídeo.

3) Em alguns casos, é simplesmente falso dizer que a linguagem X tem apenas uma biblioteca oficial para GUI. Java, em particular, só teve "a" biblioteca gráfica, AWT, no início de sua existência, mas a própria Sun acabou achando-a inadequada para uso geral e passou a propor a Swing como algo que, em certas partes, substituía, noutras, complementava, a antiga biblioteca "única". Só que houve outras iniciativas independentes de "melhorar" a AWT, que tiveram decisões de projeto diferentes e chegaram a resultados distintos. Para complicar mais um pouco, tem-se o cenário de que certos IDEs favorecem o uso de uma biblioteca, outros, de outras.

4) Sendo a parte de GUI efetivamente exterior à linguagem de programação propriamente dita, a qualquer momento uma biblioteca completamente diferente pode ser implementada, e se pode até mesmo implementar numa linguagem uma biblioteca desenvolvida inicialmente em e para outra linguagem.


9. Re: Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/12/2012 - 07:28h

Deis escreveu:

Me diga uma coisa; estou começando do zero a aprender a programar em C.

Como que faz para pegar o codigo fonte e tranformar em janelas, modo gráfico?


Está começando a programar em C, mas já sabe muito bem outras linguagens, ou está começando a aprender a programar, usando C como linguagem introdutória?

Se for o segundo caso, eu diria para você não se preocupar com gráficos por um tempo, pois -- e digo isso por experiência própria -- o desejo de fazer logo "coisas legais" entra em conflito com a necessidade de aprender a fazer bons programas, que não apenas produzem resultados corretos, mas o fazem de modo eficiente. Nesse caso, dedique-se com paciência, inicialmente, a aprender estruturas de dados e algoritmos, pois disso depende qualquer programa, desde a mais visualmente sofisticada interface em tempo real 3D até o software embarcado da injeção eletrônica do carro, que não tem qualquer interface visual direta com o usuário.


10. Re: Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

Jeferson
Deis

(usa Ubuntu)

Enviado em 19/12/2012 - 14:02h

paulo1205 escreveu:

Deis escreveu:

Me diga uma coisa; estou começando do zero a aprender a programar em C.

Como que faz para pegar o codigo fonte e tranformar em janelas, modo gráfico?


Está começando a programar em C, mas já sabe muito bem outras linguagens, ou está começando a aprender a programar, usando C como linguagem introdutória?

Se for o segundo caso, eu diria para você não se preocupar com gráficos por um tempo, pois -- e digo isso por experiência própria -- o desejo de fazer logo "coisas legais" entra em conflito com a necessidade de aprender a fazer bons programas, que não apenas produzem resultados corretos, mas o fazem de modo eficiente. Nesse caso, dedique-se com paciência, inicialmente, a aprender estruturas de dados e algoritmos, pois disso depende qualquer programa, desde a mais visualmente sofisticada interface em tempo real 3D até o software embarcado da injeção eletrônica do carro, que não tem qualquer interface visual direta com o usuário.


Obrigado paulo1205 por sua explicação.

Paulo; o primeiro contato com programação foi com a linguagem C. Nunca aprendi nenhuma outra linguagem.

Estou fazendo curso técnico em manutenção e suporte em informática e temos no curso, 1 semestre de programação em C e nada mais.

Neste curso fizemos alguns programas e eu fiz em casa alguns exrecicios que estão pela internet.

No curso que eu estou fazendo não haverá mais contato com a linguagem C.

O que foi aprendido no curso é bem basico.

Bibliotecas, printf, scanf, tipos de dados, operadores númericos, operadores logicos, operadores relacionais, if else,for e vetnum.

Aprendemos isso; mas tudo bem básico.

Não aprendemos switch, while, do while, ponteiros.

Estou com uns 50 ou mais programas feitos. Gostaria de nessas férias conseguir transformar pelo menos um desses códigos fonte em uma interface gráfica. Só por puro gosto e prazer de ver o programa em modo gráfico.

Eu não tenho uma mente esperta para programação mas nesse semestre tirei a melhor nota. Minha defasagem em programação eu compenso com muito esforço e dedicação.

Então Paulo, se você puder me ajudar a fazer um interface gráfica eu lhe agradeço. Dai quem sabe por comparação ou analogia, eu consiga fazer para os demais programas.

Obrigado pela atenção.


11. Re: Como colocar no programa C [RESOLVIDO]

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/12/2012 - 01:13h

Como eu disse antes, você pode usar bibliotecas que implementem interfaces gráficas. Algumas delas funcionam em várias plataformas (Windows, Linux, MacOS etc.), e ainda incluem outras funcionalidades que facilitam a criação de aplicações de maior porte e com recursos como suporte a diversos idiomas, acesso a bases de dados, comunicação via rede e muito mais.

Eu não sou programador nem desenvolvedor de grandes sistemas; como administrador de infraestrutura, quase todos os programas que faço são para interagir com o sistema operacional ou com serviços essenciais de cada máquina, muitos deles para execução automática e não-assistida. Com isso, eu tenho pouca experiência pessoal com GUIs.

Entretanto, nas poucas vezes em que lidei com GUI em C++, eu usei e gostei muito do Qt. Eu recomendo, caso você tenha interesse, que baixe o QtCreator e veja os tutoriais. Mas lembre-se que Qt é C++, não C. Se você fizer questão de C, talvez você prefira usar a biblioteca GTK+, escrita nativamente em C e destinada a uso por programas em C puro. Só que eu nunca a utilizei e não tenho como dar minha opinião sobre quão boa ela é ou para compará-la à Qt..

Contudo, tenha em mente que programação com GUI e orientada a eventos vai exigir um sólido conhecimento e desenvoltura com ponteiros, incluindo ponteiros para funções e callback. Se o seu treinamento foi tão básico como você disse, pode ser que você tenha de estudar um bocado sobre ponteiros antes de poder fazer uma GUI muito elaborada. Nada muito difícil, mas certamente essencial. E, claro, continua valendo o que eu disse antes: o mais importante em qualquer programa não-trivial, escrito em qualquer linguagem e com qualquer tipo de interface com o usuário, é usar as estruturas de dados e os algoritmos mais adequados ao problema que se quer tratar.



  



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts