Backup de dados do Samba em um compartilhamento Windows
Publicado por Julio Cesar Campos 24/08/2004
[ Hits: 15.669 ]
Homepage: www.artedegaragem.com.br
Saudações,
montei este script para fazer o backup dos dados do servidor Samba que tenho na empresa, em um outro computador da Rede rodando Windows. Diga-se de passagem que, o server não possui nem DAT e nem CDRW (Economia de Chefe$ sabem?)
No caso o backup é feito num Win2k Pro.
Além do Script coloquei uma regra no crontab para automatizar o backup.
PS: o script é bem básico e até meio "burro", mas como não conheço nada de shell-script, me ajudou muito e espero que possa ter serventia.
#!/bin/bash cd / umount /home/backup # Desmonta o diretório caso o mesmo esteja montado # mount -t smbfs -o username=julio,password=campos123 //192.168.0.2/backup /home/backup #usa o comando mount junto com o sambaclient para montar no diretorio /home/backup/ um compartilhamento do windows que exige usuario e senha para acessar o diretorio remoto C:\backup no endereço ip 192.168.0.2. # echo 'Backup 01 do diretorio PUBLICO sendo executado...' #Mostra a mensagem Backup 01 do diretorio PUBLICO sendo executado # tar -czf /home/backup/backup01.tar.gz /home/public/ #gera um arquivo compactado com todos os diretorios do compartilhamento samba /home/public # echo 'Backup executado com SUCESSO' #Mostra a mensagem Backup executado com Sucesso.
AptList v1.1 - instalação de pacotes DEB a partir de uma lista
Dump de várias tabelas do MYSQL em vários arquivos
dep-info - verificar se o programa está instalado no sistema
A Fundação da Confiança Digital: A Importância Estratégica de uma PKI CA na Segurança de Dados
Como enviar dicas ou artigos para o Viva o Linux
Como Ativar a Aceleração por GPU (ROCm) no Ollama para AMD Navi 10 (RX 5700 XT / 5600) no Gentoo
Cairo Dock ainda funcional nos dias de hoje
Configuração de IP fixo via nmcli e resolução de nomes via /etc/hosts no Gentoo
Removendo o bloqueio por erros de senha no Gentoo (systemd)
Papel de Parede Animado no KDE Plasma 6 (Com dicas para Gentoo)
Homebrew: o gerenciador de pacotes que faltava para o Linux!
Ajudante para criar dicas e artigos no VOL (29)
Hardware (corpo), Software (mente) e Kernel (conexão) (0)
Tentando fazer um "linux ricing" mas falhando miseravelmente... (3)









