Linux + Mac OS X

Xfce Linux + Mac OS X

Uso Linux e programo no Mac. Há portabilidade de código entre Mac e Linux (POSIX, XWindow). Vemos o Gambas e Lazarus do Debian (VirtualBox), rodando no Mac, via XQuartz. Os outros programas são nativos do MacOSX. No PC uso Debian e XFCE4 limpo.

[ 1.510 hits ]

Publicado em: 28/08/2010

Enviado por Paulo Silva Filho




  

Comentários
[1] Comentário enviado por kads em 29/08/2010 - 03:22h

eu tambem programo em c\c++ em multiplataforma osx e linux

uso esse qt4 no bt4 e no osx o xcode vc recomenda outros compiladores ou ide's

para uso q ja venha com bibliotecas ja instaladas e facil de usar?

e tipo o debian x64 nao da erro de compilação não ? ou roda liso!

no mais massa o screen,!

[2] Comentário enviado por psfdeveloper em 29/08/2010 - 09:19h

Caro Alan,

muito obrigado pelo seu comentário e estou bastante feliz em encontrar mais uma pessoa que trabalhe tanto com o Mac quanto com o Linux. Usuários de Macintosh são muito raros aqui no Brasil por causa do preço das máquinas.

Mas, tentando tirar as suas dúvidas, apesar de, no meu screenshot, aparecer o QtDeveloper, eu raramente uso IDEs para desenvolver meus projetos. Eu as utilizo, principalmente, quando preciso desenvolver e depurar algum front-end gráfico, e só para isso.

Para programar multiplataforma, muito cuidado deve ser tomado com a utilização de uma IDE, porque a maioria delas gera código muito vinculado a algum tipo de tecnologia.

Por exemplo, eu prefiro Qt a WxWidgets, mas gosto muito de uma IDE chamada Code::Blocks. As interfaces do Code::Blocks são sempre feitas em WxWidgets e programar em Qt com essa IDE pode ser um verdadeiro inferno. No Mac OS X, o XCode é imbatível para fazer interfaces gráficas com o Cocoa. Essas interfaces podem ser portadas para o GNUStep, mas esse trabalho é penoso. O contrário, desenvolver em GNUStep e portar para Cocoa é muito mais simples.

Se você quer trabalhar com interfaces gráficas, você pode usar a IDE que você quiser, mas aconselho, no caso do Qt usar o Qt Designer (que já vem com a biblioteca) e programar em um editor de texto simples, como o vi ou o gedit ou JEdit. Eu gosto, particularmente do JEdit.

Para depurar, use um front end gráfico sofisticado, como o DDD, ou no caso do Linux, o Valgrind.

Depois de tudo isso, você ainda precisa gerar os scripts para fazer o Build do sistema de forma multiplataforma. Isso é particularmente espinhoso. Existe uma dupla de programas da GNU que eu acho muito interessante: o autoconf/automake. O autoconf/automake, para criar builds, é excelente se você está programando para Linux, BSDs e Mac OS X, uma vez que ele é fortemente orientado à filosofia Unix. Mas se você precisar programar alguma coisa para Windows, a coisa fede. Você vai precisar usar o MinGW+MSYS, mas isso não é garantia que o seu programa vai compilar. O WxWidgets, com algum trabalho, compila, mas o Qt eu não faço a menor idéia. Além disso, no Windows, o compilador da Microsoft é MUITO superior em termos de compatibilidade (com as próprias bibliotecas open-source) e performance. Aliás, o Compilador C++ da Microsoft é um dos melhores que eu já usei.

Para resolver o problema do Build multiplataforma, eu aconselho a utilização de um software chamado CMake, que, no windows, vai gerar os projeto Visual C++ necessários, no Mac OS X vai gerar os projetos do XCode e nos outros Unix irá gerar os Makefiles. O grande defeito do CMake é que ele não possui as verificações de dependências existentes no autoconf/automake, mas isso pode ser feito no braço.

Quando ao Debian64, eu percebi, inclusive, uma levíssima melhoria de performance do meu sistema. Mas como uso o Debian, eu tenho a certeza de que todos os pacotes que consigo via apt já estão compilados para 64 bits. Não conheço o Backtrack o suficiente, mas acredito que você não terá problemas. E, compilando os meus projetos, nunca me deparei com um problema por conta de o sistema ser 64 bits. Geralmente somente programas muito baixo nível (que acessem diretamente o hardware) ou que lidem com cálculo numérico, também, em baixo nível, costumam dar problemas. Mas eu, raramente, uso qualquer software desse tipo.

Abraços!

[3] Comentário enviado por kads em 29/08/2010 - 19:45h

psfdeveloper
grato por sanar as minhas dúvidas
no + e isso ae compartilhando
conhecimento ;)
[]'s


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts