Publicada por Licker em 15/02/2005 - 13:56h:
* Licker usa Suse

Caros amigos, depois de várias procuras por tutoriais de como instalar o velox no Linux, encontrei um que se mostrou um pouco diferente dos que eu já tinha visto em outros lugares e até aqui no próprio site.
Descobri esse tutorial no CD de instalação do velox. Ele é um tanto simples e resumido ressaltando apenas as tarefas principais para a instalação. No entanto o que me deixou encucado é que o tutorial fala sobre um tal de arquivo 'pppd' cujo mesmo não é mencionado em nem um dos artigos sobre instalação do velox disponíveis aqui no site, pelo menos não nos que eu já vi.

A questão é:

Porque os artigos sobre instalação do velox disponíveis aqui no site não mencionam o tal do arquivo 'pppd'?

Para que serve esse 'pppd'?

Obs: Não sei ao certo, pois sou praticamente zerado de Linux, mas acho que talvez esses artigos disponíveis aqui no site estejam faltando alguma coisa, um pequeno detalhe, pois até hoje nunca consegui instalar o velox no linux, mesmo seguindo passo-a-paso os vários artigos disponíveis aqui no site e em outros sites sobre o assunto.
Não só eu, vários amigos meus, alguns até com um razoável conhecimento sobre Linux também não conseguiram instalar o velox no Linux através dos tutoriais disponiveis aqui no site.

Seguindo passo-a-passo os artigos do site, acontece o seguinte problema:

Consigo conectar, autenticar, porem não consigo abrir outras páginas, somente a página do velox (www.veloxzone.com.br), isso numa péssima velocidade.
Com o tempo foram-me surgindo várias dúvidas com relação a "velox no Linux". Por exemplo:

Porque todos os artigos disponíveis no site dizem que é preciso informar o DNS do velox? Já que no windows não é preciso, e mesmo pq o DNS do velox é automático.

Há um tempo atrás consegui instalar o velox no Kurumin rodando direto do CD, ficou perfeito, abria qualquer página na velocidade normal do velox.
Ai surge a incógnita. Quando instalei o velox no Kurumin não foi preciso eu informar DNS's, IP da placa de rede, etc.. A única coisa que ele me pedia era pra eu informar o nome de usuário, senha, nome do provedor, etc.. Igual a instalação de conexão DSL do windows. Devo ressaltar que instalei a partir do utilitário em modo gráfico disponivel no Kurumin, e não pelo shell como todo mundo faz.

Espero que alguém possa me ajudar, pois já não sei pra onde correr.

Abaixo está o tutorial que encontrei no CD de instalação do velox:

((Requerimentos

Para usar o client PPPoE, você precisa:

Um sistema linux com um kernel 2.0-, 2.2- or 2.4-
Suporte Kernel para "packet sockets". Todas as distribuições iniciais Kernels incluindo esta.
O pppd daemon, version 2.3.7 ou superior. Se você ja usa demand-dialing, você precisa a versão 2.3.10 ou superior. Para kernel 2.4, você precisa pppd 2.4.
Um cartão ethernet.
Serviço de ADSL e um modem ADSL.
A última versão do client PPPoE 3.3. Acompanha "shell scripts" para gerenciar a conexão, bem como seu manual. Também está incluso a caracteristica "MSS Clamp" que elimina a necessidade de ajuste de configurações MTU nas maquinas de rede local. Se você está usando qualquer versão anterior a 2.5, é altamente recomendado que você efetue o upgrade para a mesma, e depois ajustar a vulnerabilidade do "service-of-denial" encontrado em versões anteriores.

Instalação.

Você deve estar conectado para instalar o software. Se você esta instalando da fonte, é necessário um ambiente de desenvolvimento C completo (compiler, make, linker, headers, libraries)

Atualizações a partir de versões anteriores.
Os arquivos de configurações devem ser substituidos desprezando versões anteriores. Se você esta fazendo a atualização a partir de versões 1.x ou 2.x, por favor apague os antigos arquivos de configuração para instalar o software:

mv /etc/ppp/pppoe.conf /etc/ppp/pppoe.conf.old

Instalação utilizando RPM
Se você baixou o arquivo RPM, digite:

# Se voçê não deseja o GUI:
rpm -Uvh rp-pppoe-3.3-1.i386.rpm
/usr/sbin/adsl-setup

# Se você precisa do GUI
rpm -Uvh rp-pppoe-3.3-1.i386.rpm rp-pppoe-gui-3.3-1.i386.rpm
/usr/bin/tkpppoe

Nota: O arquivo RPM foi desenvolvido em "Red Hat Linux 6.2." Este provavelmente trabalhará em "Mandrake and SuSE" (sendo SuSE você precisa usar YaST para instalar o RPM.) Para outras distribuições de LINUX, é necessário baixar o arquivo fonte e instalar a partir do mesmo.

Instalando a partir da fonte (Linux ou Solaris)
Se você baixou o arquivo comprimido, digite:

tar xvfz rp-pppoe-3.3.tar.gz
cd rp-pppoe-3.3

# If you don't want the GUI
./go

# If you do want the GUI
./go-gui

Usuários do Solaris talvez tenha problemas compilando pppd. Tim Golden bondosamente contribuiu pré compilando versões do pppd e associando aos modulos kernel para Sparc Solaris; baixe dele. Se não funcionar, Guillermo Zarabozo contribuiu com um pacote de arquivo para Sparc Solaris 8 com instalações no /usr/local. Tente ambos, use o que funcionar melhor.

Instalação da fonte (NetBSD)
É recomendado o precedimento da instalação para NetBSD, siga as instruções:
tar xvfz rp-pppoe-3.3.tar.gz
cd rp-pppoe-3.3/src
./configure --mandir=/usr/share/man
make
make -i install
adsl-setup

(Há um pequeno problema no NetBSD destino "install"; use a opção "-i" para ignorar isto. Não irá afetar a instalação do RP-PPPoE.)

Problemas
Se você está tendo problemas com rp-pppoe, por favor leia o documento "how-to-connect".
Se você está usando a versão do rp-pppoe, que vem com o Linux (Red Hat, Mandrake, etc.), por favor, tente a versão do web site primeiro.))

  
 
Resposta de biancagfranco em 15/02/2005 - 14:13h:
* biancagfranco usa openSUSE
* biancagfranco tem conceito: nenhum voto.
 


Amigo primeiramente sua pergunta ficou longa demais.. o que vai dificultar na solução do seu problema... seja mais objetivo na proxima vez ok?

Bom quanto aos arquivos e configurações, variam de distro para distro. O Kurumin tem uma arquitetura na qual se baseia em Debian diferente do Slack e do SuSE.
No caso não espere que uma configuração seja igual em todas as plataformas... sobre o DNS ser reconhecido no windows...

O pppd trabalha na conexão do sistema. Em algumas configurações / conexões ele nem existe pois não é necessário... depende mto do seu tipo de conexão e modem.

Informe exatamente qual a mensagem de erro, e suas duvidas sem extender demais para que possamos te ajudar melhor ok?

  


ATENÇÃO: Antes de contribuir com uma resposta, leia o artigo Qualidade de respostas e certifique-se de que esteja realmente contribuindo com a comunidade. Muitas vezes o ímpeto de contribuir nos leva a atrapalhar ao invés de ajudar.

Contribuir com resposta



CAPTCHA
[ Recarregar imagem ]

Digite o código acima:

  
* Nota: só é possível enviar respostas usuário que possui conta e esteja logado com ela, caso contrário sua mensagem será perdida.



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts