Primeira parte de dicas para você personalizar o seu GNOME, de forma rápida e fácil.
Abrindo sempre na mesma janela
O Nautilus, por padrão, abre cada diretório em uma nova janela. Para fazer com que ele sempre abra na mesma janela, digite em um terminal o seguinte comando:
Caso seu Nautilus já esteja abrindo sempre na mesma janela e você gostaria de abrir cada diretório em uma janela diferente, troque o "true" por "false".
Habilitando barra de endereço no Nautilus
No Nautilus, a barra de endereço vem desabilitada. Para habilitá-la, execute o seguinte comando em um terminal:
As alterações feitas com o "gconftool-2" são aplicadas apenas para o usuário que as aplicou.
Configurando atalhos no GNOME
Você pode personalizar suas teclas de atalhos através do "Keyboard Shortcuts\Atalhos do Teclado", que se encontra no menu "Desktop\System / Preferences / "Keyboard Shortcuts\Atalhos do Teclado" ou executando:
$ gnome-keybinding-properties
Para definir uma tecla de atalho para alguma ação é simples, basta clicar sobre a ação desejada no "Keyboard Shortcuts\Atalhos do Teclado" e pressionar as teclas que deseja usar como atalho para aquela ação. Caso desejar remover a atribuição, selecione a ação e pressione Backspace.
[3] Comentário enviado por marcelolaia em 22/07/2006 - 10:41h
Ola Danilo, gostaria de saber como faco para editar o arquivo onde ficam os comandos dos atalhos no gnome. Ex: Eu habilitei a tecla 0xec para abrir o Thunderbird. No entanto, quando clico nessa tecla, recebo a mensagem de erro: Impossível executar o comando: /usr/lib/thunderbird/thunderbird ""
Verifique se esse comando existe. Entao, veja que eu preciso editar esse comando e troca-lo para /usr/lib/thunderbird/mozilla-thunderbird. Ou seria outro o erro? Obrigado
[4] Comentário enviado por FelipeAbella em 22/07/2006 - 11:10h
marcelolaia: Você acessa o thunderbird por um menu? Então clique com o botão direito no menu e coloque para ele ir pro painel, botão direito no lançador que foi criado no painel, e em propriedades, vai mostrar o caminho do tuhnderbird. Ainda pode tentar um whereis thumderbird no terminal.
[5] Comentário enviado por elton.linux em 27/02/2007 - 14:22h
Parabéns excelente dica!
segue mais uma:
Aumentar tamanho da legenda (fontes) no Mplayer
gedit ~/.mplayer/gui.conf
#alterar linha:
font_text_scale = "50,000000"
#esse tamamanho achei bom, mas fica ao gosto do cliente esperimentar outros valores.
No Totem:
gedit ~/.gnome2/totem_config
#alterar linha:
# subtitle size
# { tiny small normal large very large huge }, default: 1
subtitles.separate.subtitle_size:very large
Aumentar o tamanho da Legendas no linux deveria ser mais fácil, mas está aí a dica. Prefiro usar para vídeos o Mplayer por ter mais recursos e não precisar renomear legenda para mesmo nome do filme. (caso do totem)