Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Webmin - Sincronizando usuários/grupos do Unix com o Samba
Linux user
Publicado por Jean Felipe Cardoso em 21/02/2011

Login: jfcardoso, 4168 pontos
[ Hits: 3450 ]

Webmin - Sincronizando usuários/grupos do Unix com o Samba

Prezados,

Estou enviando a dica porque, apesar de ser extremamente simples, pode ser útil à outros usuários, tal como foi para o meu caso e não encontrei nada muito específico no Google e em outros sites que pudessem servir de referência para a resolução do problema. Vamos ao caso.

Estava configurando o Webmin para sincronizar os usuários do sistema com o Samba, de modo que ao criar um usuário pelo módulo "users and groups" este seria então cadastrado na base de usuários do Samba automaticamente. Entretanto, após configurar o Webmin para fazer a sincronização, o usuário era adicionado ao sistema mas não ao Samba. Após algumas pesquisas, encontrei o responsável pelo problema e, feitos os ajustes, tudo funcionou perfeitamente.

Solução:

A distribuição que estou utilizando aqui é o CentOS 5.5 x86_64 em uma máquina virtual com o Vmware Player, Webmin versão 1.530 e a versão do Samba é a 3.5.6 (atualizei pelo repositório SerNet), uma vez que a versão do samba que encontra-se nos repositórios do CentOS é a 3.0.33 e é incompatível com máquinas rodando Windows 7.

Continuando... por padrão, o Webmin tenta sincronizar os usuários do sistema salvando-os no /etc/samba/smbpasswd, porém o Samba não utiliza mais como padrão o backend smbpasswd para armazenar os usuários, e sim o tdbsam, o qual deve ser acessado com a ferramenta pdbedit. Portanto, para habilitar a configuração correta no Webmin, fiz o seguinte procedimento:

1. Logar no Webmin - https://servidor:10000 (substitua pelo endereço de seu servidor);

2. Na tela principal, selecione Servidores -> Compartilhamento de arquivos com Windows (Samba);

3. Neste módulo, selecione "Configuração do módulo";

4. Aqui podemos configurar os caminhos para os utilitários de administração do samba e arquivos de configuração, procure por "Caminho completo para o pdbedit, 3, Nenhum" e então verifique em sua distribuição o caminho para o pdbedit (no CentOs está em /usr/bin/pdbedit), inserindo-o neste campo;

5. Por fim, clique em "Salvar" e agora faça um teste: no Webmin, selecione Sistema -> Usuários e Grupos (assumindo que você já tenha configurado a sincronização automática de usuários e grupos do Samba) e preencha o formulário de criação de usuários normalmente. Após criar o usuário, verifique pelo terminal se este foi criado no sistema e na base de usuários do samba. No meu caso, criei o usuário www, conforme mostro abaixo:

# id www
uid=501(www) gid=501(www) grupos=501(www)
# pdbedit -L
root:0:root
www:501:Gerenciamento de documentos Web

Feito!

Espero ter ajudado.

Jean


Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Instalando aMSN no Debian
   Dica Linux recomendada Método para copiar discos danificados pelo Linux
   Dica Linux recomendada Instalando o XMMS no Fedora Core 4 (pacotes RPM)
   Dica Linux recomendada Que tal sombras e efeitos sem precisar do compiz?
   Dica Linux recomendada Tutorial do VIM

Comentários
[1] Comentário enviado por Thalysson S em 21/02/2011 - 14:35h:

Legal a dica !

[2] Comentário enviado por vitorioluis em 16/11/2011 - 10:31h:

Gostei da sua Dica vou tentar usar aqui...


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.