Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: banner
Por mrtuxys
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Usando Kate na interface gráfica Gnome
Linux user
Publicado por André Barcelos Silva em 30/08/2008

Login: andrebsilva, 120543 pontos | Blog: http://andrebsilva.poptall.com
[ Hits: 6327 ]

Usando Kate na interface gráfica Gnome

Nas minhas aulas de Programação Orientada a Objeto, minha turma encontrou dificuldade pois o professor não aceita usar nenhuma ferramenta IDE (NetBeans ou Eclipse) para escrever o código. O pior é que a turma gosta muito da interface KDE e usa, preferencialmente, o editor KATE para escrever código.

Até aqui tudo bem, o problema é que nas máquinas do laboratório foi instalado o Fedora Core 9 que, por padrão, vem com a interface gráfica Gnome e o melhor editor para se escrever é o GEDIT que é, de certa forma, fraquinho perante o KATE.

A instalação de uma segunda interface gráfica - KDE - é totalmente proibido pela administração do laboratório de informática. Resolvemos então instalar o KATE no Gnome.

Para os que gostam bastante do Gnome e querem abrir mão dele, fica aí a dica...

No Fedora funciona assim:

# yum install kdebase
# yum install kdesdk


Mas com certeza os mesmos comandos, adaptados, poderão funcionar em muitas outras distribuições com o Gnome. E fica aí a dica de instalação, KDEBASE e KDESDK.

O bom é que junto com o KATE vem mais ferramentas, como o Konqueror por exemplo, além de facilitar a instalação de outras ferramentas do KDE no Gnome.

Um abraço, espero que possa ser útil...


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Tradução da GPL v3 para Português do Brasil
   Dica Linux recomendada Como adicionar mecanismos de pesquisa no Chromium
   Dica Linux recomendada Ragnarok XiLeRO de forma simples e sem openkore
   Dica Linux recomendada Furious ISO - Gerenciador de imagens ISO, IMG, BIN, MDF e NRG
   Dica Linux recomendada Exibindo vídeos no xmms (com mplayer instalado)

Comentários
[1] Comentário enviado por hellnux em 31/08/2008 - 21:52h:

Opa!!

Bela Dica...
Tentei aqui no meu Ubuntu 8, só que retornou o seguinte

---------
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
kdesdk: Depende: kspy (>= 4:3.5.9-0ubuntu1) mas não vai ser instalado
E: Pacotes quebrados
---------

Deu certo o seguinte comando:
# sudo apt-get install kate

Eu havia testado o kde4 alguns dias atrás, mas já o que me chamou a atenção é que eu já tinha desinstalados todos pacotes referente ao kde... e a instalação foi bem rápida e funcional!!! Também gosto do kate... vou usar ele em vez do NetBeans, ele come muita memória. xD

[]'s

[2] Comentário enviado por andrebsilva em 02/09/2008 - 09:15h:

E acrescentando mais esse pacote o seu "KDE no Gnome" ficará em português

# yum install kde-l10n-Brazil


[3] Comentário enviado por frednanet em 17/09/2008 - 10:50h:

ótimo, pra mim resolveu tudo...
obrigado!!!!!

#Ubuntu 8.04
#Kernel 2.6.24..19
#Gnome 2.22.3


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.