Trabalhando com referências de células no LibreOffice

Publicado por Wagner Souza em 14/09/2013

[ Hits: 6.951 ]

Blog: https://www.facebook.com/preparatoriolpi

 


Trabalhando com referências de células no LibreOffice

As referências de células tem um papel fundamental no uso de fórmulas e funções no LibreOffice, pois, através delas, podemos automatizar resultados vinculando diversas informações presentes na planilha.

Uma planilha é formada por linhas e colunas. As linhas recebem números (de 1 até 1048576) e as colunas letras (de A até AMJ).

A intersecção de uma coluna com uma linha formam uma célula a qual é utilizada como referência (ou endereço) para uma informação nela contida.

Na imagem abaixo, é mostrada a célula A1 (coluna A e linha 1) como célula ativa, ou seja, está selecionada neste momento como pode ser indicado pelo contorno mais escuro. A barra de endereços de células pode ajudar na identificação da célula.

No LibreOffice podemos trabalhar com as seguintes referências:
  • Referência relativa;
  • Referência absoluta;
  • Referência mista.

Referência Relativa

Na referência relativa, haverá uma variação na medida em que deslocamos a célula ativa dentro da planilha

No exemplo abaixo, será utilizada a fórmula =B6-B6*10% para calcular o desconto em cada produto. Após pressionar Enter, volte para a célula B6 e utilizando a alça de preenchimento, vamos calcular o valor para as demais células.
Linux: Trabalhando com referências de células no LibreOffice   Linux: Trabalhando com referências de células no LibreOffice
As próximas fórmulas copiadas ficarão =B7-B7*10%, =B8-B8*10% e assim por diante, até o último valor. Como pode ser visto, as células que referenciam os valor de cada produto vai mudando à medida que arrastamos a alça de preenchimento. A isto chamamos de Referência Relativa.

Referência Absoluta

Na Referência Absoluta, não haverá qualquer tipo de mudança quando alteramos a posição da célula ativa ao longo da planilha. Para trabalhar com este tipo de referência, é preciso utilizar o carácter $ (cifrão) para fixar a coluna ou linha.

Como o valor do desconto está na célula B3, está será referenciada da seguinte forma na fórmula $B$3. Dessa forma, estou fixando a coluna e linha, ou seja, o endereço onde está o desconto não vai ser alterado, apenas as demais células que não possuem o carácter.
Linux: Trabalhando com referências de células no LibreOffice   Linux: Trabalhando com referências de células no LibreOffice

Referência Mista

A Referência Mista consiste em uma combinação de referência relativa e referência absoluta. Existem duas possibilidades para o uso da mesma:
  1. Tornar a coluna absoluta e a linha relativa ($A1)
  2. Ou, tornar a coluna relativa e a linha absoluta (A$1)

Para melhor entender, veja as imagens abaixo:
Linux: Trabalhando com referências de células no LibreOffice   Linux: Trabalhando com referências de células no LibreOffice
O valor do Dólar está na célula C4 e a do Euro, na D4. E a coluna que contém os valores em real, é a B. Sendo assim, a fórmula ficará =$B6/C$4, e arrastando para a coluna do Euro, a alça de preenchimento, teremos a fórmula =$B6/D$4.

Aqui, foi empregado o recurso de referências mista, porque as colunas Dólar e Euro utilizam a coluna Real para os cálculos.

Assim podemos ter o resultado satisfatório.


Aqui fica mais uma dica para trabalhar melhor com planilhas no LibreOffice.

Outras dicas deste autor

Exercício Prático LPIC 07

Exercício Prático LPIC 03

Exercício Prático LPIC 11

Baixando arquivos de servidores FTP via linha de comando

Exercício Prático LPIC 12

Leitura recomendada

LibreOffice no SliTaz 4.0

Instalação do LibreOffice no Debian

LibreOffice 3.5.3 - Instalação no CentOS 6.x

Autocorreção no LibreOffice do Manjaro Linux

LibreOffice Writer - Do básico ao avançado


Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário