Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Segurança básica para servidores brasileiros
Linux user
Publicado por Guilherme Muniz da Cunha em 15/04/2008

Login: guilhermecunha, 9836 pontos | Blog: http://www.guilhermecunha.com.br
[ Hits: 3079 ]

Segurança básica para servidores brasileiros

Bom, primeiramente vou me apresentar: meu nome é Guilherme Cunha e sou estudante de informática na UCPel.

Montei um servidor em casa, para brincar e aprender mais, porém de uns tempos pra cá, comecei a reparar inúmeras tentativas de acesso a minha máquina. Estranhei isto, pois minha máquina tem IP dinâmico (ADSL), mas após ler alguns artigos reparei que estas tentativas são frequentemente executadas através de "SSH Brute Force".

Isto não me espantou, pois eu já conhecia estas ferramentas. Resolvi então dar uma reforçada na segurança do meu servidor, coloquei alguns endereços externos no arquivo /etc/hosts.allow para que apenas endereços IPs do range 200.* possam acessar o servidor SSH da minha máquina. Assim como eu procurei um arquivo exemplo, acredito eu que muita gente possa a vir utilizar algumas destas restrições criadas por mim. Então, abaixo estou publicando o endereço do meu arquivo /etc/hosts.allow para ajudar pessoas que estejam preocupadas com esta situação.
Agradeço a todos que contribuem com dicas para o portal, e gostaria que esta dica fosse publicada na página principal :)

Abração a todos
Até a próxima

Guilherme Cunha
email: guilherme.mob@gmail.com
msn: guilhermecunha@msn.com


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Obtendo acesso a hosts internos de uma rede remota com SSH
   Dica Linux recomendada Redirecionando porta de saída no IPTABLES
   Dica Linux recomendada Firewall básico e simples
   Dica Linux recomendada Firewalls: Wiki Arch Linux
   Dica Linux recomendada Recebendo um e-mail a cada login no servidor

Comentários
[1] Comentário enviado por juliaojunior em 16/04/2008 - 23:57h:

muito legal. simples, mas interessante

[2] Comentário enviado por hpvoltage em 17/04/2008 - 10:53h:

Para corrigir esse problema, no meu caso, simplesmente alterei a porta do SSH, isso já resolveu meu problema.

[3] Comentário enviado por guilhermecunha em 12/05/2008 - 15:19h:

Link alterado

http://www.servermob.com/hosts.deny

Abração


[4] Comentário enviado por removido em 30/10/2008 - 16:59h:

talvez seja mais eficiente apenas alterar a porta padrão do sshd.


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.