Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Achlinux Light&Dark I
Por Smithux
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Samba, saiba para que serve essa grande ferramenta do Linux
Linux user
Publicado por yuri santos felix em 23/11/2005

Login: homertrix, 13900 pontos
[ Hits: 12342 ]

Samba, saiba para que serve essa grande ferramenta do Linux

A finalidade do serviço Samba é permitir que estações Linux e Windows, em uma rede, compartilhem recursos entre si. Através do Samba, o Linux pode servir clientes Windows, tornando-se:
  • Servidor de arquivos;
  • Servidor de impressão;
  • Servidor de autenticação e autorização;
  • Servidor de nomes Windows.

O Samba, tendo em vista suas funcionalidades, possui uma interação praticamente completa com estações de trabalho Windows.

Também permite que uma estação de trabalho Linux torne-se um membro totalmente funcional de unidades de disco e impressoras, integração com grupos de trabalho e participação como cliente ou servidor em domínios Windows NT.

Instalando o Samba pelo código fonte


Primeiramente, é necessário adquirir o código-fonte, disponível no endereço: Ou via FTP através do endereço: Nestes dois endereços o nome do arquivo da última versão é samba-latest.tar.gz. Aplique os seguintes comandos para a instalação:

# cp samba-latest.tar.gz /users/local/src
# cd /usr/local/src
# tar xvfz samba-latest.tar.gz
# cd samba-2.2.0/source
# . /configure
# make
# make install

Fique atento para a versão do samba que estará instalando, tem que ser a versão 2.2.0.

Configurando


O arquivo de configuração do Samba é o smb.conf. Por padrão, este arquivo encontra-se no diretório /etc/samba e pode ser editado diretamente usando o editor de texto puro de sua preferência. Você ainda pode usar alguns utilitários visuais como uma ferramenta de administração do samba; através de interface web, que é fornecido no próprio pacote Samba.


Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada PGAdmin 1.8.4 no CentOS Linux 5.2 (i386 / x86_64)
   Dica Linux recomendada Como configurar placa de video NVIDIA ( principalmente para a distribuição Debian )
   Dica Linux recomendada FreeBSD com Packet Filter
   Dica Linux recomendada Configurando Audio Preview do Nautilus no Ubuntu 7.10
   Dica Linux recomendada Criando seu próprio repositório do Pypi

Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.