Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Resolvendo (ou contornando) os problemas do GoogleEarth em Linux
Linux user
Publicado por Alberto Federman Neto. em 23/09/2011

Login: albfneto, 1939119 pontos | Blog: http://va.mu/AP1
[ Hits: 1261 ]

Resolvendo (ou contornando) os problemas do GoogleEarth em Linux

O aplicativo GoogleEarth dispensa apresentação, pois é muito conhecido e utilizado tanto em Linux como em outros sistemas operacionais. Veja:

Problemas

Em algumas versões e tipos de distribuições Linux (Gentoo e derivadas e algumas versões de Debian, Ubuntu etc), os GoogleEarth mais recentes, das séries 5 e 6:
tem um bug conhecido já a bastante tempo que as torna praticamente não utilizáveis. Ao abrir, o GoogleEarth imediatamente fecha, indo a "Crash", e a compilação com a Flag "qt-bundled", recomendada no Gentoo, não soluciona o problema.
O problema é confirmado na própria instalação do GoogleEarth, por compilação com Portage. Observe que o aplicativo instala, mas cita o "Crash":

$ sudo LINGUAS="pt_BR" emerge -av googleearth

No fim da compilação e instalação, a saída do comando é:

>>> /opt/googleearth/plugins/imageformats/libqjpeg.so
>>> /opt/googleearth/libQtCore.so.4
* Updating desktop mime database ...
* Updating shared mime info database ...
>>> sci-geosciences/googleearth-6.0.3.2197 merged.
>>> Regenerating /etc/ld.so.cache...
>>> Recording sci-geosciences/googleearth in "world" favorites file...

* Messages for package sci-geosciences/googleearth-6.0.3.2197:

* The qt-bundled flag is now enabled by default due to crashes on startup with system Qt.
* Testing and reporting outcome with/without the flag is welcome (bug #319813)..
>>> Auto-cleaning packages...
>>> No outdated packages were found on your system.
* GNU info directory index is up-to-date.


Após instalar, ainda resta outro problema a resolver. As fontes do GoogleEarth, que ficam feias e inelegíveis. Até um tempo atrás eu não conseguia solucionar:
Há soluções propostas, como instalar Wine, mudar os tipos de fontes, aumentar o tamanho das fontes nas configurações do QT, renomear as fontes libQt4.so etc:
Mas essas soluções não funcionam em todos os casos, por exemplo, em Sabayon, o GoogleEarth dá um erro e não abre mais.

Soluções

Par o problema dele fechar sozinho, existe uma solução paliativa, uma "gambiarra" que funciona. O fechamento abrupto do GoogleEarth é causado pelo janela de Dicas, as "Tips of the Day".

Para que não ocorra mais, instale e abra o GoogleEarth. Quando aparecer a janela da "Dica do Dia", a "Tip of the Day", feche-a imediatamente, e o GoogleEarth não fechará mais, permanecerá aberto.

Aí, vá no Menu "Tools", "Preferences", clique na aba "General" e desative as "Dicas do Dia", desmarcando o "Show Startup Tips", aonde mostra a Seta da Figura 1. Problema contornado!
Na própria Figura 1 (Google Earth, Inglês, Semprom 32 Bits) nota-se o problema das fontes feias e pouco legíveis. Veja também, nesta outra figura (GoogleEarth, Português do Brasil, Athlon X2, 64 Bits):
Linux: 
Resolvendo (ou pelo menos, contornando) os problemas do GoogleEarth em Linux.
Para solucionar esse problema, um procedimento que não é meu, por isso reporto aqui a autoria. Uma dica de Fiorello, do site Sabayon-Mania, Itália, soluciona o problema:
Basta editar o arquivo /etc/X11/xorg.conf, colocando esta sessão adicional, que modifica as fontes adicionando um novo caminho, "path":

Section "Files" FontPath "/usr/share/fonts/local/" FontPath "/usr/share/fonts/misc/" FontPath "/usr/share/fonts/Type1/" FontPath "/usr/share/fonts/TTF/" FontPath "/usr/share/fonts/75dpi/" FontPath "/usr/share/fonts/100dpi/" FontPath "/usr/share/fonts/corefonts" EndSection

Salve e depois reinicie a sessão. Pronto, GoogleEarth funcionando! Segundo problema contornado!
Divirta-se com seu GoogleEarth.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Dica para músicos
   Dica Linux recomendada Instalação do GoogleEarth 6.0
   Dica Linux recomendada Nomes de arquivos executáveis no Crossover
   Dica Linux recomendada Modelos (templates) de gráficos para o CACTI
   Dica Linux recomendada KDE 4.1 no Ubuntu

Comentários
[1] Comentário enviado por White Hawk em 16/01/2012 - 10:00h:

Amigo, parabéns pelo artigo. Ele me foi muito útil e creio que também o será para uma porção de usuários Linux.

Nota 10.

Abraço.


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.