Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: PCLinuxOS 2012 LXDE
Por pinduvoz
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Referência rápida de diretórios
Linux user
Publicado por Vitor Costa em 26/11/2007

Login: madxakal, 18501 pontos
[ Hits: 2019 ]

Referência rápida de diretórios

/bin - Aplicativos e utilitários usados durante a inicialização e que são necessários quando nenhum outros sistema de arquivos está montado.

/boot - Kernel e tudo o que é necessário ao processo de boot.

/dev - Arquivos que fazem referência a dispositivos de hardware, como discos, portas de I/O, memória, etc.

/etc - Arquivos e outros diretórios de configuração de aplicativos, que são específico à máquina.

/home - Diretórios de trabalho dos usuários do sistema

/lib - Bibliotecas compartilhadas necessárias para inicializar o sistema e execução de comandos existentes no sistema de arquivo raiz, além de módulos do kernel.

/mnt - Pontos de montagem locais para alguns dispositivos.

/opt - Utilizado para que programas desenvolvidos por terceiros possam ser instalados. Diretório opcional num sistema Linux.

/proc - É um sistema de arquivos virtual, onde estão disponíveis informações e configurações do kernel. Também contém informações sobre processos em execução e configurações gerais como IRQs e portas de I/O.

/root - Diretório pessoal do usuário root.

/sbin - Arquivos executáveis, interessantes à administração e inicialização do sistema, em adição aos binários /bin.

/srv - Estruturas de arquivos e diretórios utilizados para determinados serviços.

/sys - Sistema de arquivo virtual, bastante parecido com o /proc, com a função de mostrar informações sobre o sistema.

/tmp - Arquivos temporários, criados por qualquer usuário do sistema.

/usr - Extensa estrutura de diretórios com arquivos executáveis, bibliotecas, documentação, arquivos estáticos em geral utilizados por programas, o sistema de janelas X e jogos, entre outras informações.

/var - Informações variáveis do sistema, como logs, filas de impressão/e-mail, bases de dados, dados de administração e login e arquivos transitórios.

Fonte: Apostila impressa do Conectiva

=====
http://vitornarede.blogspot.com/
====


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Crie a sua própria função Extend
   Dica Linux recomendada Utilizar Ubuntu é uma boa...
   Dica Linux recomendada Virtualização de sistemas operacionais com o Sun xVM VirtualBox
   Dica Linux recomendada Colocando o XRDP para funcionar
   Dica Linux recomendada ArchLinux - Uma breve análise

Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.