Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Quando o Squid NÃO reinicia depois de limpar os diretórios de cache
Linux user
Publicado por Edson G. de Lima em 22/02/2005

Login: Xxoin, 299062 pontos
[ Hits: 13990 ]

Quando o Squid NÃO reinicia depois de limpar os diretórios de cache

Limpando os diretórios de cache do Squid.

Quando vamos configurar o squid.conf, existem duas TAGs que fazem menção ao usuário e grupo do daemon dos processos do squid:
  • cache_effective_user
  • cache_effective_group

Existe também, uma TAG que irá apontar para os diretórios de cache:
  • cache_dir

Quando iniciamos o Squid pela primeira vez, ele cria os diretórios de cache no caminho: DIRETORIO/squid/SUB_DIRETORIOS (normalmente /var/cache/squid/* - onde * é igual a vários diretórios numerados) e atribui como dono e grupo destes diretórios, o nome mencionado naquelas TAGs do squid.conf.

Para facilitar a compreensão, vamos admitir que o caminho para o cache seja configurado assim no squid.conf:

cache_dir ufs 100 16 256

Nesta situação nossa árvore de diretórios ficaria:

/var/cache/log/squid/*

Onde o asterisco substitui uma seqüência de diretórios numerados.

Vamos admitir também que o usuário/dono do daemon do Squid seja proxyadm, então teríamos no squid.conf:

cache_effective_user proxyadm
cache_effective_group proxyadm

Um erro muito comum e que com freqüência ocorre; é quando o administrador (como root) vai limpar os diretórios de cache, ele aplica o comando:

# rm -rf /var/cache/squid

E nesta situação, ele deleta também o diretório "squid", que pertence ao proxyadm.

Agora aparecerá um problema: quando o Squid for REiniciado ele NÃO irá criar os diretórios de cache, irá aparecer um erro de permissão.

Nesta situação, o administrador (como root), descobre que não existe o diretório /var/cache/squid. Então ele precisa ser criado... só que este diretório ficará com dono/grupo sendo o root. E o erro de permissão irá continuar...

A solução então deve ser:

# chown proxyadm /var/cache/squid
# chgrp proxyadm /var/cache/squid


Agora sim, iremos criar os diretórios de cache com o famoso:

# squid -z

O erro deixará de ocorrer. Já podemos "startar" o Squid.

A solução definitiva para este problema consiste em NÃO se administrar o Squid como root e caso vá fazê-lo, na hora de limpar os diretórios de cache, utilize o comando:

# rm -rf /var/cache/squid/*

Um "asterisco" que irá lhe poupar tempo... (isto se já não lhe causou sérias dores de cabeça)...

______
Xxoin


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Versão 1.98 do GRUB2 corrige deficiências anteriores
   Dica Linux recomendada Faça atualizações e baixe novos programas para computadores "offline"
   Dica Linux recomendada DESTDIR, PREFIX ou INSTALL_ROOT?
   Dica Linux recomendada Instalando o jSMS no Mandriva 2006
   Dica Linux recomendada Legendas no Avidemux

Comentários
[1] Comentário enviado por leandro.teixeira em 14/06/2005 - 18:35h:

Boa tarde pessoal do VOL.
Como posso fazer para configurar o meu squid para filtro de conteúdo. Restrições não apenas a URL mas ao conteúdo texto do site. Tipo bloquear palavras (ex: sexo) no conteudo html da página.

[2] Comentário enviado por xbunecox em 31/05/2006 - 10:51h:

http://www.vivaolinux.com.br/perguntas/verPergunta.php?codigo=43486

tente me ajudar com isso, por favor!!!


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.