Painel de controle - vida fácil?

Publicado por Daniel em 27/07/2006

[ Hits: 10.111 ]

 


Painel de controle - vida fácil?

Um belo dia desses eu estava pensando o quanto hoje é fácil ter e administrar um servidor web. Temos tecnologia de sobra a nossa disposição, temos tantos tutoriais que se juntássemos tudo, estes seriam capazes de lotar um HD. Sem dúvida, estão abertas as portas da internet para todos! Podemos até dizer que basta saber ler e escrever para ter um servidor locado em qualquer canto deste pequeno "planeta", baixar um tutorial como página principal de nosso site e montar uma revenda. Mas o perigo mora ao lado! Não é tão fácil assim. Podemos dizer também que é um pesadelo ter que administrar um servidor só seu. Sim, não estou falando isso para desanimar os futuros candidatos e aspirantes a donos de revendas. Falo isso por experiência própria.

Em menos de um ano, deixei de trabalhar com minha agência de propaganda e comecei uma empresa de hospedagem de sites, a "Só Empresas". Nunca me senti tão bem, achei que era fácil ganhar dinheiro na net, pois acreditava fielmente que havia achado a mina de ouro, comprando espaço de revenda e hospedando sites de meus clientes. Muito bom, ótimo, fantástico! Mas eu queria mais do que isso e achava que já estava na hora de ter meu próprio servidor, só meu. E foi aí que eu vi o quanto é difícil ser um bom administrador de um servidor web. Primeiramente, precisei fazer um curso completo de Linux com um alto investimento, mas este curso não foi capaz de me ajudar em todas as dificuldades que enfrento ao decorrer do dia.

Baseado nisso, eu, através desta dica, aconselho os futuros proprietários de servidores de revenda para que tenham cuidado, pois o investimento é alto e os painéis de controle que existem hoje (PLESK, CPANEL, HELM etc) não serão capazes de lhe ajudar a sair de circunstâncias adversas, como quem sabe, instalar um módulo de segurança no Apache.

Outras dicas deste autor

Ver conexões httpd simultâneas

Acompanhando o log do servidor de e-mail

Desabilitando DNS Recursivo

Proteger servidor de execução maliciosa

Comandos básicos

Leitura recomendada

Configurando mouse Microsoft Intellimouse 4.0 no Debian ETCH

Inserindo uma imagem no Grub 2

Instalando o Xen facilmente no Debian Squeeze

Instalação e configuração do modem PC-TEL AMR PCI no Slackware 10.1

Compiz no Debian 6


Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário