Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

O TouchPad do seu notebook não funciona no Ubuntu 10.04? Não funcionava!
Linux user
Publicado por Júnior Rocha em 19/05/2010

Login: junior.rocha, 165013 pontos
[ Hits: 25028 ]

O TouchPad do seu notebook não funciona no Ubuntu 10.04? Não funcionava!

Muito bom dia, boa tarde e boa madrugada para aqueles fiéis e loucos que lêem o VOL de madrugada (como eu).

Aguardei ansioso pelo lançamento do Ubuntu 10.04, e assim que o link de download foi disponibilizado (início da tarde do dia 29/04), baixei e aguardei para testá-lo.

Os reviews, análises e afins já estão aos montes na internet. Particularmente gostei, até ter que usar o notebook sem o meu poderoso mouse "CLONE", apenas me aventurando no touchpad do meu lendário Acer TravelMat 2450 e sua caldeira movida a lenha e carvão.

O que acontecia?
- Nada.

É, o touchpad não funcionava. No meu notebook, o Ubuntu mostra um lindo indicador no canto superior direito do touchpad quando aperto as teclas FN + F7 para ativar/desativar o touchpad. Acontece que o ponteiro do mouse, insistia em ficar inerte.

Graças a comunidade, a solução veio rápida e eficaz. Não sei dizer se as soluções para mouses synaptics encontradas aqui no VOL se aplicam a essa versão do Ubuntu, porém executei 2 procedimentos e apenas 1 funcionou de maneira efetiva. As duas soluções vieram da mesma fonte: Hamacker.

A primeira "solução" (não funcionou pra mim, mas pode funcionar pra vocês) foi a seguinte:

Abra o terminal (Aplicativos/Acessórios/Terminal) e digite os seguintes comandos:

$ sudo modprobe -r psmouse
$ sudo modprobe psmouse proto=imps


Muito bom! Funciona, só que a função da combinação de teclas FN + F7 no meu notebook inverteu o estado do mouse. Quando aparecia o indicador de ativo ficava travado e vice-versa. E além do mais, ao reiniciar o note ou encerrar a sessão, na próxima inicialização não funcionava nada.

Aí vem um outro comando que pode ser executado, que "resolveria" o problema em definitivo para a primeira solução acima:

$ sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg-input-synaptics

Digo "resolveria" porque no meu caso funcionou uma única vez após reiniciar o Ubuntu. Depois disso, não funcionou.

Então, surge a segunda solução que está funcionando corretamente comigo até hoje.

Abrindo o terminal novamente, execute os seguintes comandos:

$ cd /etc/udev/rules.d

Execute o comando a seguir:

$ ls

Mostrou algum arquivo "touchpad.rules"? Não? Então, iremos criá-lo:

$ touch touchpad.rules

Muito bom, agora edite o arquivo com o seu editor favorito e insira as seguintes linhas:

ACTION!="add|change", GOTO="xorg_synaptics_end"
KERNEL!="event*", GOTO="xorg_synaptics_end"
ENV{ID_INPUT_TOUCHPAD}!="1", GOTO="xorg_synaptics_end"
ENV{x11_options.MaxTapTime}="300"
LABEL="xorg_synaptics_end"

Salve o arquivo, reinicie e seja feliz!

Lembrando que não são TODOS os notebooks que funcionam após as aplicações dessa dica, ainda há uma outra que diz para inserir comandos na linha do boot na configuração do grub, porém eu não confio e não testei.

Espero que ajude a muitos, como me ajudou. Pois nem sempre temos o mouse por perto, mesmo ODIANDO utilizar o touchpad da acer que é ruim e duro para apertar os botões, as vezes em uma emergência precisamos dele.

Fonte das dicas:

Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Fontes truetype livres
   Dica Linux recomendada Configurando sua placa de som com o alsaconf
   Dica Linux recomendada Instalando o LICQ sem trampo
   Dica Linux recomendada Trabalhando com arquivos DEB
   Dica Linux recomendada Escondendo o hostname no GDM

Comentários
[1] Comentário enviado por carlaodopao em 19/05/2010 - 20:00h:

meu netbook não funciona o touchpad, ele fica como uma "rajada de trovões" qdo pressiono o touchpad, ou seja, não reconhece e não funciona.
Com essa dica funcionará?
Q caso afirmativo, eu até experimento instalar o ubuntu de novo.
Meu net é da Megaware....

[2] Comentário enviado por junior.rocha em 19/05/2010 - 21:06h:

Boa noite Carlos.

Segundo as fontes que pesquisei, as dicas acima serviram para notebooks da HP e ACER.

Só lhe faço duas perguntas:

1. O que significa "rajada de trovões"?. Não compreendi a sua analogia, se puder explicar melhor talvez eu posso compreender seu problema por completo.

2. Você já tentou com outras distribuições além do Ubuntu? Fedora, OpenSuse, Mandiva por exemplo?

Um abraço!



[3] Comentário enviado por single_laje em 20/05/2010 - 09:02h:

Bom dia.

Também tenho um Netbook igual ao do CARLAODOPAO é um Netbook da Megaware, é ótimo mais infelizmente deu esse problema com o Touchpad.

Segui as dicas do JUNIOR.ROCHA e nenhuma funcionou, estou até baixando o Sabayon 5.2 pra testar pra ver se isso é problema só do Ubuntu 10.04 mesmo, porque no Windows 7 está tranquilo.

[4] Comentário enviado por junior.rocha em 20/05/2010 - 22:53h:

Boa noite Carlos André.
Bom, como deixei claro na dica, testei no meu notebook Acer, e tenho relatos que os procedimentos acima tenham funcionado em notebooks HP.

Se você procurar, tem alguns parâmetros que podem ser executados no boot do Ubuntu para "corrigir" o problema.

Não tentei, pois não achei muito conveniente a solução.

Tente instalar o Ubuntu, atualizá-lo e só depois executar os procedimentos acima.

Grato.


[5] Comentário enviado por single_laje em 25/05/2010 - 09:15h:

Obrigado pela dica.

Já atualizei o sistema todo e tava funcionando legal, mas de uma hora pra outra ficou louco, quando mexe no touchpad o ponteiro fica de um lado pra outro abri várias janelas.

Vou tentar a dica agora com o sistema atualizado.

Meu Netbook é da Megaware e no CD de drive tanto para o XP quanto para o Vista vem o drive do Touchpad (um programa que monitora os movimentos no Touch) mas eu não instalo nem no XP nem no Windows 7 porque ambos os sistemas já reconhecem.

O que me deixa intrigado é que isso não aocntece só no Ubuntu 10.04 mas até mesmo no Elive, Mandriva 2010 também é a mesma coisa.

Depois posto aqui o resultado.

Ah, sobre a dica de como alterar no boot não sei como fazer, se alguém puder passar as dicas do passo-a-passo ficarei grato.

Att. Carlos André

[6] Comentário enviado por junior.rocha em 25/05/2010 - 19:07h:

Ok Carlos, aguardo sua resposta sobre os resultados.
Um abraço e boa sorte!

[7] Comentário enviado por single_laje em 26/05/2010 - 08:46h:

Olá amigo.

Desculpe minha ignorância mas não consegui criar o arquivo touchpad.rules, por isso não consegui adicionar as linhas.

As primeiras dicas não funcionaram ao reconfigurar o xorg.

Sou iniciante no Linux, se puder ajudar agradeço.

[8] Comentário enviado por junior.rocha em 26/05/2010 - 14:27h:

Que ignorância nada Carlos, estamos aqui para aprender.
Faça o seguinte, execute os comandos abaixo no terminal:

cd /etc/udev/rules.d

Depois execute o comando:

sudo touch touchpad.rules

depois edite o arquivo:
sudo nano touchpad.rules

E insira as linhas da dica.
Depois salve com as teclas: CTRL + O.

Um abraço!

[9] Comentário enviado por single_laje em 26/05/2010 - 15:38h:

Olá amigo.

Obrigado pela paciência e o desejo de ajudar, é por isso que o GNU/Linux tem crescido tanto...

Fiz direitinho como as dicas, criei o arquivo adicionei as linhas salvei e reiniciei mas continua a mesma coisa. Com o mouse externo tá normal, mas o Touchpad continua na velocidade da luz.

Se quiser adicionar pra conversarmos melhor (carlos_tjlaje@hotmail.com)

[10] Comentário enviado por junior.rocha em 26/05/2010 - 19:37h:

Carlos, apertando as teclas de bloqueio e desbloqueio do seu teclado ele consegue bloquear/desbloquear?

O único problema é a sensibilidade? Isso?

Um abraço!

[11] Comentário enviado por single_laje em 27/05/2010 - 08:24h:

Olha amigo, estas teclas (Eu acho que é Fn + F7) não funcionam para desativar o touchpad não.

Mas tem hora que o touchpad tá normal e hora fica doido, eu instalei atualizei e ficou tudo normal, levei pra casa mais tarde ficou doido de novo.

Agora de manhã mesmo liguei e ficou normal... Depois reiniciei ficou doido de novo, estou usando dual-boot com Win 7.

Não sei o que pode ser.

Um abraço.

[12] Comentário enviado por junior.rocha em 27/05/2010 - 09:20h:

Bom dia carlos, as combinações de tecla FN + F7 são válidas para notebooks da Acer, como especificado no artigo.
Quanto a velocide do ponteiro do mouse, configure-o no menu "Sistema/Preferências/Mouse" e altere as configurações.

Um abraço.

[13] Comentário enviado por single_laje em 27/05/2010 - 11:49h:

Bom dia amigo.

É uma pena porque já tentei configurar a velocidade tb. Já fiz de tudo.

Um conhecido de Portugal falou comigo pelo MSN dizendo que isso parece um problema no Kernel mas não sabe por que isso afeta apenas alguns modelos de Netbook, desde o karmic 9.10 já tem esse problema.

Já não sei mais o que fazer, já testei outras distros tb, estou terminando de baixar o Fedora 13 pra testar tb.

Se não resolver vou testar o FreeBSD, pelo que li é meio complicado mas vou testar tb.

Um abraço.

[14] Comentário enviado por junior.rocha em 27/05/2010 - 12:07h:

Carlos, achei estes procedimentos na internet, tente...
Vale lembrar que isso pode comprometer o boot do seu Ubuntu, então tenha backup dos seus dados.

Abra o terminal, e siga os passos:

chmod +w /boot/grub/grub.cfg
gedit /boot/grub/grub.cfg

Procure a linha: linux /boot/vmlinuz-2.6.32-22-generic root=UUID=130b1105-44c4-4a6d-bd51-90f1bb9c8d60 ro quiet splash

E insira no final da linha: i8042.reset i8042.nomux

Fica assim: linux /boot/vmlinuz-2.6.32-22-generic root=UUID=130b1105-44c4-4a6d-bd51-90f1bb9c8d60 ro quiet splash i8042.reset i8042.nomux

Salve e reinicie.

Lembre-se de executar os procedimentos acima como root.

Grato.

[15] Comentário enviado por single_laje em 27/05/2010 - 12:33h:

OK amigo.

Achei a linha mas a numeração está diferente depois de UUID= mas mesmo assim posso acrescentar depois de quiet splash o código que vc postou?


[16] Comentário enviado por junior.rocha em 27/05/2010 - 12:45h:

Sim, apenas coloque os códigos no final da linha.
Um abraço.

[17] Comentário enviado por single_laje em 27/05/2010 - 13:31h:

Coloquei a linha reinicei e até agora tá normal o Touchpad, vou esperar pra ver.

Depois de algum tempo ele voltava a ficar doido mas vamos ver agora. Tomara que dê certo.

Um abraço e muito obrigado. Qualquer alteração posto aqui o resultado.

[18] Comentário enviado por junior.rocha em 27/05/2010 - 14:50h:

Que bom Carlos!
Aparentemente resolvido!

Mantenha esta dica informada sobre seus testes.
Uma abraço!

[19] Comentário enviado por filipo_tardim em 02/11/2010 - 22:30h:

Comigo aqui só funcionou a primeira opção, mas ele desativa o recurso de rolagem.

[20] Comentário enviado por thundera em 06/11/2010 - 20:15h:

PALMAS!!!! PERFEITO TUTORIAL....

EVOLUIR, AGREGAR E COMPARTILHAR CONHECIMENTO, SEMPRE!

[21] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 20/01/2011 - 08:26h:

hp g42-272 vem com um botão para desligar o touchpad, no outro sistema operacional funciona, mas no meu Ubuntu não sei o que faço para isso funcionar. alguem sabe?

[22] Comentário enviado por jetnow em 09/02/2011 - 13:18h:

Tenho um netbook Megaware que tem o mesmo problema de "touchpad doido". Usei o procedimento do junior rocha e ficou bom, bem utilizável. Apenas que nas configurações o Mint não reconhece o touchpad. De qualquer forma, para o que preciso, está ótimo.
Muito obrigado pela dica.

[23] Comentário enviado por coldplay em 14/03/2011 - 20:12h:

Olá pessoal,

Possuo um notebook, Qbex, Core i3, link com um idêntico: http://www.qbex.com.br/produtos/prodt_note_d.aspx?nid=37 , que veio instalado o Ubuntu 10.10, até ai, td tranquilo, tudo funcionando, mas como não sou muito experiente e como veio com todas as configurações da Qbex, inclusive seu nome e senha, optei por, novamente, reinstalar 10.10 limpinha, mas, foi então que começaram os problemas, primeiro a wireless não funcionava mais e as vezes só quando o sistema queria, depois passou a travar em uma dessas vezes que funcionou. Dai, resolvi instalar o 9.04 que eu tinha para dai sair atualizando até o 10.04, e novamente as coisas voltaram a funcionar, até que um dia, ao ser solicitado para atulizar de 2.6.32-27 para 2.6.32-28, novamente a wireless passou a não funcionar e em seguida o Shift direito, e simultaneamente, Shift + 1 não fazia aparecer a "!", nem Shift + q não fazia aparecer a "Q", bem como as teclas Fn+F8 (que deveria ativar a wireless e não funciona, na verdade, estou sem essa função Fn). Eis que sou novamente solicitado a atualizar, agora, para 2.6.32-29, pensando eu que resolveria os meus problemas, porém, doce engano.

Bem, tentei, tentei todas essas formas, mas, infelizmente, sem sucesso, desde o primeiro ocorrido, atualizações de distro e kernel.

Outras soluções que encontrei e nada: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Touchpad-nao-funciona-1 .... entre outras que agora não tenho mais os links.

Dai, cansado de não poder usar o notebook, optei por fazer uma reinstalação do Ubuntu 10.04 LTS, limpinha, mas, nada adiantando para resolver os problemas.

E lá se vão, praticamente, 2 meses de problemas e 3 meses de aniversário do notebook.

Estou pensando em instalar o RWindows para ver se há problemas também, porém, vou esperar respostas aqui.

A quem puder me ajudar, OBRIGADO!

[24] Comentário enviado por cainf em 08/04/2011 - 00:08h:

No meu acer 4745Z funcionou mas desabilitou o recurso da barra de rolagem, so precisei colocar esses 3 comando em /etc/init.d/bootmisc.sh

modprobe -r psmouse
dpkg-reconfigure xserver-xorg-input-synaptics
modprobe psmouse proto=imps

[25] Comentário enviado por junior.rocha em 08/04/2011 - 08:02h:

@codlplay: Olá amigo, lamento os ocorridos. Pelo visto você garimpou bastante para encontrar a solução.
Sugiro que instale a 10.04 LTS e dé um update no sistema, sem dar comando algum.

@cainf: Muito obrigado pela contribuição amigo! Seu comentário e o modo como resolveu o problema com certeza incrementam esta dica, tornando-a mais completa!

[26] Comentário enviado por ekaleves em 01/10/2011 - 19:36h:

olá, fiz tudo exatamente como no tutorial, mas meu netbook não funciona o mouse, nem usb nem o touchpad, meu net é um HP 110 1020-nr e instalei ubuntu-10.04-netbook-i386, alguem ai sabe me dizer oq eu posso fazer?

[27] Comentário enviado por junior.rocha em 28/11/2011 - 17:55h:

@ekaleves: Respondido via e-mail! Obrigado pela contribuição!

[28] Comentário enviado por adilsonlp em 11/12/2011 - 16:34h:

Olá a todos.

Aproveitando este tópico quero relatar um problema que pelo visto ainda persiste no Ubuntu.

Estou com o notebook Dell N4030 trabalhando em dual boot win 7 + ubuntu 11.10.

O teclado possui uma tecla com a função de ativar ou desativar o touchpad que é da Alps.

O Ubuntu reconhece o touchpad que funciona "normalmente", porém a função desativar não responde ao comando da tecla, até aparece um alerta no canto superior direito quando pressionado.

Gostaria que esta opção estivesse funcionando, a de ativar e desativar o touchpad pela tecla.

No win7 esta opção funciona normalmente, já vi na net comentários que alguns bugs acontecem porque algumas máquinas, como o caso desta, são fabricadas exclusivamente para rodar M$.

Mas o que tenho notado é que neste notebook quando rodo o win7 a região onde está o processador fica leeeeevemente mais quente, quando trabalho com o ubuntu não esquenta nada. O que me leva a supor que o Ubuntu exige menos do processador.

De fato, o desempenho da máquina no ubuntu fica bem melhor, porém há este probleminha do touchpad.

Será que tem como resolver?

Se alguém souber, por favor compartilhe.

Um abraço a todos.

[29] Comentário enviado por Oscar2012 em 03/01/2012 - 10:30h:

Olá, bom dia à todos!
Gostaria que alguém se habilitasse em me ajudar. Comprei um note da Philco 14E- p584lm na semana passada e chegou ontem em minha residência, só que após ligá-lo, percebi que o cursor não funcionava, porém os botões direito e esquerdo, estão em perfeito funcionamento.
O que posso fazer para sanar o problema?
Meus agradecimentos!


[30] Comentário enviado por kernelBr em 20/01/2012 - 12:35h:

Eu tivesse esse problema do touch não funcionar no Debian 6, mas consegui resolver com a dica do nossa autor do post. A princípio após, a execução dos procedimento apenas a barra de rolagem funcionava, aí fui nas opções do mouse e habilitei toque com mouse. Obrigado pelas dicas e um grande abraço.

[31] Comentário enviado por junior.rocha em 20/01/2012 - 13:25h:

@Oscar2012: Olá amigo, qual a distribuição que você está utilizando? É o Ubuntu mesmo? Qual versão?

@kernelBr: Olá! Fico feliz em saber que conseguiu resolver, um abraço!




Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.