Mostrarei como movimentar o point view* no
Blender, para uma navegação mais cômoda do usuário no momento da edição do modelo 3D.
point view: * significa perspectiva de expectador, então ao mover para um ponto o objeto em foco se mover contrário ao point view.
A navegação se dá a partir do teclado numérico, ou seja, o teclado numérico que fica à direita.
O movimento mais básico é o da câmera por rotação, e é aplicado pelas seguintes teclas:
- 2 - Movimenta o point view para baixo
- 4 - Movimenta o point view para a esquerda
- 6 - Movimenta o point view para a direita
- 8 - Movimenta o point view para cima
Como estamos lidando com três eixos, fica difícil alinhar precisamente para alteração em apenas manipular dois eixos, mas para isso temos os seguintes atalhos:
- 1 - Point view em frente à cena (eixos x e z alinhados)
- Ctrl + 1 - Point view em frente à cena (mesmos eixos do anterior)
- 3 - Point view do lado direito à cena (eixos y e z anterior)
- Ctrl + 3 - Point view do lado esquerdo à cena (mesmos eixos do anterior)
- 7 - Point view superior (eixos x e y alinhados)
- Ctrl + 7 - Point de view inferior (mesmos eixos do anterior)
Outro bom truque é focar onde seu objeto está. Isso facilita muito no momento em que se precisa focar em uma única peça. Por padrão o foco fica to meio da tela, como na imagem a seguir.
Para focar no objeto podemos seleciona-lo e apertar a tecla "." do teclado numérico. E temos o seguinte resultado.
Podemos selecionar mais de um objeto, nesse caso o foco ficará no ponto médio entre os objetos selecionados.
Uma outra opção que pode ser usada em complemento com a anterior é a tecla "/", que mostra apenas os objetos selecionados.
Esta opção pode ser desativada na mesma tecla.
As teclas "+" e "-" correspondem ao zoom.
Já usando o mouse, temos:
- Rolagem - Zoom
- Rolagem + Ctrl - Move o ponte de foco da câmera horizontalmente
- Rolagem + Shift - Move o ponte de foco da câmera verticalmente
- Rolagem + Shift + Ctrl - Gira o point view mantendo o ponto de foco
Nenhum comentário foi encontrado.