Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Jogando Xadrez através da Internet com o Linux
Linux user
Publicado por Fábio Berbert de Paula em 07/11/2002

Login: fabio, 6482230 pontos | Blog: https://twitter.com/fabiodovol
[ Hits: 13168 ]

Jogando Xadrez através da Internet com o Linux

Introdução


Neste mini-HOWTO vamos usar o programa xboard para acessar um FICS (Free Internet Chess Server) e jogar xadrez pela Internet contra outros adversários.

Requerimentos

Let's Play !


Antes de começarmos a jogar, sugiro que você faça a escolha de um servidor ICS e registre-se como usuário do site escolhido, para ter seu próprio nick. Os principais servidores de xadrez livre são:Uma vez que temos o programa xboard instalado, digite o seguinte comando emum terminal:

xboard -ics -icshost freechess.org

No exemplo acima chamo o programa de tabuleiro e digo que quero jogar nofreechess.org. O terminal abrirá uma janela com o xboard e exibirá umprompt na linha de comando pedindo o seu nome de usuário para se conectar aoservidor.

Após efetuar login, várias mensagens de usuários querendo jogar aparecerão na tela,essas mensagens são emitidas através do comando seek. Para responder a algumdesses convites basta você digitar play numero_do_jogo, onde o número dojogo será mostrado junto à mensagem exibida.

Você também pode iniciar um novo desafio de duas formas: procurando por umadversário disponível ou convidando uma pessoa diretamente. Para procurar poradversários disponíveis, use o comando seek. No exemplo abaixo inicioum desafio contando pontos para o ranking, jogando com as pedras negras e semlimite de tempo para jogadas:

seek 0 0 rated black

Para maiores informações, digite help seek. Se você desejar convidardeterminado adversário (ex.: usuário fberbert), use o comando match:

match fberbert 2 0 unrated white

No exemplo acima, convidei o usuário fberbert para uma partida onde cada jogadorpossui apenas 2 (dois) minutos para executar sua jogada, não vale pontuação parao ranking e o desafiante joga com pedras brancas. Para maiores informações, digitehelp match. Seu adversário só terá o trabalho de digitar acceptpara iniciar o jogo, que automaticamente aparece no tabuleiro.


Referências

Have fun !

Atenciosamente,
Fábio Berbert de Paula
fabio@vivaolinux.com.br


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Apt-get autenticado em servidor proxy
   Dica Linux recomendada Firefox 3.6 Tab Switching Preview
   Dica Linux recomendada Firefox não abre após atualizar sua distribuição GNU/Linux
   Dica Linux recomendada Liberando portas no Modem Opticom Dslink 260E
   Dica Linux recomendada Redirecionamento de portas do Microsoft NetMeeting (Coyote Linux)

Comentários
[1] Comentário enviado por JuNiOx em 04/07/2003 - 03:58h:

ae.. não tem como usar conexão direta com o adversário ? baseado em cliente/servidor

[2] Comentário enviado por fabio em 05/07/2003 - 00:44h:

Sinceramente não sei, vou pesquisar e te falo.

[3] Comentário enviado por bona em 21/06/2004 - 00:09h:

O codigo do servidor FICS agora eh Brasileiro! Faz quase um ano jah que estamos desenvolvendo uma nova versao na UFPR. O projeto no sourceforge e' http://chessd.sf.net. Tudo 100% software livre. Escrito na L2C (Loved Language C) usando banco de dados postgress.

O servidor e' xadrezonline.cex.org.br. Temos uma pagina do servidor tb, com visualizacao das partidas jogadas, perfil dos usuario e tudo mais. http://xadrezonline.cex.org.br




[4] Comentário enviado por bona em 02/06/2008 - 11:14h:

Temos um novo servidor de Xadrez, baseado em Jabber e com uma interface 100% Javascript.

Visitem: http://xadrezlivre.c3sl.ufpr.br


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.