Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Gnome + Xgl + MacOS style
Por fabio
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Instalando o LAMP no Linux Mandriva 2008 Spring
Linux user
Publicado por felipe bastos em 12/12/2008

Login: felipebastosweb, 12924 pontos | Blog: http://felipebastos.wordpress.com
[ Hits: 3758 ]

Instalando o LAMP no Linux Mandriva 2008 Spring

Me desculpe se o assunto já está batido, mas é que existem poucos tutoriais e dicas para Mandriva Linux que sejam compatíveis com a versão 2008.1. Então vou relatar minha experiência e espero que seja útil para alguém.

Tive diversos problemas com a versão One por que ela não tem os diversos pacotes necessários para poder instalar um servidor web. Por isso, se não quiser passar dias instalando pacotes e tendo muita dor de cabeça, comece pela versão Spring com no mínimo 2 dos 3 CDs exigidos.

Feito isso, tive problemas ao instalar o metapacote LAMP via gerenciador de pacotes. Ele instalou o PHP para console, sem suporte a Apache. Daí fiz o seguinte:

Primeiro, entre no terminal como root:

$ su root

Desinstalei o PHP, o Apache e o MySQL pelo gerenciador de pacotes mesmo, mas você pode ir pela linha de comando digitando "urpme nomepacote".

Depois digitei no terminal:

# urpmi apache

E escolhi a primeira opção (stable).

# urpmi mysql

# urpmi php

Nessa escolhi a opção 4, com suporte a Apache. As primeiras opções não tem os arquivos para integrar o PHP ao Apache.

Feito isso iniciei o MySQL:

# /etc/init.d/mysqld start

Iniciei o Apache:

# /etc/init.d/httpd start

E fui pro browser digitar "http://localhost" e o apache mostrou o index.html.

Criei um arquivo index.php que acessa o banco de dados no MySQL. Se os comandos MySQL do PHP não funcionarem você precisa instalar o suporte a MySQL do PHP através do comando:

# urpmi php-mysql

Reinicie o o Apache:

# /etc/init.d/httpd restart

Agora deve rodar normalmente. Vá para o browser:

http://localhost/index.php

E aí, gostaram da minha primeira dica?


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Instalando PHP 5 no Conectiva Linux 10
   Dica Linux recomendada Uso das aspas simples, duplas e invertidas
   Dica Linux recomendada Executando comandos do sistema com PHP
   Dica Linux recomendada Manipulando checkbox em PHP
   Dica Linux recomendada Traduzido o guia PHP-Nuke for Idiots

Comentários
[1] Comentário enviado por mcl085 em 12/01/2009 - 21:34h:

Excelente dica!!! Adotei o Mandriva como minha distro favorita e estava a procura de um bom material prático sobre instalação de um servidor LAMP. Valeu!!!

[2] Comentário enviado por felipebastosweb em 12/01/2009 - 22:00h:

vlw,

caso o php falhe, instale o pacote php_CLI antes de instalar o pacote para apache .. desta forma funcionará 100%


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.