Pessoal, hoje a dica é como instalar a JRE da SUN em seu Ubuntu. Devido a questões de licenciamento, a JRE da SUN não vem instalada por padrão, sendo assim a que vem é a OpenJDK.
Bom, ela funciona, porém percebi que em algumas aplicações Java rodando no Firefox estavam ocasionando problemas de travamento no navegador, resolvi o problema instalando a JRE da SUN.
O Ubuntu por padrão não deixa ativado o repositório de terceiros no /etc/apt/sources.list, para ativarmos iremos utilizar a aplicação "Software Sources", que você encontra no menu "Sistema -> Administração".
Após aberto a aplicação, vá na aba "Outros Softwares" e ative o repositório "partner", após a ativação execute os comandos abaixo numa console:
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install sun-java6-bin sun-java6-jre sun-java6-plugin
Para certificar que o seu Firefox está reconhecendo o plugin Java, acesse o endereço "about:plugins".
Maiores informações sobre repositórios Ubuntu, visite o sítio.
Qualquer crítica, sugestão ou dúvida mande uma mensagem.
Atenciosamente,
Joaquim Ferraz