Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Quero Ver faze isso aqui no windows :P
Por claytoon
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

GTK-Splitter - Dividindo arquivos grandes em partes menores com facilidade
Linux user
Publicado por Alberto Federman Neto. em 18/08/2010

Login: albfneto, 1938795 pontos | Blog: http://va.mu/AP1
[ Hits: 3132 ]

GTK-Splitter - Dividindo arquivos grandes em partes menores com facilidade

1) Introdução:

Algumas vezes necessitamos dividir arquivos muito grandes ou ISOs de distros etc em partes menores. Isto é necessário, por exemplo, para fazer upload para sites de distribuição como o RapidShare, MegaUpload.

Ocorre que isso pode ser feito em Windows, por exemplo, com programas como WinRAR, 7-ZIP, Power Archiver, que são proprietários.

Em Linux, pode-se usar comandos (split) ou compressores em linha de comando (rar, p7zip etc), mas isso nem sempre é prático, é preciso selecionar o compressor que vai funcionar, definir o tamanho das partes manualmente etc.

Com interface gráfica e para Linux, o mais conhecido dos pacotes é o HJSplit, mas ele é difícil de instalar, dependendo da versão pode ter incompatibilidades com as bibliotecas Kylix necessárias. Outras versões dependem de Kommander, LXSPlit, JAVA etc, sempre complicado. Para unir as partes do arquivo dividido, deve-se usar o comando "cat":
Outros programas como o GTKlxsplit, sofrem das mesmas deficiências. Outros ainda, como MP3Split-gtk:
somente funcionam para um tipo de mídia.

Por isso sugiro o uso de um programa bem simples e funcional, o pacote alemão GTK_Splitter.

2) Instalação:

Se ele não estiver nos repositórios de sua distribuição, ele existe e pode ser baixado:
na forma de programa fonte, expandido e compilado usando SPM ou de maneira usual:
com os clássicos comandos:

$ tar -vzxf nome completo do pacote e versão.tar.gz
$ ./configure
$ make
$ sudo make install


3) Uso:

Abra o programa GTK-Splitter, a partir do menu ou com o comando:

$ gtk-splitter

Na janela gráfica que aparece, clique em "Abrir", navegue e selecione a imagem, ISO etc, o arquivo que quer dividir, clique em "Salvar" e escolha a pasta onde quer salvar as diversas partes. Escolha o tamanho das partes, em Bytes, Kilobytes ou MegaBytes. Clique em "Split", "Verify" e "Start", e é só esperar o processo terminar...

para reunir novamente as partes divididas, faça como acima, escolhendo em "Abrir" a primeira parte do arquivo, depois clique em "Combine" (ao invés de "Split").

e pronto, BINGO! Bem fácil!


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Instalando arquivos .bin
   Dica Linux recomendada GSCAN2PDF: escaneando direto em PDF
   Dica Linux recomendada Inserção em projetos open source
   Dica Linux recomendada Templates em português para o bugzilla
   Dica Linux recomendada Ouvindo sua rádio Last.FM no Amarok

Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.