Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Quero Ver faze isso aqui no windows :P
Por claytoon
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

GRUB 2 do Sabayon - Adicionando outras Distribuições GNU/Linux
Linux user
Publicado por Edinaldo P. Silva em 16/02/2012

Login: edps, 2094847 pontos | Blog: http://gnu2all.blogspot.com/
[ Hits: 1142 ]

GRUB 2 do Sabayon - Adicionando outras Distribuições GNU/Linux

Às vezes, me pergunto porque é tão difícil as distribuições Linux se entenderem, coisas como o GRUB do Mandriva, que não reconhece o Debian e seus derivados, entre diversos outros casos...

Nesta 3ª vez que falarei sobre o OS-Prober, veremos como adicionar outras distribuições ao GRUB 2 do Sabayon e também, utilizando artifícios para que todas sejam incluídas.

Instale o OS-Prober:

$ sudo equo update
$ sudo equo install os-prober
Linux: Sabayon: adicionando outras Distribuições Linux no GRUB 2

Antes de tentar adicionar as minhas outras distros (Arch Linux e Fedora), meu "grub.cfg" estava assim:
Linux: Sabayon: adicionando outras Distribuições Linux no GRUB 2

Linux: Sabayon: adicionando outras Distribuições Linux no GRUB 2

Linux: Sabayon: adicionando outras Distribuições Linux no GRUB 2

Obs.: Como visto nas imagens acima, somente Sabayon, Debian e WindowsXP.

E isso é irritante! Sistemas como o WinXP são 'automagicamente' reconhecidos pelo instalador, mas não algumas distros Linux! Sorte que reconheceu ao menos o Debian!

Dito isto, tentaremos adicionar todas as distros assim:

$ sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Linux: Sabayon: adicionando outras Distribuições Linux no GRUB 2

Opa! O Fedora foi reconhecido! Mas não o Arch! (Arrrrgh!).
Linux: Sabayon: adicionando outras Distribuições Linux no GRUB 2

Daí, passamos ao macete que trata-se de montar a partição do Arch Linux. Lembro que durante a instalação e no passo acima, todas as partições estavam desmontadas (Debian, Arch e Fedora).

Tá bom, vamos criar o ponto de montagem e montar a partição "/root" do Arch Linux:

$ sudo mkdir /media/arch_rootfs
$ sudo mount -t ext4 /dev/sda5 /media/arch_rootfs
$ sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
Linux: Sabayon: adicionando outras Distribuições Linux no GRUB 2

Finito! Arch e Fedora reconhecidos!
Linux: Sabayon: adicionando outras Distribuições Linux no GRUB 2

Observação: Com estas 3 dicas, vimos como utilizar o OS-Prober, o que não quer dizer que este pacote é essencial no sistema (é mais cômodo tê-lo instalado).

Como alternativa a ele, podemos copiar uma das entradas corretamente identificadas e inserir os dados da partição, kernel, etc ou, simplesmente copiar as configs do "grub.cfg" das partições das distros ignoradas e inseri-las na 'unha' no arquivo "/boot/grub/grub.cfg".

A meu ver, isto é uma coisa simples em distros como Arch Linux, Slackware e Gentoo, onde o kernel é atualizado e ponto! Nada de versões ao lado de versões como é o caso do Debian, Ubuntu, Fedora e etc.

Referências


Dica previamente publicada em meu Blog:
Até a próxima.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Alterando o Splash Screen (tela de apresentação) no KDE
   Dica Linux recomendada Instalando scanner da multi-funcional Lexmark x1185
   Dica Linux recomendada Problema na instalação do BROffice.Org no Slackware 11
   Dica Linux recomendada Configurando webcam no Ubuntu 8.04
   Dica Linux recomendada Fontes True Type no Slackware 10

Comentários
[1] Comentário enviado por Josue A. Santos em 22/02/2012 - 15:16h:

Muito bom, a parte referente ao: su -c "grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg" eu já conhecia da época do Gentoo, mais o macete do Arch não. Cheguei a instalar o Arch algumas vezes mais sempre usando o Lilo do Slack e não grub, pois o infeliz não reconhecia o Arch, o Lilo também não reconhecia mais eu já sabia editar..
Valeu a dica, 10.

[2] Comentário enviado por edps em 22/02/2012 - 15:56h:

@josue;

thanks pelo comentário.

[3] Comentário enviado por albfneto em 23/02/2012 - 09:52h:

EDPS, mesmo usando sabayon, eu não conhecia isso.
Grande dica, favoritada!

[4] Comentário enviado por edps em 23/02/2012 - 17:46h:

Obrigado mestre Alberto.

eu fico p*to com essas coisas de reconhecerem o Windows e não as distros Linux, por sorte é fácil resolver.

um abraço.


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.