Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Facílima instalação de pacotes de 32 bits em qualquer Linux
Linux user
Publicado por Alberto Federman Neto. em 31/08/2010

Login: albfneto, 1938835 pontos | Blog: http://va.mu/AP1
[ Hits: 2227 ]

Facílima instalação de pacotes de 32 bits em qualquer Linux

Algumas pessoas dizem que instalar programas no Linux é difícil. Será?

Toda distribuição tem seu gerenciador de pacotes (YaST, APT, Yum, Zypper, PacMan, Entropy etc), quase todos com interface gráfica fácil de usar.

Alguns, como openSUSE, tem até sistemas para instalar os pacotes usando navegador de Internet, com apenas alguns cliques de mouse (Install_One_Click).

Existe mais uma maneira. Existem aplicativos pequenos,de 32 bits, feitos para dispositivos portáteis, mas esses aplicativos também rodam em Desktops e Notebooks de 32 bits!

São facilmente instalados,porque são pré-compilados e rodam standalone. Quer ver?

Crie uma pasta, no Desktop chamada, por exemplo, PortAplicat, clicando com o botão direito na tela, "Cria Pasta" oi "Criar Nova, Pasta" ou com o comando:

$ mkdir /home/seu nome de usuário/Desktop/PortAplicat

Navegue até a página:
Escolha, clique e baixe o aplicativo ou programa que quiser e salve nessa Pasta (ele será salvo sem extensão).

Entre na pasta, clique com botão direito no aplicativo baixado, e troque as permissões e torne o arquivo executável. Se preferir, faça o comando:

$ sudo chmod +x [nome completo do arquivo baixado]

Agora clique duas nele e pronto, está aí seu aplicativo ou pacote, rodando! Muito fácil!

Na figura abaixo, observe. Exemplificado com o monitor de sistema CPU-G (o aplicativo escolhido),em Sabayon 4.0r1, em um Sempron 2800+, 32 bits. Veja a pasta PortAplicat, com o pacote CPU-G e o aplicativo rodando:
Linux: Facílima instalação de pacotes de 32 Bits em qualquer Linux.
Assim como no exemplo do CPU-G, você pode instalar e usar tocadores, navegadores, editores etc, até vários aplicativos juntos e instalados diretamente, e salvando uma cópia dessa pasta em um pendrive, você carrega os aplicativos com você.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Compiz instalado e não funcional? Eis a solução!
   Dica Linux recomendada sources.list: centenas de repositórios disponíveis para Ubuntu e Debian
   Dica Linux recomendada Instalando IBM Lotus Symphony no Ubuntu 7.10
   Dica Linux recomendada Instalando o aMSN no Mandriva 2006 de forma automática
   Dica Linux recomendada Kotivox - Escrevendo diários no Linux

Comentários
[1] Comentário enviado por julio_hoffimann em 31/08/2010 - 07:55h:

Oi Alberto,

Realmente algumas pessoas acham difícil instalar programas no Linux, aos poucos esse cenário está mudando. Muitas vezes seguem o caminho mais difícil por falta de orientação ou se deparam com tutoriais que complicam ao invés de resolver o problema de forma simples.

Aqui no fórum mesmo surgem algumas respostas que não ajudam quem está conhecendo o sistema agora, fica uma errônea impressão de que no Linux tudo é complicado.

Abraço!

P.S.: Não conhecia o www.portablelinuxapps.org! Muito bom!!!


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.