Doode - Sua rede Linux de amigos de casa nova

Publicado por Vitor Micillo Junior em 20/10/2011

[ Hits: 7.082 ]

 


Doode - Sua rede Linux de amigos de casa nova



O Software Livre, assim como o Linux, nasceu baseado em duas filosofias básicas: a liberdade e a comunidade.

Foram vários fatores e eventos que marcaram a trajetória da liberdade digital até hoje. Desde Richard Stallman, o primeiro a introduzir o conceito de software livre e Copyleft, passando por Linus Torvalds, com a criação de um kernel de sistema operacional livre e aberto, que receberia o nome de Linux homenageando seu criador; até nosso século, onde temos empresas, instituições e governos que defendem, apoiam, incentivam e usam o software livre, além de milhões de pessoas reunidas em comunidades ao redor do mundo.

E são sobre essas filosofias de liberdade e comunidade que a Rede Doode está reformulando sua plataforma e disponibilizando diversas novidades aos seus membros e a Comunidade do Software Livre.

A Doode começou utilizando a plataforma Sharetronix, quando ainda era livre. Porém, seus desenvolvedores decidiram "fechar" o código da aplicação, deixando a Doode baseada em uma plataforma que andava na contramão de sua filosofia: "uma rede 100% livre!"

A Rede Doode não poderia permitir que esse elo "Comunidade e Liberdade" fosse quebrado! Vitor Micillo, seu criador e principal desenvolvedor, decidiu migrar a Rede para uma plataforma realmente livre. Após vários testes e pesquisas de qual plataforma atenderia as necessidades da Rede Doode, foi decidida migração para plataforma Wordpress em um domínio internacional:
Hoje, a Doode conta com fórum, galeria de fotos nos perfis, sistema de recomendação, integração total com as principais redes sociais, loja virtual www.doodestore.com.br, além de duas novidades únicas: um sistema de ensino virtual para os membros da rede e um podcast semanal chamado Doodecast.

Se você ainda não é membro da Doode, nós o convidamos a juntar-se a nós e desfrutar do melhor que a Liberdade e a Comunidade podem lhe oferecer no Universo do Software Livre.

O domínio www.doode.com.br está ativo na plataforma antiga, porém depois de toda a migração dos membros, grupos e mensagens para a nova plataforma os domínios serão únicos.

Atenciosamente,
www.doode.net
www.doodestore.com.br

Outras dicas deste autor

Clube do pingüim

Verificando se um arquivo cabe dentro de um DVD

Instalando o Tasty Menu no ArchLinux

Flash player para Firefox 64 bits

Resolvendo problema de conexão ao Windows Live Messenger com Pidgin

Leitura recomendada

Firefox "esperto" nas URLs

Conheça o Big Tux Box

IPtables - Bloqueando o UltraSurf

Corrigir erro de DNS no NetworkManager

Instalando o modem HUAWEI E226 USB 3G da Claro no Debian

  

Comentários
[1] Comentário enviado por evanprec em 23/10/2011 - 12:58h

Finalmente Vitor Micillo Jr. admite que usa o software proprietário Sharetronix, assumindo que sua Rede Doode NÃO USA SOFTWARE 100% LIVRE.

Foram 99 dias de vergonha para as comunidades de software livre! (conto apenas os anúncios em sites de reputação - Dicas-L e VOL - e de autoria direta do VMJ).

Mas o que poderia ser uma oportunidade para reconciliar-se com a verdade e resgatar a confiança da comunidade, ele prefere trazer mais mentiras.

Citando:
"A Doode começou utilizando a plataforma Sharetronix, quando ainda era livre. Porém, seus desenvolvedores decidiram "fechar" o código da aplicação, deixando a Doode baseada em uma plataforma que andava na contramão de sua filosofia: "uma rede 100% livre!" "

SIM, MENTIRAS! O SHARETRONIX QUE VMJ USOU ERA PROPRIETÁRIO DESDE O INÍCIO DA REDE DOODE!

VMJ usou Sharetronix 1.5 para implantar a Rede Doode em 13 de Julho de 2011. Veja detalhes sobre a versão no post: http://comunidadelinuxindaiatuba.blogspot.com/2011/10/esclarecimento-de-vitor-micillo-criador.html

O Sharetronix 1.5 foi lançado em 13 de julho de 2010, SIM, 1 ANO ANTES DA INAUGURAÇÃO DO DOODE! (ver nota de lançamento: http://sharetronix.blogtronix.com/Home/13916

Só que deste esta versão 1.5, o LICENCIAMENTO DO SHARETRONIX É PROPRIETÁRIO, conforme explicitado no blog do produto e nas licenças incluídas na distribuição do Sharetronix. Veja nota no blog Sharetronix: http://sharetronix.blogtronix.com/Home/13914

Só o fato de ainda distribuir o código fonte não o qualifica nem como software livre nem como open source (ver artigo http://ur1.ca/5h7fm , como ao menos VMJ admite agora.

Assim, lamento que nem no final o VMJ não teve a honra de ser sincero.

Ass: Evangelista Precavido

PS: Entenda a outra versão desta história em http://doodeusasoftwareproprietario.wordpress.com/ e leia os 3 primeiros artigos:

http://doodeusasoftwareproprietario.wordpress.com/2011/08/11/doode-usa-software-proprietario/

http://doodeusasoftwareproprietario.wordpress.com/2011/09/02/saiba-como-o-doode-enganou-o-software-livre/

http://doodeusasoftwareproprietario.wordpress.com/2011/10/22/vitor-micillo-jr-assume-que-rede-linux-doode-usou-software-proprietario/



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts