Documentário: INPROPRIETÁRIO: O Mundo do Software Livre

Publicado por Carlos Alberto Vieira Tavares Junior em 21/07/2009

[ Hits: 12.215 ]

Blog: http://ti-online.blogspot.com/

 


Documentário: INPROPRIETÁRIO: O Mundo do Software Livre

Todos que amam o software livre já devem ter visto ou ouvido falar de filmes e documentários como Revolution OS e The Code Linux, que são dois dos mais conhecidos exemplos de documentários que abortam o Linux e o software livre, mas poucas pessoas ainda conhecem o ótimo documentário nacional que foi feito como trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo curso do Centro Universitário FIEO | UNIFIEO pelos jornalistas Daniel Bianchi e Jota Rodrigo.

O documentário Inproprietário: O Mundo do Software Livre, com duração de 32 minutos, conta com a participação de Richard Stallman e outros amantes de software livre e aborda desde a história da criação do Unix que teve durante um breve período de vida o seu código aberto e que tornou assim a sua derivação e larga utilização em universidades nos EUA possível em meados da década de 70, mas que foi fechado pela AT&T e que fez nascer assim a ideia do software livre e o surgimento do movimento GNU e mais adiante o kernel do Linux.

Linux: Documentário: INPROPRIETÁRIO: O Mundo do Software Livre. De forma muito simples e clara o filme tornou possível de ser explicada inclusive para as pessoas não ligadas a área de tecnologia o conceito de software, como ele é escrito e o que é o código fonte de um programa, diz ainda o que é um sistema operacional.

A obra ainda mostra a utilização do software livre e Linux não como uma alternativa tecnológica mas como uma reação de mercado e uma filosofia por diversos profissionais de tecnologia e por diversos setores do governo e forças armadas mostrando através de relatos de algumas pessoas diretamente ligadas a projetos de implementação de software livre como o software livre é viável tecnicamente e economicamente.

Em sua participação Richard Stallman fala sobre a idéia de software livre e os pilares sobre os quais foram fundadas o conceito de software livre.

Como não poderia ficar de fora também foi incluído e demonstrado o conceito de software proprietário, seu custo, suas limitações e sua pesada concorrência com o software livre.

Fica demonstrado nesse filme com clareza a importância do conceito do software livre e do compartilhamento livre e total ao conhecimento humano.

Pessoalmente falando, eu diria que esse documentário está entre os melhores já produzidos com esse assunto, não devendo em nada à produções como as acima citadas, eu particularmente parabenizo ao Daniel e Jota pelo maravilhoso trabalho de divulgação do software livre.

A obra que está licenciada sob a Creative Commons Atributo 2.5 Brasil pode ser baixada e assistida através do endereço abaixo ou em outras redes de torrents pela internet.
Abraços e até a próxima.
Carlos Tavares

Outras dicas deste autor

VPN em ISA Server 2000 com Ubuntu 9.10 64 bits

Leitura recomendada

Criando e apagando usuários do sistema Linux

Atualização do Arch Linux sem acesso à internet

Compartilhamento NFS

Load Balance com PFSense

Usando tty para logar no ambiente gráfico de outro usuário


Comentários
[1] Comentário enviado por luizvieira em 21/07/2009 - 07:15h

Muito bom bom esse documentário!
Já havia assistido antes e gostei bastante. E além do mais é tupiniquim, mostrando que nosso país está virando um poló respeitável do Software Livre.
Grande dica!
[ ]'s

[2] Comentário enviado por mgasparin em 21/02/2010 - 10:26h

Na época que eu tentei baixar o documentário pelo mininova o torrent tá fora do AR.

Então lá vai o link das 6 partes em HD que achei no site softwarelivre.org

http://www.4shared.com/dir/7634296/fc04d085/sharing.html

Bom vídeo a todos.


[3] Comentário enviado por removido em 21/07/2010 - 20:26h

Legal,

eu abri um post aqui e desconhecia essa dica. Então aí vai os links do post e de download:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Literatura-linux/sem-alarde-na-surdina
http://www.megaupload.com/?d=8OEYHRJC

[4] Comentário enviado por gnu_reis em 14/04/2015 - 21:06h

Esse documentário deixa muito claro que o GNU/Linux não é apenas uma questão técnica, pois sua ideologia é permeada por questões sociais, políticas e econômicas como é esclarecido pelo próprio Richard Stallman. Acredito que diante do cenário atual, que ainda é de extremo monopólio, é importante que todos os usuários, dos principiantes aos mais avançados, conheçam e divulguem a filosofia do GNU/Linux. Quero deixar meus sinceros agradecimentos a Daniel Bianchi e Jota Rodrigo pelo excelente trabalho. Viva a comunidade GNU/Linux!!!



Contribuir com comentário