A solução foi então inspirada em um servidor Linux que a muito tempo eu vi um atalho do IE que apontava para um script que desligava a máquina assim:
http://ip_do_servidor/desligar.php
Como não entendo de programação, pois minha área é mais Samba, Squid, Firewall, tentei primeiramente via ssh criando um usuário que ao logar desliga a máquina, igual a um artigo do VOL. Infelizmente mesmo assim os clientes sempre querem algo mais fácil.
Alguns podem achar que isso é fácil, mas só aqui no VOL pesquisei durante uns 6 meses e com a colaboração de alguns membros agora felizmente consegui. Então abaixo segue o script e os requisitos básicos.
Apache
php5
Com seu editor de texto preferido crie o arquivo com extensão .php:
# vim desligar.php
Dentro dele coloque as seguintes linhas:
<?php
echo '<pre>';
// Comando para desligar o servidor
system('shutdown -h now');
echo " Desligando Servidor \n" ;
?>
Salve o arquivo e coloque ele em seu diretório web, no meu caso o /var/www.
Depois crie um atalho na área de trabalho do Windows da seguinte forma:
http://ip_do_servidor/desligar.php
E pronto, ao clicar ele dá a mensagem "Desligando Servidor".
Eficaz para usuários comuns desligarem o servidor remotamente.
[3] Comentário enviado por chsguitar em 23/01/2008 - 08:26h
?comentario=Concordo com vcs mais foi apenas um modo de desligar a maquina, a maioria dos servidores linux que implementei ficam 24 ligados. aki mesmo na empresa onde trabalho ele t em que ser desligado todo fim de dia.
O problema é que em algumas pequenas empresas o pessoal queria mas nao desligava o que acontece em algumas delas foi queima de fonte e algumas percas de dados, mesmo estando ligados a nobreak,enfim foi só uma ideia que eu postei, pois nao achei esta soluçao.
tambem vc pode colocar esse arquivo em diretorio web protegido foi o que fiz agora aki
[4] Comentário enviado por marcosmiras em 23/01/2008 - 13:52h
Na verdade é um bom exemplo para criar aplicaçõezinhas para interagir com o shell, qq software que dê pra você mandar um comando para o mysql dá pra fazer, o que seria mais viável.
O legal é se o cara tem um sistema em um cliente e bloqueia todo tipo de porta (inclusive do ssh) e no sistema ele coloca um opção somente para o administrador de jogar comandos para o shell, claro não esquecendo de criptografar a conexão e a linha na url... rs