Olá,
Uma das coisas que mais me deixa irritado em um sistema operacional é quando ele tenta adivinhar o que eu quero fazer e toma uma atitude antes de eu falar qualquer coisa.
Até concordo que para um usuário final algumas coisas são importantes, tipo montar um pendrive assim que ele é inserido, abrir o conteúdo dele e por aí vai. Mas às vezes eu não quero que meu pendrive seja montado automaticamente e muito menos que abra um popup perguntando o que eu quero fazer ou abra um gerenciador de arquivos.
No
Ubuntu, desabilitar esse comportamento tem ficado cada vez mais escondido, então segue uma dica de como fazer isso rapidamente no Ubuntu 10.04:
- Alt+F2 - Execute o gconf-editor
- Vá em apps > nautilus > preferences
Você encontrará duas chaves, "
media_automount" e "
media_automount_open". Basta desabilitá-las conforme seu desejo.
Sei que é uma dica meio bestinha, mas às vezes a gente perde um tempão pra lembrar dessas cosias. :-)
Também sei que é irônico querer desabilitar um sistema de montagem automática de dispositivos removíveis, visto que esse foi um dos pontos fracos do
Linux por muito tempo. :-)
Abraço.