Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: STF no SliTaz
Por doradu
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Criando um servidor Teamspeak3
Linux user
Publicado por Fabrino Lopes Dantas em 27/10/2011

Login: djbino, 7832 pontos
[ Hits: 4259 ]

Criando um servidor Teamspeak3

Andei pesquisando sobre servidor TeamSpeak para rodar em Linux e encontrei pouca coisa. Aqui mostrarei como criar o seu próprio server (versões de 32 bit, ou seja, x86). Utilizo o Ubuntu x86.

Entre no terminal como usuário root:

# cd /usr/local/src/
# wget http://teamspeak.gameserver.gamed.de/ts3/releases/3.0.0/teamspeak3-server_linux-x86-3.0.0.tar.gz

Após o download, descompactar o arquivo:

# tar -xvf teamspeak3-server_linux-x86-3.0.0.tar.gz

Com o arquivo descompactado, entre no diretório onde estão os arquivos de configuração:

# cd teamspeak3-server_linux-x86

Dê as permissões necessárias aos arquivos:

# chmod 755 ts3server_linux_x86
# chmod 755 ts3server_minimal_runscript.sh
# chmod 755 ts3server_startscript.sh


Agora vamos iniciar o serviço:

# ./ts3server_startscript.sh start

Não esqueça de copiar esses dados gerados na primeira execução. Este token será usado para ter acesso como administrador (SA) no TeamSpeak, podendo criar as salas e dar as devidas permissões aos administradores do TeamSpeak.

----------------------------------------------
           I M P O R T A N T
----------------------------------------------
       Server Query Admin Acccount created
     loginname= "serveradmin", password= "M9YEy8wH"
----------------------------------------------


----------------------------------------------
           I M P O R T A N T
----------------------------------------------
   ServerAdmin privilege key created, please use it to gain
   serveradmin rights for your virtualserver. please
   also check the doc/privilegekey_guide.txt for details.

    token=8u70fv7udAXFefVM5HxWJIzAgYOXz1aYUr4W7ybH
----------------------------------------------


Adicioando token para ter acesso SA (Administrador) no TS

Para adicionar o token e ter acesso como administrador SA no seu servidor, veja as imagens:
Linux: 
Criando um Servidor Teamspeak3
Linux: 
Criando um Servidor Teamspeak3
Para seus amigos terem acesso ao servidor, não esqueça de redirecionar a porta 9987, que é a porta do team no seu roteador ou firewall, para o endereço IP do servidor TeamSpeak.

Seu servidor já esta pronto! Agora é só criar as salas, passar o endereço IP do seu servidor para os amigos e conversar enquanto joga seus jogos on-line.

Simples!


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada C - Resolvendo problemas com buffers
   Dica Linux recomendada Primeiras Impressões do KDE 3.5
   Dica Linux recomendada Montando e conectando em um servidor NFS
   Dica Linux recomendada Configurando servidor DHCP3
   Dica Linux recomendada Algumas dicas para novatos

Comentários
[1] Comentário enviado por djbino em 27/10/2011 - 17:34h:

Pessoal, para colocar o teamspeak para subir junto ao sistema crie o seguinte arquivo ts3.sh com o script abaixo.
#vim /etc/ts3.sh

####Inicio####
#!/bin/bash
ps -A | grep ./ts3server_linux_x86
TEM="$?"
if [ "$TEM" != "0" ]; then
# adicione abaixo o caminho para a pasta onde se encontra o executavel.
cd /usr/local/src/teamspeak3-server_linux-x86
# o comando para carregar..
./ts3server_startscript.sh start
fi
####FIM####
Salve usando esc : wq e enter

agora vá em crontab e adicione seguinte linha:
#vim /etc/crontab
*/1 * * * * root /etc/ts3.sh
Salve usando esc : wq e enter

O script acima vai verificar se o processo do teamspeak esta rodando, se caso não estiver ele o executa novamente, isto vai ocorrer a cada 1 minuto como esta configurado no crontab, evitando com que seu servidor não saia do ar.


[2] Comentário enviado por maicongolo em 07/12/2011 - 10:42h:

Parabens pelo post Fabrino, gostaria de tirar uma duvida contigo, e se eu quizer adicionar mais servidor em outras portas??? como devo fazer??

Grato, Maicon

[3] Comentário enviado por djbino em 20/12/2011 - 13:49h:

Bom dia Maicon!
Desculpe a demora para responder sua pergunta. Recomendo você instalar um addon no windows para criar outros servidores TS3, é muito simples. Para criar vários servidores você deve instalar o MICROSOFT .NET FRAMEWORK 3.5, após a instalação do framework, baixar esta addon no seguinte link http://addons.teamspeak.com/directory/tools/administration/An-easy-TS3-Admin-app-for-Windows%C2%AE.h... .
Depois de tudo instalado você deve se registrar (sem registro é impossivel rodar mais de 1 servidor) neste link https://sales.tritoncia.com/ , o arquivo de licença será enviado para o e-mail cadastrado no registro. Para ativar sua licença: 1) Coloque o arquivo anexado licensekey.dat no diretório raiz de sua pasta de instalação do TeamSpeak 3 Server.
2) Parar e reiniciar o TeamSpeak.
Esta licença é gratuita disponibilizando um total de 10 servidores. Qualquer dúvida estou a disposição.

Abraços...



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.