Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Conversando pelo console/terminal
Linux user
Publicado por Rodrigo Ferreira Valentim em 19/10/2004

Login: engos, 493661 pontos | Blog: http://www.unitech.pro.br
[ Hits: 26204 ]

Conversando pelo console/terminal

Uma das coisas que mais gosto no Linux é fazer um "chat reservado" pelo console ou terminal.

Isso me é muito útil, pois muitas vezes preciso falar com um usuário e o mesmo não está perto de um ramal, mas remotamente está conectado no servidor Linux e através dele podemos trocar mensagens, sem parar o que estamos fazendo.

Para fazer isso, primeiro digite no console ou terminal:

# w

Deve aparecer algo do tipo:
09:25:01  up 18:39,  1 user,  load average: 0.00, 0.00, 0.00
USER     TTY      FROM               LOGIN@   IDLE   JCPU   PCPU  WHAT
userx    pts/0    10.000.000.000     9:02am  0.00s  0.17s  0.02s  w

Isso quer dizer que existe um usuário chamado userx em pts/0. Com isso você digita:

# mesg y

Para habilitar a troca de escrita pelo seu terminal e depois você manda a mensagem da seguinte forma:

# write userx pts/0

O pts/0 é opcional, mas recomendo usar, pois o mesmo usuário pode estar em vários TTY.

Para sair da troca de mensagens é só apertar CTRL + c.

Não esqueça de mandar uma mensagem para o outro usuário falando para ele usar o comando "mesg y" antes do write.

Se você quiser fazer um teste, use seu usuário e TTY no comando write que funciona!

[]'s


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Instalação do Pidgin 2.0.2 no Slackware (parte 2)
   Dica Linux recomendada Instalando MSN Messenger no Linux
   Dica Linux recomendada JSSHBroadcast - Facilitando a sua vida com SSH
   Dica Linux recomendada Instalação do Beryl no Debian Etch
   Dica Linux recomendada Bloqueando Meebo no Linux (iptables)

Comentários
[1] Comentário enviado por manidoca em 19/10/2004 - 16:43h:

Cara show de bola.... :-)

[2] Comentário enviado por felipebalbi em 20/10/2004 - 15:59h:

Interessante... bom pra fazer manutenções remotamente e conversar com o usuário ao mesmo tempo =)

Blz msm kra...

[]'s
Felipe Balbi

[3] Comentário enviado por lacierdias em 16/11/2004 - 17:36h:

ele manda mensagens para maquinas WIN???

[4] Comentário enviado por gabrielmelo em 28/04/2005 - 10:57h:

Segui todos os passos, quando digitei write userx pts/0 apareceu uma mensagem do tipo "userx não está conectado em pts/0", tenho que abilitar alguma coisa ? Se eu estiver perguntando alguma besteira, desculpe-me. Sou um novato em LINUX.

[5] Comentário enviado por Nick em 30/11/2005 - 09:25h:

Isso ai depende da distriibuição, no Debian, ao inves de ser pts/0 é :0...e por ai vai.
Acho que isso deveria ser dito.

[6] Comentário enviado por asocoelho em 16/06/2006 - 15:44h:

Olá meu caro,

Pelo que eu entendi, é preciso que os usuários estejam com o konsole aberto. É preciso que haja uma ação "sincronizada". Eu gostaria de saber uma forma de enviar mensagens assim como o rwindows faz com o netsend. Teria como fazer isso?

[7] Comentário enviado por julioc2s em 08/08/2006 - 12:08h:

Os dois usuarios devem estar com o terminal aberto e com o mesg habilitado (digitando mesg aparece y, se não aparecer tem que digitar mesg y)


[8] Comentário enviado por cytron em 15/11/2006 - 19:12h:

Acho que está havendo um leve engando por aqui. Esta dica, de usar write pra falar no console é para administradores de rede ou iniciantes em administração de rede, pelo que eu sei, usuário nenhum no mundo que utiliza um X ou o Windows vai precisar usar o comando write, mas usuários de shell sim. Se o admin percebe que tem usuário desautorizado no shell ele pode dizer: "Te peguei!", porque se ele derrubar, o usuário provavelmente vai pensar que caiu e tentará entrar novamente, e esta dica serve para grupo de desenvolvedores e coisas do tipo.
O que eu mais querira é que houvesse um programa no Linux que enviasse mensagens popup para Windows, não sei se tem.
E mais uma coisinha... Debian, Slack, RadHat, BSD, ..., bom, seja lá o que for... se o cara tá usando... ele tem obrigação de saber que um é diferente do outro.

Me desculpem se peguei pesado. Mas não gosto de mel, comigo vai no boldo. hehehe!

O VOL é um dos melhores sites Linux do brasil, os artigos e dicas postados aqui são de muito boa qualidade, vamos procurar ver o lado bom da coisa e ajudar a melhorar e aumentar o conteúdo.

Valeu galera!

[9] Comentário enviado por removido em 11/01/2007 - 18:14h:

Gostaria de saber se existe alguma maneira de quando eu mandar uma mensagem para outro usuario, automaticamente abra uma janela do terminal com a mensagem impressa!

Isso seria útil p/ mim, pois eu trabalho como administrador de um laboratório de informática, e às vezes tenho que falar com algum usuário que seu tempo de uso esta acabando ou acabou, e dessa forma não precisaria ir até ele p/ informa-lo!

Desde já... OBRIGADO!!

[10] Comentário enviado por engos em 15/01/2007 - 10:45h:

Isso é possível, mas só fiz algo parecido com linguagem C, talvez com script seja possível também.

Bem, se você não conhece de linguagem C, recomendo você pesquisar sobre script, de uma olhada no seu /etc/init.d, lá ficam os serviços da máquina dos quais escutam uma porta e esperam uma conexão.

Você vai precisar criar um serviço em cada máquina cliente para escutar uma porta e assim que receber um sinal nessa porta, aciona um script que vai iniciar o terminal e logo em seguida escreve a mensagem nesse terminal.

Desse jeito você de qualquer máquina consegue mandar essa mensagem da forma que você precisa, mas mesmo assim não sei se é a melhor forma, talvez o que você precise seja um controlador de tempo de acesso, assim depois de X minutos o sistema trava e vai automaticamente para a tela de login.

Bem, não sou expert nesse assunto, mas se precisar de ajuda me avise.

[]s

[11] Comentário enviado por rptl em 11/04/2007 - 00:00h:

o comando que vcs procuram é smbclient -M. Não tem nada a ver com a dica.

[12] Comentário enviado por spish em 15/04/2009 - 14:21h:

Cara meus parabéns só tenho a te agradecer estava eu procurando isso a um tempao ai do nada achei seu tópico... Sinceramente muito bom !!!!!


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.