Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: SlackScorp
Por gustavocb
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Configurando wireless Broadcom 43XX no Ubuntu 9.10
Linux user
Publicado por Valter Ferraz Sanches em 19/11/2009

Login: vfs, 479707 pontos
[ Hits: 12506 ]

Configurando wireless Broadcom 43XX no Ubuntu 9.10

Reclamei por esses dias que atualizei meu notebook e não conseguia a conexão wireless. Muito bem... É um Amazon Smart L104, cujo modelo real é Compal JFW01, equipado com tudo que não presta (brincadeira!), com a adaptadora wireless Broadcom 4312.

No UJJ 9.04 ela funcionava direitinho. Agora no UKK 9.10 vamos precisar baixar coisas e configurar. Isso pressupõe, óbvio, outra forma de conexão. Estou usando um cabo crossover compartilhando 3G aqui (vide minha outra dica), mas poderia ter espetado o modem diretamente.

Se não atualizou os repositórios ainda, esta é uma boa hora:

$ sudo su

(odeio ficar digitando "sudo" a cada comando!)

# apt-get update

(aguarde, vá tomar café!!! :-))

Depois:

# apt-get install bcmwl-kernel-source

Isto feito, clique em "Sistema" -> "Administração" -> "Drivers de hardware" -> escolha "Driver sem fio Broadcom STA", clique sobre ele, clique "ativar", digite sua senha, "autenticar" e aguarde (aqui demorou meia eternidade).

Aparentemente é possível fazer esse procedimento a partir do CDROM do UKK 9.10, usando o Synaptic, em caso de não possuir uma conexão, como eu já estava conectado e não tenho CDROM do UKK (instalei a partir do pendrive e andei apagando para copiar umas .isos que baixei em outro PC), resolvi que baixar da internet estava de bom tamanho para mim.mas nem tentei, porque já estava conectado mesmo. Válido para quem não tem outro tipo de conexão em funcionamento no PC.

P.S.: Este procedimento, ao que consta, é válido também para os notebooks Dell da linha Vostro 10xx, 13xx, 15xx e 17xx, alguns Intelbrás e Philco -- resumindo: praticamente qualquer um fabricado pela Compal ou que possua a controladora Broadcom 43xx. Informei os nomes de "marca" porque nem sempre tal informação técnica é tão óbvia quanto parece. Afinal, entre "Amazon" e "Philco" há uma grande diferença, mas também a semelhança de que são todos COMPAL (com "L", não é "COM PAU", ok?).

Até a próxima!


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Ralink RT3090 Wireless 802.11n 1T/1R PCIe no Slackware 13.37
   Dica Linux recomendada Instalação manual dos drivers Broadcom B43 Wireless no Debian Squeeze
   Dica Linux recomendada Instalando o adaptador DWA-110 no Ubuntu
   Dica Linux recomendada Webcam com chipset sn9c101, sn9c102 , sn9c10x (sweex , microdia , vcom )
   Dica Linux recomendada Instalando impressoras Lexmark no Debian Linux

Comentários
[1] Comentário enviado por tpjunior em 20/11/2009 - 13:08h:

Tive esse problema também no meu Dell Inspiron 1525.
No meu blog postei uma maneira de instalar o pacote pra quem não está conectado a internet..
http://www.sysadmin.eti.br/blog/?p=116

Abraços

[2] Comentário enviado por hermanogp em 10/01/2010 - 18:27h:

Prezado Sr. Valter.

Este seu artigo está perfeito. Segui suas instruções e deu tudo certo. De um modo simples e suscinto o Sr. soube realmente resolver e explicar o problema. No final, quando fui ativar o driver, êste já estava ativado. Foi só reiniciar o micro e a wireless já estava funcionando. Muito obrigado. - Hermano

[3] Comentário enviado por geararicardo em 15/02/2010 - 09:04h:

Muito bom.
Tenho um Vostro 1000 e teu procedimento funcionou redondo.
Obrigado.

[4] Comentário enviado por Allan Gadelha em 11/03/2010 - 23:13h:

Oi, tenho um Ibyte Fly, acontece o mesmo problema comigo de não reconhecer a placa wireless (com a mesma configuração dita acima). Baixei uns arquivos e na hora de descompactar nãodácerto. Alguém poderia me fornecer os arquivos? Explicar como descompata e coloca pra rodar (to começando no linux agora)? Agradeço a atenção.

[5] Comentário enviado por ubuntuxpoa em 01/04/2010 - 15:39h:

Olá a todos, só pra constar que acabei de fazer este mesmo procedimento no Ubuntu 10.04 e funcionou perfeitamente, demorou um pouco mas ao final reiniciei o note e ja detectou a wireless.

Obrigado.

[6] Comentário enviado por macgyver_rp em 06/04/2010 - 21:17h:

fiz esse procedimento no meu notebook compaq presario c768 br- unico problema que estou tendo é queda constante de conexão com roteador, mesmo proximo do roteador acontesse queda de conexão!
Alguem tem alguma dica do que pode ser essas quedas constantes?


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.