Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Office 2007 no Ubuntu 8.10
Por joecs23
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Como mudar o sistema operacional padrão no Grub2
Linux user
Publicado por Natanael Henrique em 02/05/2011

Login: n4t4n, 243046 pontos
[ Hits: 4337 ]

Como mudar o sistema operacional padrão no Grub2

Essa dica surgiu da necessidade que muitos enfrentam quando querem fazer com que o Windows, e até mesmo outro S.O., fique como o padrão no menu do Grub2, iniciando automaticamente caso não seja selecionada uma opção no menu.

Método 1

Abra um terminal e digite os três comandos abaixo:

$ cd /etc/grub.d/
$ sudo mv 30_os-prober 09_os-prober
$ sudo update-grub


Pronto.

Explicação do método:

No Grub2 é altamente desaconselhado editar o arquivo dentro da pasta /boot/grub. Em vez disso o arquivo, que mudou de nome para grub.cfg, é gerado automaticamente por scripts. E para referência e configuração desses scripts, foi criada a pasta /etc/grub.d, dentro da qual ficam os arquivos separados por ordem numérica e tipo de sistema.

Os arquivos são enumerados e se referem a algum tipo de sistema, como 30_os-prober, que é o responsável por encontrar outros sistemas q não sejam Linux. Porém para o script o número que vem antes do nome do arquivo é o responsável pela ordem que o script executa os arquivos desta pasta e consequentemente a ordem que os sistemas encontrados são exibidos no menu do Grub2.

Nesse método a ordem de processamento do arquivo 30_os-prober é mudada para 09_os-prober, fazendo com que ele seja processado antes do arquivo 10_linux, e consequentemente a entrada para o Windows encontrado, a partir da execução desse arquivo, fique em primeiro lugar na lista do menu. E como o padrão do arquivo /etc/default/grub é ter a opção GRUB_DEFAULT=0, ou seja, a primeira opção do menu, o Windows fica sendo iniciado por padrão, caso não seja mudado na hora do boot.

Método 2

Abra um terminal e execute o seguinte comando:

$ grep menuentry /boot/grub/grub.cfg

O resultado será parecido com esse:

menuentry "Arch Linux, with Linux vmlinuz26" --class archlinux --class gnu-linux --class gnu --class os {
menuentry "Ubuntu Linux" --class ubuntulinux --class gnu-linux --class gnu --class os {
menuentry "Windows 7 (loader) (on /dev/sda1)" {


Agora abra o arquivo de configuração do grub2 com o seu editor preferido. Pode usar qualquer um; gedit, kwrite, kate, nano, vi, joe, pico, emacs, basta para isso substituir no exemplo abaixo pelo de sua preferência.

No Gnome pode usar o gedit que é o padrão:

$ sudo gedit /etc/default/grub

Com o arquivo aberto, você só precisa localizar a opção GRUB_DEFAULT=0 e mudar o valor 0 ou outro que esteja configurado para a entrada de menu de sua preferência. No caso do exemplo acima, se quiser colocar o Windows como entrada padrão, é só colocar o valor "Windows 7 (loader) (on /dev/sda1)", Coloque só o que está entre aspas (incluindo as aspas).

Exemplo de como vai ficar:

GRUB_DEFAULT="Windows 7 (loader) (on /dev/sda1)"

Se quisesse colocar o Arch Linux era só colocar:

GRUB_DEFAULT="Arch Linux, with Linux vmlinuz26"

Salve o arquivo e saia do editor. Em seguida use o comando:

$ sudo update-grub

Pronto.

Obs.: Nem todas as distribuições vêm com o comando sudo ativado e configurado por padrão. Se esse for o seu caso, basta executar o comando su e quando for pedido digitar a senha do root para executar os comandos acima, desta vez executando o comando sem o sudo no início.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Detectando automaticamente a impressora em rede linux
   Dica Linux recomendada Unity 3D: ícones na "área de notificação"
   Dica Linux recomendada Problemas com DELETE no WINE
   Dica Linux recomendada Como instalar o plugin flash no Iceweasel (Debian Linux)
   Dica Linux recomendada Como adicionar outros sistemas operacionais ao men do Grub

Comentários
[1] Comentário enviado por Aslo em 04/03/2012 - 14:49h:

Ai nao pegou...
Escrevei do mesmo jeito....



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.