CUPS + Samba: Problemas com drivers e lentidão [Resolvido]

Publicado por Rafael Ferroni Mendes em 14/02/2013

[ Hits: 5.711 ]

 


CUPS + Samba: Problemas com drivers e lentidão [Resolvido]



Bom dia pessoal.

Depois de bater cabeça com um servidor de impressão com CUPS + Samba aqui na empresa, consegui resolver meu problema com a ajuda de um participante do VOL e estou compartilhando a solução, pois pesquisando no site, não encontrei.

Problema 1: Qualquer documento que eu imprimia na impressora conectada ao servidor, ele imprimia sempre uma página com as configurações do driver da impressora.

Algo como:
-12345X@PJL COMMENT "Username: Rafael"
@PJL COMMENT USERNAME="Rafael"
@PJL COMMENT DOCNAME="PÁGINA DE TESTE"
@PJL SET COPIES=1
@PJL COLORMODE=MONO
@PJL SET RESOLUTION=600
@PJL SET IMAGEQUALITY=0
@PJL DEFAULT SERVICEDATE=20130130
@PJL SET DUPLEX=OFF
@PJL SET PAPERTYPE=OFF
@PJL SET BANNERSHEET=OFF
@PJL SET TIMESTAMP=OFF
@PJL SET USERNAME="Rafael"


Problema 2: Uma máquina cliente estava extremamente lenta quando o usuário abria a tela de impressão para selecionar a impressora. E quando selecionava a impressora e mandava imprimir, aí sim... travava tudo no computador.

Solução

Abra o prompt de comando no cliente Windows (ou o executar) e digite:

printui /s /t2

Selecione o driver a ser excluído.

* Importante: Remova todos os dispositivos que usam este driver do cliente, porque senão, ele não te permite remover. Depois, é só acessar o compartilhamento da impressora novamente. E quando pedir o driver, indicar o caminho onde ele está.

Abraços pessoal.

Qualquer dúvida, comentem aí.

Outras dicas deste autor

Jogos de tiro com excelente qualidade para Linux

Leitura recomendada

Streaming radio no Chrome (elementary OS)

Instalando driver wireless Broadcom BCM4312 no Fedora 16

O que fazer após instalar Ubuntu 22.04 LTS

Reinstalando o Grub rapidinho

Configurando Atualizações do Ubuntu

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 14/02/2013 - 14:19h

Simplificando, seria:

Excluir a(s) fila(s) de impressão do cliente (usuário) > reiniciar o serviço de impressão (net stop/start spooler) > excluir o(s) driver(s) da máquina > mapear a(s) fila(s) novamente.

Nem sempre esta será a solução para o segundo problema citado, mas sem dúvida, uma das primeiras atitudes a serem tomadas.

Boa dica!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts