Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: dark vader linux liberdade ou morte
Por ysneshy2
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Autenticação por módulos PAM no Debian Lenny 5.05 x84
Linux user
Publicado por Danilo Perillo Chiacchio em 26/01/2011

Login: danchiacchio, 107192 pontos
[ Hits: 2288 ]

Autenticação por módulos PAM no Debian Lenny 5.05 x84

PAM, ou acrônimo para Pluggable Authentication Modules, pode ser compreendido como uma camada de abstração de autenticação de usuários em sistemas Linux (Unix no Geral). Dessa forma, basicamente diferentes programas e serviços instalados pelos usuários (como o OpenSSH Server, por exemplo) podem autenticar os usuários por meio de diferentes modelos de senhas e criptográficas propostas por esse módulos PAM. A vantagem disso é não precisar configurar cada aplicativo separadamente. É como se as configurações de autenticação dos aplicativos fossem concentradas em um único local do sistema.

Para mais detalhes:
O que venho compartilhar é um problema que estava enfrentando com esses módulos PAM. Recentemente estava tentando configurar meu Debian para autenticar em um domínio Windows Server 2008 atraves do Winbind/Samba, e tive que realizar algumas alterações nos arquivos de configuração dos modulos PAM, com isso meu Debian não mais estava exigindo senha para acesso ao sistema localmente, nem remotamente via SSH.

Obs.: Somente funcionava o acesso SSH no Servidor, devido eu ter ajustado o arquivo de configuração do servidor SSH (/etc/ssh/sshd_config - No Debian e derivados) e comentado a linha onde faz que o mesmo utilize autenticação via módulos PAM. Após isso, o acesso via SSH passou a ser exigido senha, mas localmente na mesma nenhum usuário precisava digitar senha (nem mesmo o root).

Com isso, segue abaixo os procedimentos que fiz para resolver esse problema:

Passo 1) Acessar o diretório onde se localiza os arquivos de configuração dos módulos PAM:

# cd /etc/pam.d/

Passo 2) Basicamente existem 04 arquivos responsáveis pela autenticação no sistema. São eles:
  • /etc/pam.d/common-account
  • /etc/pam.d/common-auth
  • /etc/pam.d/common-passwd
  • /etc/pam.d/common-session

O procedimento realizado foi alterar o arquivo /etc/pam.d/common-accouting. Segue detalhes:

Conteúdo do arquivo antes da alteração:

account sufficient pam_winbind.so
account required pam_unix.so

Conteúdo do arquivo após a alteração:

auth required pam_unix.so

Explicando:

Basicamente a estrutura desse arquivo é dividida em quatro colunas, onde:
  • Auth = Tipo de autenticação PAM exigida;
  • Required = Tipo de controle PAM utilizado;
  • pam_unix.so = Qual módulo PAM utilizar para a autenticação. Esse módulo é o modulo padrão.

O ultimo campo pode ser inserido um argumento, onde cada modulo possui argumentos específicos. Campo opcional.

Passo 3) Basta salvar o arquivo e reiniciar o Linux.

Espero ter ajudado alguém.

Abraços e obrigado, Danilo.


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Tutorial para instalação do Ubuntu Server 10.04
   Dica Linux recomendada Configurando o DNS
   Dica Linux recomendada Se o pendrive não monta no Slackware... II
   Dica Linux recomendada Criando um disquete de inicialização
   Dica Linux recomendada Como instalar Flash Player no Opera (Slackware)

Comentários
Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.