Após período de incerteza, aptosid renasce a partir do antigo sidux
Após período de grande incerteza com referência a sobrevivência desta distro, que pode ser considerada "de ponta" dentro da comunidade Linux, o sidux está finalmente com a situação definida. Ocorreu a cisão entre a entidade mantenedora e administradora da Fundação sidux e.V. e a equipe de desenvolvimento completa.
Com isto, a Fundação continuou como detentora do nome sidux, porém agora sem uma distribuição. A equipe de desenvolvimento, coesa e com toda a bagagem de conhecimento, já está separada e lançou oficialmente o novo nome desta distro aproveitando a oportunidade para liberar também o laçamento da mais nova versão, agora com base no kernel 2.6.35.
A equipe de desenvolvimento não descuidou também do grande número de usuários e liberou os repositórios e instruções para migração para a nova versão a partir das instalações anteriores, incluindo todas as novidades. As novas versões já estão disponíveis para download, por enquanto, a partir de sites e espelhos no exterior. Logo também a partir de site no Brasil:
Vejam abaixo o conteúdo ainda em inglês, das notas de lançamento da versão 2010-02 do novo aptosid. E para facilitar a vida daqueles que desejarem fazer o download de alguma das versões completas, aqui estão os vários valores do md5sum:
Notas de lançamento do aptosid 2010-02 podem ser baixadas aqui. Vejam também os screenshots ainda preliminares da nova distro, feitos pelo companheiro pinduvoz:
[1] Comentário enviado por albfneto em 25/09/2010 - 10:01h
O aptosid deverá manter o nível do Sidux. é muito boa distro.
Para quem gosta de Debian, mas gosta Bleeding Edge, atualizado, é o que há.
É o Debian SID utilizável, Debian SID que funciona, sem que vc precise ser um gênio do Debian para mante-lo funcionando, pq o SID é bem difícil.
[3] Comentário enviado por pinduvoz em 25/09/2010 - 23:18h
Eu tenho instalado aqui, atualizado a partir do 2010.1.
Recomendo para quem gosta de Debian e de versões novas de programas, sem se importar com uma falha ou outra (aqui ainda não encontrei nenhuma, mas sabemos que elas existem nesse tipo de distribuição).
[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 27/09/2010 - 11:33h
Não cheguei a fazer a atualização a partir de instalação anterior no HD, porque a mesma era bem recente e havia apresentado problemas devido a incompatibilidades entre o hardware deste NoteBook (NoBo) e a versão 2.6.34 do kernel. Resolvi por isto, partir para uma instalação limpa a partir do DVD-Live. Ficou fantástico. Tenho visto entretanto que a grande maioria daqueles que optaram como o companheiro pinduvoz, para a atualização a partir de instalação anterior, não estão tendo problemas.
[5] Comentário enviado por pinduvoz em 28/09/2010 - 00:33h
O que está me impressionando no Aptosid é a leveza do KDE 4.4. Sem efeitos, ele consome 120 MB de RAM após o boot e roda muito rápido com 512 MB de RAM.
[6] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 28/09/2010 - 09:15h
Enquanto ainda usava a versão 2009-03 quando ocorreu a migração do KDE 3.5 para o KDE 4, a notoria degradação de performance que coria principalmente depois das atualizações me levou a procurar outras alternativas de gerenciador de ambiente grafico, entre estas o xfce e o LXDE.
Não cheguei a fazer comparativos específicos nem mesmo verificar o volume de memória usada enquanto operando com as ultimas versões do KDE entretanto é possível sentir "no dedo" a melhora de performance representada pelo tempo de resposta aos comandos de cada aplicativo e com isto confirmando sua opinião a respeito da leveza do aptosid.
Anteriormente, em máquinas com boa reserva de recursos de hardware nem era tão notável a excelente performance. Isto ficava claro apenas quando utilizando o sidux em máquinas com alguma limitação de recursos de memória como RAM na faixa dos 512Mb.
Nestas ultimas 3 versões entretanto a equipe de desenvolvimento do aptosid conseguiu implementar os ajustes necessários para conseguir que a sintonia entre kernel e aplicativos seja perfeitamente sentida na performance dos equipamentos, tendo inclusive superado alguns bugs importantes que apareceram na versão 2010-01, muito incomodas como o da seleção de idiomas locais e alguns travamentos aleatórios causados por alterações de aplicativos gráficos. Também estou gratamente surpreso com a versão 2010-02 e sua excelente performance.
[8] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 07/01/2011 - 19:50h
Estimado Xerxes,
Pessoalmente ainda não fiz este tipo de conversão. Prefiro sempre instalar a partir do DVD que vem com a versão completa, considerando que a turma de desenvolvimento já quebrou-cabeça para deixar a instalação em perfeitas condições.
Além disto, como a instalação mesmo na versão completa é extremamente rápida (a ultima instalação que fiz, exatamente da versão 2010-03 codinome Apate tomou 5 minutos e 44 segundos), prefiro partir sempre da versão completa.
Se você postar esta mesma dúvida la no fórum do aptosid ( www.aptosid.com.br ), com certeza algum dos companheiros que já tenha feito isto poderá ajudar com muito mais propriedade do que eu.