Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Acesso SSH/FTP no Linux pelo Windows
Linux user
Publicado por Rafael em 21/09/2006

Login: leaf, 399891 pontos
[ Hits: 29129 ]

Acesso SSH/FTP no Linux pelo Windows

Há muito tempo atrás, um certo dia, precisei acessar uma máquina Linux pelo Windows para fazer uns uploads/downloads pela rede (pegar/enviar arquivos do Linux para o Windows, vice e versa) e a máquina Linux só permitia acesso via SSH, porém logava, mas não conseguia o tal upload/download via SSH. Então veio à necessidade de um FTP.

Foi aí que encontrei um programa chamado WinSCP, onde dizia que nele você poderia acessar o Linux por SSH e teria acesso com FTP também, ou seja, você acessava à máquina Linux por esse programa, via SSH, mas nele você também poderia usá-lo como um FTP (sFTP). Era só logar-se na máquina via SSH e fazer o upload/download pelo "FTP". Achei o programa muito útil!

Faça o download do programa no link abaixo (procure a última versão, não lembro qual usei na época):
Depois que baixar o programa, abra-o no Windows. Clique uma vez (ou duas, não sei a configuração do seu Win né) sobre o "Arquivo.exe". Depois de aberto o programa, você estará com a seguinte janela:


Nessa parte você irá configurar o seu acesso por "SSH/FTP". Vamos a sua configuração.

No seu lado esquerdo você encontrará umas opções, precisará apenas da Session (claro, você poderá se aprofundar melhor nas funções, etc. Mas, aqui não entrarei em mais detalhes, pois não é o objetivo da Dica).

Clique no mesmo e você estará nessa janela:


> Agora vamos logar na máquina Linux pelo "SSH/FTP".

Faça o seguinte:

Com a parte de Session aberta, coloque as informações necessárias, tais como:

Host Name = IP da máquina
Port Number = Número da porta em que o SSH está rodando
User Name = O usuário que tem acesso ao SSH
Password = A senha do usuário

O Private Key File não precisa mexer.

Logo abaixo tem o protocol, faça sua escolha, no exemplo da imagem eu mudei para sFTP. A imagem abaixo mostra os procedimentos que foram ditos acima.


Pronto, após logado basta usar o programa. :D

Não tem muito segredo, vamos dizer assim, é um programa normal de FTP, dá até para usar o famoso clica, segura e arrasta hehehe. :D

Espero que seja útil para alguém ...

Até mais...

Rafael




Outras dicas deste autor
   Dica Linux recomendada Colocando sombreamento no Fluxbox
   Dica Linux recomendada Tocando som com o style do Fluxbox
   Dica Linux recomendada O Gimp, você sabia que...
   Dica Linux recomendada Mudando o editor padrão do crontab
   Dica Linux recomendada Exibindo determinada linha de um arquivo no terminal

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Gnotify (Gmail em seu aMSN) para Ubuntu
   Dica Linux recomendada Instalando aMSN 0.98 (svn) no Ubuntu 7.10
   Dica Linux recomendada Configuração do Squid via modo gráfico
   Dica Linux recomendada Montar ISO no Linux
   Dica Linux recomendada Mudando senhas de acesso de contas de e-mail no Mozilla Thunderbird

Comentários
[1] Comentário enviado por naldin em 21/09/2006 - 19:26h:

Muito bom, estava atrás disso!!!

[2] Comentário enviado por aleacastro em 22/09/2006 - 10:08h:

Eu uso o Filezilla http://filezilla.sourceforge.net/, ele faz isso de forma muito simples é só em vez de colocar FTP escolher SSH2

[3] Comentário enviado por leaf em 24/09/2006 - 15:16h:

opa naldin bão que ajudou entaum ;dd ...

entaum aleacastro, mais uma opção para acessar o Linux pelo Win usando SSH/FTP ;ddd ... seria o caso até de criar otra dica sobre esse Filezilla (se já naum tiver ;dd) ...

Vlw pessoal ...
abraço ...



[4] Comentário enviado por ambuzr em 09/11/2007 - 22:43h:

cara boa dica parceiro achei o programa bem interessante mas faltou vc dizer que é bom tem um ip no no-ip pra ficar mas facil acessar a maquina remota....vlw


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.